quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CIC (SEÇ. 2ª - CAP. 1º - ART. 1º - § 7º (1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Depois de revelarmos que o 'HOMEM' (Homem e Mulher) é a OBRA-PRIMA de DEUS, nos debruçaremos sobre o 7º §: "A QUEDA", do 1º Art., Cap. I". Como se sabe, DEUS é o BEM MAIOR, ELE é extremamente 'BOM' em tudo que já fez e faz. Mas, NINGUÉM poderá fugir do SOFRIMENTO (Males), pois está intimamente ligado a nossa fragilidade estrutural básica. Por isto, advêm a questão: DE ONDE PROCEDE O MAL? O que podemos compreender é que a vinda do MISTÉRIO DA PIEDADE (1ª tM. 3,16) acabou por DESVELAR o MISTÉRIO DA INIQUIDADE, em que se demonstrou que a SUPERABUNDÂNCIA DA GRAÇA SUPERA EM TUDO (Rm. 5,20) o MAL DO MUNDO. CONTINUA FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!




Agora, o PECADO esta implantado na história humana. Porém, para compreendê-lo, necessário, em primeiro lugar, entender a RELAÇÃO HOMEM e DEUS, em que se revela a extensão profunda o Mal, que será a RECUSA e OPOSIÇÃO ao próprio DEUS. O conhecimento do 'Mal', em sua substância e origem, apenas pode ter sua plenitude quando nos deixamos guiar pela luz da REVELAÇÃO DIVINA (DESÍGNIO DE DEUS SOBRE O HOMEM). Disto entende-se o PECADO COMO ABUSO DA LIBERDADE DE AMAR E SER AMADO POR DEUS.
Desta feita, o PECADO é uma VERDADE ESSENCIAL DA FÉ, pois fora revelado, de forma progressiva, desde o início do Povo eleito (AT), na observação  da dor da condição humana sob a história da Queda (Gênesis), não tinha seu pleno desdobramento e entendimento claro (MANIFESTAÇÃO PLENA EM CRISTO - Rm. 5,12-21). Será por intermédio do ESPÍRITO SANTO (enviado por JESUS) que nos REVELA O SALVADOR DO MUNDO, a COMPREENSÃO DA CULPABILIDADE do MUNDO em RELAÇÃO ao PECADO (Jo. 16,8), ou seja, entendemos que JESUS é a FONTE da GRAÇA  e ADÃO a FONTE do PECADO. Fica claro que qualquer restrição a revelação do PECADO ORIGINAL fere diretamente ao MISTÉRIO DE CRISTO (1ª Cor. 2,16). Em que a susbstancia da SALVAÇÃO é um estado de necessidade humana, e por isto é uma DOAÇÃO DE DEUS em CRISTO JESUS (fonte da SALVAÇÃO).
Agora a REVELAÇÃO utiliza-se de imagens (simbolismos), para nos capacitar ao conhecimento de fatos primordiais no início da história humana (GS 13,1), em que fomos marcados pelo PECADO ORIGINAL cometido pelos primeiros pais (Conc. Trento: DS 1513; Pio XII, Humani Generis: DS 3897; Paulo VI - 11/7/66). Agora, subsiste por detrás da ação humana de DESOBEDIÊNCIA (sB. 2,24) uma figura sedutora que se tornou oposição a DEUS (gN. 3,1-5). É a figura do anjo destronado, Satanás ou diabo (e seus anjos - Jo. 8,44; Ap. 12,9), que tinha sido criado em sua natureza boa, mas que revertera sua substancia em mal por INICIATIVA PRÓPRIA (IV Conc. Lateranense 1215: DS 800). O seu PECADO (2ª Pd. 2,4) fora, de forma LIVRE e ESPONTANEA, a REJEITAÇÃO A DEUS {Radical e Irrevogável (Gn. 3,5)}. Então, esta figura maléfica é PECADOR desde o PRINCÍPIO (1ª Jo. 3,8). Mas, QUAL A ESSÊNCIA DESTE 'MAL'? É o CARÁTER IRREVOGÁVEL de sua DECISÃO, e NÃO uma DEFICIÊNCIA DA MISERICÓRDIA DIVINA, pois por serem seres espirituais, sua opção não esta adstrita a um estado de ARREPENDIMENTO {Homem após a morte(S. João Damasceno, De fide orthodoxa, 2,4: PG 94,877C)}. Portanto, não existe como não acreditar na EXISTÊNCIA DESTA ENTIDADE MALÉFICA (Jo. 8,44), cujo fruto é visivel e atestável, que é a INDUÇÃO do HOMEM a DESOBEDIÊNCIA de DEUS. Mas, através da manifestação do FILHO DE DEUS, que veio para destruir as obras do Diabo, podemos ter a ciência que seu poder é LIMITADO, por ser uma simples criatura, cujo poder se esboça por ser um Ser espiritual, em cuja reação possa causar danos de cunho espiritual, e, em alguns casos, danos fisicos também, que estão adstritos a PERMISSÃO DIVINA. Pode-se questionar: O POR QUE DA PERMISSÃO? Ora, como diria SANTO AGOSTINHO: "... Todos somos culpados, sim, mas temos também a promessa da misericórida e do resgate (...) Não sabeis que é através das maiores provações que a vontade de DEUS se CUMPRE? ...", ou seja, que tal permissão sempre será uma busca de nos REVELAR SUA GLÓRIA, manifestando em nosso benefício um BEM muito superior ao mal experimentado (Rm. 8,28). Na próxima semana, daremos conclusão a este parágrafo. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com