quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O SER LÍDER (8ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Nesta nova descrição da figura do LÍDER, declinaremos sobre a característica da JUSTIÇA.
Cap. 31. “Seja escolhido (...), nem PRÓDIGO ...".
A Prodigalidade ou aquele que dissipa seus bens (gastador), gasta mais do que o necessário (esbanjador). Esta temática tem ligação com a PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO, constante do Evangelho de S. LUCAS (15, 11-32), cujo o significado refere-se a uma atitude consciente de alguém que já TEM UM GRANDE TESOURO (Herança), mas mesmo assim, insurge-se contra o PAI, e se torna um PRÓDIGO (neste fato significa desperdiçador). Tal ato é regulado pelo Direito Civil (Interdição) no seu aspecto negativo (dissipação de bens). Neste sentido configuram-se como pessoas de CARÁTER FRACO, pois são susceptíveis a vários tipos de vícios (observem conceito do mundo). CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!
 

É uma qualidade orientada ao cuidado com as coisas e as pessoas. É aquele orientado a CUIDAR, não simplesmente mandar. O contrário é o esbanjador, que demonstra pouca ou quase nenhuma auto-estima (caos interior). Este pseudo Líder simplesmente dissipa as riquezas para demonstrar ostentação, na busca de compensar sua inferioridadeNesta situação, superestima o valor de DETERMINAÇÃO SUPREMA, de que é o CENTRO de tudo o que lhe rodeia (SENHOR e MESTRE). Deste fato, propicia o afastamento de outras pessoas, que não se coadunam com sua qualidade máxima. Intuito de que não possa ser questionado de suas atitudes dissolutas. Igualmente ao sentido da Parábola, o que deve ser notado é que o LÍDER PRÓDIGO possui limitação de recursos (psicologicos, espirituais e sociais). O estado de separação de seus semelhantes lhe ocasionará uma premente ESCASSEZ, por estar distante da fonte de vida, do relacionamentos sociais, será aquele adstrito da realidade humana, somente baeado em sua própria realidade e descompassado com as situações reais e vivenciais na sociedade. De forma relativa, quando observa esta situação de ESCASSEZ de sua vida, junta-se a outros, não porque deseja, em si, mas porque deseja encontrar soluções aparentes, frageis, em que se perpassa a idéia de que o problema não é a pessoa do 'Pseudo Líder', mas sim os que o rodeiam. Desta forma, procura fora de si mesmo, soluções complementares. DEUS tem nos demonstrado a grande RIQUEZA DO SER HUMANO. Somos todos obras perfeitas nas mãos de DEUS, desta forma a CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA é um DOM de DEUS. É o olhar par o outrem de forma a enxergar no mesmo a IMAGEM e SEMELHANÇA Divina. O OUTRO é também "TENDA de ENCONTRO de DEUS". Se renego a existência humana, passo a renegar a Divina também, pois não é a toa que o próprio DEUS se desapegou de sua Divindade, para se fazer Homem, e sempre se utilizava do têrmo: "O Filho do Homem". Desta forma, o verdadeiro LÍDER sempre será aquele que cuida da Humanidade e não apenas das coisas (Gerente). QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com