quarta-feira, 11 de abril de 2012

A CONSTRUÇÃO DE UM LÍDER (2ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Utilizando-se da base do texto anterior, possamos enfatizar estas questões: QUAL A TUA AUTO-IMAGEM CONSCIENTE? COMO TE AVALIAS? COMO GOSTARIAS DE TE DESCREVER? QUAIS SÃO TUAS CAPACIDADES? QUAL É O TEU REAL VALOR? Agora, se torna imprescindível tomar noção do significado de IMAGEM. De início resgatemos o sentido bíblico: "... Façamos o homem à nossa Imagem, semelhante à nós ..." (Gn. 1,26). Se traduzissemos para o entendimento grego, o contexto do texto bíblico ressoaria da seguinte forma: "Que cada Ser Humano é Imagem de DEUS, e sua tarefa é a de sempre ficar, cada vez mais, semelhante a DEUS. Eis o seu desafio, por causa disto tem de haver um ESFORÇO, de ficar muito mais parecido com a imagem de DEUS, que somos nós" (Anselmo Grum - Liderar por meio de Valores). Pronto, possamos desenvolver ainda mais: "... Que é o homem para que nele penses, o Ser Humano para que dele TE ocupes? Quase como um deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor. Tu o fazes reinar sobre as obras de tuas Mãos, e tudo submetestes a seus pés ..." (Sl. 8,5-8). Indo mais profundo: "... Olhai as minhas mãos e os meus pés. SOU EU MESMO ..." (Lc. 24,39). Pela filosofia estóica o sentido de 'AUTÓS' significa o que é INTERNO, o VERDADEIRO SER HUMANO. Será a IMAGEM GENUÍNA QUE DEUS FEZ de cada um, ficando bem claro que EU SOU muito mais do que o resultado da história de minha vida, MUITO MAIS DO QUE OS OUTROS PENSAM DE MIM. CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!


SOU MAIS DO QUE EU MESMO POSSO PERCEBER DE MIM. SOU IMAGEM DE DEUS, única e sem par. Então, fica contraditório observar em minha vida o desempenho de papeis, que muitas vezes, não coadunam a minha própria essência. Na verdade acabo por observar a utilização de diversas máscaras, produzidas e moldadas, de forma genérica, e que são voraz e autocraticamente impostas para que as utilize no meu dia-dia. Necessário que tenha uma atitude de coragem, que busque viver as minhas reais VIRTUDES, para que tome uma decisão de despir-me, integralmente, do que SOU. Desta forma, perceberei quem 'EU SOU' na verdade, e estarei produzindo, em mim, uma LIBERDADE INTERNA. Agora o que importa é que "SOU EU MESMO". Importa descobrir o meu verdadeiro tesouro, no meu íntimo, e que ninguém pode me tirar, roubar, estorquir. Encontrei o meu tesouro único e precioso, mesmo no erro ou falha, nada e ninguém poderá alterar o que entendo o que 'SOU' de verdade. Tudo transcorre na verdade, tudo está correto, bom e alegre. Acreditei e encontrei o MEU VALOR. SOU UM SER SINGULAR. Absorvo em minha vida a PAZ tão procurada e desejada. Sou um SER LIVRE. Agora, todo e qualquer peso influenciará o lado de fora, não mais o meu INTERIOR, este se encontra em harmonia pura e eficaz. Mesmo sendo arduas as tarefas, sempre existira um prazer em cumprí-las. Por que? PORQUE ENCONTREI MEU SANTUÁRIO INTERNO, o meu ESPAÇO SAGRADO, em que ninguém e nem nada pode penetrar, a não ser que EU permita isto.
Desta forma, o que visualizamos nesta situação transformadora, é que poderemos avaliar as fraquezas, não como obstáculos intransponíveis, mas como desafios a serem suplantados. Na verdade, em um conceito meio que utópico, as nossas fraquezas se transformarão em nossas maiores fortalezas. Pode tudo o que fora escrito ser meio lúdico. Mas, será esta os passos processuais na CONSTRUÇÃO DE UM LÍDER VERDADEIRO. Só pode liderar alguém que não se conhece, se nos conhecermos completamente. Estes passos de concepção da AUTO-IMAGEM serão iniciados a partir da ATITUDE dE ACEITAÇÃO do que existe em nosso meio, pois "NINGUÉM PODE MODIFICAR O QUE NÃO ACEITA" (Axioma da psicologia). O segundo passo, neste desenvolvimento, será o de trabalhar a SI MESMO. o cómico, é que sempre desejaremos trabalhar o OUTRO, nunca nós mesmos, pois em nosso raciocínio, o OUTREM é que é falho, NUNCA o 'EU'. Devo trabalhar para que minha IMAGEM corresponda ao 'EU VERDADEIRO', a IMAGEM que DEUS ME FEZ.
Eis o sentido perfeito das VIRTUDES, serão ELAS que me ajudarão a desenvovler esta IMAGEM primária, desde a criação. Serão atitudes que sempre me auxiliarão a crescer, pois desenvolvo, em mim, todas as possibilidades e capacidades que possuo, formando uma figura única, visualizada por DEUS. Então, as VIRTUDES refletiram em minha pessoa uma IMAGEM POSITIVA e OTIMISTA. Não sou agregado as fraquezas em si, mas sempre terei disposição de melhoramento. Em suma, sempre terei a condição de chegar ao topo da montanha. Pois, fora desta forma que fui CRIADO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com