quarta-feira, 18 de julho de 2012

O SER LÍDER (4ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Novamente desenvolvendo a temática de LIDERANÇA, declinaremos, mais profundamente, sobre o capítulo 31, da Regra de SÃO BENTO:
Cap. 31. “Seja escolhido (...)sóbrio (3) ...".
Neste ponto da Regra Beneditina, descrevermos esta nova qualidade do homem ou Mulher de DEUS: SOBRIEDADE. É uma qualidade pessoal que derivada da ação de não misturar decisões com desejos e emoções (sensatez). Sim, é uma qualidade pessoal, mas seu ápice apenas será alcançada pelo auxílio do Senhor, a qual sendo agregada a nossa VONTADE, a nossa alma, neste desejo pleno de querer mudar desenvolver-se-á e atingirá seu pleno valor. Em suma, necessário uma vontade humana (querer), para que posteriormente, numa ação própria de abrir-se a DEUS, favorecerá ao ato Divino de atuar na minha vida. É o ser imparcial, vislumbrar as coisas e pessoas da forma que o são (não alteradas), ou seja, no estado que DEUS as criou, em sua realidade. Na verdade o SER SÓBRIO possui um significado de DISCIPLINA, e o tem sentido PESSOAL. Este estado possui um direcionamento de controle, de organização. SER SÓBRIO sempre será o ato valorizativo de bem ANALISAR as coisas e pessoas.
A busca desta conquista desemboca na sua potencialização máxima. Será no ato de SOBRIEDADE, na disciplina interior que a pessoa atingirá seu mais alto grau de eficiência. E desta forma, se torna capaz de AUTO-LIDERAR, e assim o fazendo, também será capaz de LIDERAR outras pessoas. O fator predominante se observa no fato da capacidade de conseguir se subjulgar, ou seja, possui um amplo e vasto DOMÍNIO PRÓPRIO. na Palavra de DEUS coloca-se esta caracteísitica intimamente ligada a uma luta própria, consigo, principalmente, como se observa: "... Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação" (1ª Ts. 5,8). O que se conota é um CHAMADO, a de SERMOS VIGILANTES, ALERTAS e nunca deixar-se DISTRAIR com nada e com NINGUÉM (as comensais ofertas mundanas).
Fica-nos o sobreaviso: "... E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbriose vigiai em oração ..." (1ª Pedro 4,7). Caso não pudermos visualizar tal fato, pode-nos acontecer o contrário. Acabamos nos objetivando a criar fantasias de que tudo deve girar em torno de um benefício próprio (serviço). Este procedimento pode gerar, em seu habitat, corrupção de todos os liderados, deturpando o sentido comunitário, e proporcionando o nascimento do individualismo, através do poder, da vaidade pessoal, e, por fim, da necessidade de reconhecimento, que desemboca na falta de espaços para partilhas de informações. Então, fica-nos esta observação: CUIDADO!!! QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com