segunda-feira, 12 de março de 2012

DOCUMENTO DE APARECIDA (Cp. VI - Conclusão )

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! GRAÇAS A DEUS! Retornamos a Formação sobre o Documento de APARECIDA. Continuamos o 6º Capítulo: "O CAMINHO DE FORMAÇÃO DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS". Dando prosseguimento a Capítulo, nota-se que deve-se favorecer a PASTORAL VOCACIONAL, que se torna responsabilidade de todo o povo de DEUS, inclusive da própria Família, BERÇO DE VOCAÇÕES. Deve-se ser direcionada a crianças, e primordialmente, aos Jovens, para que descubram o sentido da vida, e o projeto de DEUS tem para cada um. Deve existir um processo de acompanhamento e discernimento. Esta Pastoral Vocacional deve estar integrada com as demais pastorais vitais da paróquia (Família, Escolas católicas, Instituições eclesiais). Desta forma, roga-se que se intensifique as orações pelas as vocações. Deve-s cuidar da Promoção vocacional, como chamado urgente aos jovens para o Sacerdócio ou à vida consagrada. Porém, tal situação deve conter o apoio incondicional das Famílias, para que auxliem na decisão. Entretanto, para que se tenha um maior intento, roga-se aos Sacerdotes que dêem tstemunho de uma vida feliz, alegre, entusiástica ee de santidade no serviço do Senhor. CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!


Como se tem ciência, subsiste ação de influências negativas perante os jovens, que fragmentam a personalidade, e impede que se assuma as responsabilidades dos compromissos defintivos, faltando-lhes uma maturidade humana, que decorre do enfraquecimentode sua identidade espiritual. Desta forma, deve cuidar os formadores, antes do ingresso em Seminários, de uma esmerra seleção de candidatos, considerando-se um equilibrio psicologico de personalidade, capacitação intelectual adequada e uma motivação genuína de Amor a JESUS. Subsista um PROJETO FORMATIVO do SEMINÁRIO, que contemple um processo integral (humano, espiritual, intelectual e pastoral), tudo isto centrado na PESSOA DE CRISTO. Para que o Candidato seja um autêntico Discípulo de JESUS (encontro pessoal na oração com a palavra). Assegure um autêntico processo de iniciação, substanciado na amizade e no amor fraterno, principalmente, no período de Propedêutico, com um desenvolvimento de um amor terno e filial a Maria, na qual o Candidato buscará força e esperança nos momentos dificeis e os estimulará a serrem discípulos e Missionários para o povo de DEUS.
Deve existir uma atenção maior, no que tange, a formação humana para a maturidade, para a afetividade e sexualidade, para que a busca da vocação sacerdotal seja um projeto de vida estavel e definitiva. Deve-se levar a compreender o que significa o Celibato consagrado, assim como o Mestre JESUS, acolher como uma firme decisão, e vivê-lo de forma serena e fiel perseverança.
Deve promover nos seminários um ambiente de liberdade plena e de resposnabilidade pessoal, em que se evite-se criar ambientes artificiais ou itinerários de imposição. A opção do Candidato deve-se firmar em motivações verdadeiras e autênticas, livres e pessoais. Será esta a orientação das disciplinas nas casas de formação, das experiências pastorais, que devem ser prioritariamente, discernidas e acompanhadas. Este processo se torna de FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, para quo Candidato possa confirmar suas motivações e ajudá-lo a assumir o Ministério, como verdadeiro e generoso serviço.
O conteúdo desta formação passará de um conteúdo formativo intelectual sério e profundo (filosofia, ciência humanas, teologia e missiologia), até o reforço do estudo da Palavra de DEUS (não apenas noções básicas). Igualmente, deve coexistir um processo de assimilação das exigências de vida comunitária (dialogo, capacidade de serviço, humildade, valorização dos carismas, interpelação alheia, obediência ao Bispo, vida comunitária com presbíteros , diáconos, religosos e leigos), para que tenham consicência de que são chamados a serem Discípulos em COMUNHÃO. Por isto, faz-se necessário despertar o entendimento de que a Formação acaba apenas com a morte, ou seja, a FORMAÇÃO É PERMANENTE.
Outro instituto fundamental nesta formação é a Educação Católica. Sabe-se que toda escola é chamada a se transofrmar em um local privilegiado de formação e promoção integral, mediante a assimilação sistemática e crítica da cultura. E esta para ser educativa, deve-se inserir-se nas problemáticas atuais. As disciplinas apresenteadas devem apresentar um saber por adquirir, mas, também, valores por assimilar e verdades por descobrir. Desta forma, a Escola possui responsabilidade em destacar a dimensão ética e religiosa da cultura, como objetivo de ativar o dinamismo espiritual de cada um e ajudá-lo na conquista da liberdade ética que pressupõe e aperfeiçoa a psicológica. A verdadeira educação humaniza e personaliza o ser humano, ao desenvolver seu pensamento e sua liberdade, fazendo frutificar em hábitos de compreensão e iniciativas de comunhão.
Já os centros educacionais católicos devem ser promovidas educação direcionada ao Ser Humano, desenvovlendo uam educação de qualidade formal e não-formal. Pois é missão primária da Igreja anunciar o Evangelho, que garanta uma relação entre Fé e Vida, que na pessoa individual ou no contexto sócio-cultural. Será o transformar, mediante o Evangelho, os critérios de juízo, os valores determinantes, as linhas de pensamento, as fontes inspiradosras e os modelos de vida. Disto, necessita-se de um desenvolvimento de uma Pastoral da Educação dinâmica que acompanhe todos os processo educativos. neste processo CRISTO é o fundamento pricipal, pois revela e promove o sentido novo da existência e a transforma, capacitando o homem e a mulher a viverem de maneira divina. Nisto fica a direção que o projeto das Escolas Católicas em colaborar na construção da personalidade dos alunos, a centralidade CRISTO em suas vidas. Ajudando-os a visualizar a história como JESUS vê, a julgar a vida como ELE faz,a escolher e amar como ELE, a cultivar a esperança e a viver NELE a comunhão com o PAI e o ESPÍRITOS SANTO. A Escola Católica é chamada a viver na liberdade da Fé, bem como, anunciá-la e celebrá-la com  alegria no dia-dia, ou seja, a RENOVAÇÃO, resgatar a identidade católica dos centros educativos. Promover um projeto de formação integral da pessoa, tendo como fundamento JESUS, com identidade eclesial e cultural. O acompanhamento dos processo educativos, a participação dos pais, a formação dos docentes, são tarefas prioritárias da pastoral Educativa. Porpõe-se que nestas instituições a educação na Fé seja integral e transversal em todo o currículo. Recomendando-se que toda a comunidade educativa assuma o papel de formadora de Discípulos e Missionários, pois é um princípio IRRENUNCIÁVEL para a Igreja, é a LIBERDADE DO ENSINO.
Por fim deve-se falar das Universidades e Centros superiores de ensino Católico. Estes mesmos deverão vincular e harmonizar todo o seu conteúdo com a missão evangelizadora da Igreja. Deve-se favorecer uma formação profissional que compreenda valores éticos e a dimensão de serviço às pessoas e à sociedade; dialogo com a cultura, que favoreça a compreensão e transmissão da Fé; e a pesquisa teologica que ajude a Fé. Traduz-se que se deva desenvolver com fidelidade sua especificidade cristã, com o dialogo entre Fé e razão, Fé e cultura, cominando com a formação de todos os componentes, nos moldes da Doutrina Social e Moral da Igreja, ou seja, que sejam capazes de se comprometer solidariamente com a dignidade humana. Com este post concluimos o presente capítulo. Retornaremos com novo entendimentod este importantíssimo Documento para a Igreja e o nosso Moviemento Eclesial. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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