terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MELHOR SE CONHECER, PARA SE AVALIAR!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Adentremos em nova FORMAÇÃO PESSOAL. Iniciaremos uma Formação sobre o valor de uma AUTO-AVALIAÇÃO. Antes questionemos: EM QUE ÁREAS DE NOSSA VIDA UMA AVALIAÇÃO HONESTA PODERIA PRODUZIR EFEITOS MAIS POSITIVOS? VOCÊ JÁ ENFRENTOU UMA SITUAÇÃO DIFICIL POR NÃO SE CONHECER CONCRETAMENTE? VOCÊ SABE LIDAR COM AS ISTUAÇÕES COSTUMEIRAS DA VIDA? TODAS ELAS? O QUE VOCÊ FAZ DIANTE DE SITUAÇÕES NEGATIVAS? VOCÊ É UMA PESSOA EXPLOSSIVA OU CONSEGUE CONTROLAR SUAS EMOÇÕES? REQUER MUITO ESFORÇO ESTE CONTROLE?
Estes questionamentos são óbvios para os que buscam sempre agregar valores futuros. Mas uma boa autocrítica tem o objetivo de AVALIAR a própria pessoa, observando e ponderando seus atos, julgando seus comportamentos, e, por fim, refletindo suas reações. Seria o CONHECER PROFUNDAMENTE NOSSA HUMANIDADE, indo além da consciência superficial de nossas falhas. É a essência de quem pensa nas conseqüências do seu comportamento. Eis uma pessoa que sabe valorizar a vida.




hoje subsiste o comportamento de AGIR, antes do PENSAR (+ jovens). Subtende uma NECESSIDADE DESENFREADA do SENTIR, do que o do REFLETIR. Não concebem tempo para meditarem sobre os resultados de seus atos (interiorização - + ansiedade). Será o VIVER por VIVER, SEM NENHUM OBJETIVO ou RAZÃO. Não mais se buscam RESPOSTAS CONCRETAS (QUEM SOU EU? POR QUE VIVO? E COMO VIVO?, etc.).
Devemos entender que nossos comportamentos são como sementes, frágeis no seu inicio, mas que concebem inúmeras diversificações ou espécimes. Nisto devemos avaliar o seu conteúdo para conceber um futuro saudável alicerçado sobre um presente estável. Portanto, para conquistar esta estabilidade, devemos observar as seguintes recomendações:
1) Evitar o desgaste compulsivo do potencial presente, na tentativa de ter reservas no futuro;
2) Evitar a busca do SUCESSO eterno, para anular a decepção de sua transitoriedade;
3) Evitar excessivas atividades, para não comprometer o estado de saúde atual;
4) Evitar desvalorizar as experiências e orientações presentes, para não ser catalogado pela sociedade como desnecessário;
5) Evitar o USUFRUTO dos SENTIMENTOS, sem, no mínimo, saber cultivá-los.
 Agora, questionemos: ‘POR QUE REPRODUZIMOS, NA VIDA ADULTA, OS COMPORTAMENTOS QUE MAIS DESAPROVAMOS EM NOSSOS PAIS, NA INFÂNCIA?
 Devemos ter em mente de que a nossa mente atua como uma máquina fotográfica (Registro Automático da Memória), que armazena na mente as reações que mais possuem volume emocional, de forma continua e prolongada. Eis o motivo de possuirmos filtros psíquicos. Do contrário, estraiamos sendo construidos por um número incontáveis de janelas negativas, que refletem em nossa personalidade futura.
Entenda que as pessoas nos respeitam muito mais pela imagem que construímos dentro delas, do que pelas palavras que proferimos fora delas (imagem psíquica = grau de admiração).
A forma como enfrentamos os problemas e suportamos as perdas são verdadeiramente fotografadas pelas pessoas que nos rodeiam e são assimiladas por elas. Então, que maravilha, hoje você tem ciência de que é um modelo para alguém. Desta forma toda a nossa aventura de vida, pode-se transformar em ponto de apoio para uma ação positiva de outrem, pois quando somos observados, se constroem opiniões, valores de vida. Desta forma, analisamos que NÃO se deve exigir o amor ou a admiração dos outros, pois estes sentimentos devem ser conquistados, construídos sem pressão. Eis alguns pontos primordiais a serem absorvidos:
1) Elogiar antes de criticar;
2) Possuir reações generosas e surpreendentes;
3) Agir mais do que falar;
4)Humanizar-se;
5) Descobrir quem mais ama;
6) Reciclar-se continuamente.
Logicamente, que toda situação de mudança causa-nos MEDO e insegurança. Lembre-se somos humanos, e portanto, o medo faz parte de nossa existência material. O medo só se torna fobia, quando a reação é desproporcional ao objetoNo geral as fobias não causam limitações na vida de seu portador. Desta forma, fica claro que o medo pode ser saudável e imprescindível, pode pode ser fonte da capacidade de pensar nas conseqüências dos comportamentos.
Então, o IDEAL é PENSAR antes de agir. Nos primeiros trinta segundos se aloja o período onde mais cometemos erros de vida. Necessitamos aprender a verdadeira oração dos sábios: o “SILÊNCIO”. O silêncio preserva a sabedoria, pois quando deixamos viver sob a ditadura da resposta, da necessidade de reagir quando pressionados, cometeremos ERROS. Veja o silêncio não é apenas agüentar para não explodir, mas É O RESPEITO PELA INTELIGÊNCIAPor fim, creio que é MELHOR SER LENTO NO PENSAR DO QUE RÁPIDO EM MACHUCAR. Você concorda?

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com