quinta-feira, 12 de abril de 2012

AS FORMAS DE ORAÇÃO (Cp. 3º - 1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Neste dia daremos início a primeira parte do Capítulo do 3º Módulo da Formação Básica: ORAÇÃO. O processo de ORAÇÃO sempre estará no direcionamento do ESPÍRITO SANTO, que indica o objetivo da oração e como se deve orar. Sendo a 3ª Pessoa da SANTÍSSIMA TRINDADE, será o que sonda as profundezas de DEUS, toma as coisas de CRISTO e as revela. Mas a oração pode acontecer de diversas formas, levando-se em consideração as intenções, sentimentos e necessidades do orante e, as moções do ESPÍRITO. Desta forma, poderemos classificar os tipos de ORAÇÃO: 1) LOUVOR; 2) AÇÃO DE GRAÇAS; 3) ADORAÇÃO; 4) LÍNGUAS; 5) ESCUTA; 6) SÚPLICA; 7) ENTREGA; 8) INTERCESSÃO; 9) CURA. CONTINUA A FORMAÇÃO RCC!!!

1) LOUVOR: A Oração de louvor, esta se exprime uma relação fundamental do homem com Deus. Se torna um simples ato de RECONHECIMENTO DA ESSÊNCIA de DEUS. É em suma DAR GLÓRIA a DEUS pelo o que ELE o é. Com esta entrega pessoal somos atestados como FILHOS de DEUS. O louvor se integra as outras formas de oração e as conduz em direção de JESUS, fonte e termo final (CIC n.º 2.639). O PORQUE do LOUVOR? Por reconhecermos que DEUS é: Onisciente, Onipotente, Onipresente. Que gerou a tudo e a todos. E todos nós, como fieis, devemos lembrar-nos das graças que recebemos e, portanto, devemos responder louvando-O. Afora muitos motivos, esta no fato de DEUS nos deu seu ESPÍRITO SANTO a fim de que todos possam viver uma vida santificada. O Homem  foi criado para o “louvor da glória de DEUS” (Ef 1,14b).
2) AÇÃO DE GRAÇAS: "... A ação de graças caracteriza a oração da Igreja que, celebrando a Eucaristia, manifesta e se torna mais aquilo que ela é” (CIC n.º 2.637). Ela é uma expressão de humildade pessoal e uma forma de respeito e reverênciaUm coração agradecido é capaz de transformar todo acontecimento em oferenda.
3) ADORAÇÃO: É a primeira atitude do homem que se reconhece criatura diante do seu Criador. Um silêncio respeitoso diante de DEUS. Adorar é reconhecer que DEUS é Senhor, Pai, Criador, Salvador, grande, bom, poderoso, misericordioso. Adora-se somente a DEUS, quer o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO. A Adoração pode ser por palavras (Jo. 20,28), por gestos (prostrar-se de rosto em terra ou de joelhos), ser em silêncio (Lc. 2,51).
4) LÍNGUASEste tipo de Oração vislumbra-se como ajuda do ESPÍRITO SANTO, que se torna frutuosa. O orante empresta sua voz ao ESPÍRITO, que lhe dá o tom e a forma (Rm. 8,26). O cântico em línguas é uma expressão de louvor (Dom de DEUS).
5) ESCUTAA oração de escuta é uma atitude de fé expectante. Faz parte da permanência em DEUS, de um colóquio interior da alma com o Senhor. A verdadeira escuta é o acolhimento da inspiração do ESPÍRITO SANTO (esclarecimento, revelação, orientação).
6) SÚPLICASuplicar é pedir a DEUS por uma necessidade pessoal ou comunitária. As Escrituras mostram que DEUS deseja que os seus filhos lhe façam pedidos (Tg. 4,2 - Mt. 7,7-12). Conclui-se todo este conteúdo no próximo texto. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com