quarta-feira, 7 de março de 2012

VAMOS AO MONTE TABOT? JORNADA CRISTÃ QUEM ESTÁ APTO?


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Neste dia a temática LIDERANÇA, iremos abordar algo típico de nossa caminhada. questionemos: "QUANTOS DE NOSSOS IRMÃOS, AINDA, CONTINUAM CONOSCO NA JORNADA CRISTÃ?". Melhor: ONDE SE ENCONTRAM? COMO SE ENCONTRAM? O QUE VIVEM OU RESPIRAM? O QUE ACONTECEU DE FATO?. São qusetionamentos tão profundos e necessários nos dias atuais. Analisa JOHN C. MAXWELL: "... uma verdade sobre a liderança ficou clara em minha mente ... quem começa uma jornada ao seu lado raramente a completa com você ..." (O Livro de Ouro da Liderança - Ed. Thomas Nelson Brasil). O que devemos entender que o trabalho de Equipe sempre será um ATO de ESCOLHA. Todo o direcionamento sempre envolve um estado de paixão, e geralmente, muitos que se encontram ao nosso lado sequer posuem o mesmo sentimento. Os motivos que agregam valores a idéia original, não pertencem ou nunca estimulam os que nos seguem. Subsiste uma série de motivos que simplesmente, com o tempo, impediram destas pessoas a continuarem conosco nesta Jornada Cristã (não gostam de trabalho em equipe; não compartilham comas idéias; não possuem a mesma motivação; não gostam da composição da equipe; não gostam do Líder). Mas, em termos de produtividade qual a semântica para podermos dar vazão a um projeto verdadeiro e concreto? Tudo estará agregado exatamente no PRINCÍPIO de SELEÇÃO DOS MEMBROS POTENCIAIS. CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!

Um verdadeiro planejamento da obra divina não deve ter cunho EXCLUSIVO SENTIMENTAL ou AFETIVO. Com ponto comum psicológico humano, as escolhas, prioritamente, em nosso pensar serão baseadas nas amizades e em pessoas que nos agregam empatias . Entretanto, tais pessoas não possuem habilidades ideiais ou experiência necessária para realmente contribuir com o Projeto ou ação Cristã. Fica evidente que quando se coloca o sentimentalismo dos relacionamentos a frente da razão sempre acontecerão problemas. Deve-se perceber que a medida que a responsabilidade do projeto amplia, acaba-se percebendo que a capacidade dos membros não acompanha o mesmo ritmo, por uma infindáveis calharmaço de situações. Poder-se-ia comparar com um trem que esta sendo puxado por uma locomotiva de pouca potencia. Quando estiver carregando poucos vagões, ele funciona sem perda de nenhuma potencia. Porém, a medida que se agrega novos vagões de carga, e o percurso apresenta novas e insinuosas condições, constatar-se-á a fragilidade da locomotiva, que parará ou andará de forma devagar por falta de força essencial. Melhor enfantizando, muitas vezes este tipo de membro da equipe, acaba se tornando um fardo a ser carregado pelo Líder. Daí sobrevêm a dificil decisão, CONTINUAR COM ESTA PESSOA? SE ASSIM O FIZER, ESTA AÇÃO REDUZIRÁ A EFICIÊNCIA DOS DEMAIS COMANDADOS? PODERÁ PREJUDICAR O IMPULSO E A MORAL DO GRUPO? DIMINUIRÁ A CAPACIDADE DA LIDERANÇA? DEVE-SE EFETIVAR O DESLIGAMENTO? São decisões dificeis, mas muitas vezes NECESSÁRIAS. Na verdade o ideal seria efetivar uma acomodação desta pessoa, diante de suas capacidades em outro setor. Mas, um dos grandes empecilhos seria o próprio individuo aceitar esta alteração. Fica evidente, diante de muitas experiências vivenciadas, que a mantença deste tipo de pessoa (descomprometida, não produtiva) na posição ou cargo acarretará um desenvolvimento de uma APATIA PROFUNDA no COMPROMETIMENTO E PRODUTIVIDADE de toda a Equipe.
O sentido maior da Liderança é AJUDAR A PESSOA. Nunca em momento algum, é VIVER A VIDA DA PESSOA. Não somos Líderes por carregar a Cruz alheia. Mas, do contrário, estamos sendo Líderes QUANDO ENSINAMOS A CARREGAR A SUA CRUZ. A perda faz parte de nossa caminhada. Se pessoas não se desligam de nós, torna-se sinal de que as mesmas ainda não se desenvolveram. A capacidade de Liderança concreta esta no fato de IDENTIFICAR e DESENVOLVER pessoas com grande potencial,  estas terão, no futuro, que desenvolverem seus próprios passos. Desta forma, o seu desligamento significa que a nossa liderança fora frutífera. Quanto mais você se desenvolve como Líder e investe em outras pessoas, maior a quantidade de opções que estará a sua disposição.
A mais pura das verdades é que NÃO SOMOS DONOS DE NINGUÉM. Nenhuma pessoa deve ser obrigada a ficar atrelada aos meus pensamentos e interesses. Minha capacidade de Liderança é a de formar e desenvolver pessoas que também formulem novos pensamentos e situações. E muitas delas divergiram de meus pensamentos no futuro. E isto é SALUTAR, pois GEREI VIDA, não apenas um boneco que repete minhas falas e razões. Quem vive manipulando e dominando as pessoas, NÃO PASSA DE UM SIMPLES VENTRILOCO. Que sabe utilizar muito bem o seu boneco, não uma pessoa. Minha verdadeira RESPONSABILIDADE É A DE SERVIR, e muito bem o outro. Nada mais. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com