quinta-feira, 25 de outubro de 2012

AS VIRTUDES SOBRENATURAIS E DONS DE SANTIFICAÇÃO (Cp. 5º - 3ª parte)

 
GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Dando continuidade ao 5º Capítulo do 5ºMódulo da Formação Básica: SANTIDADE, iremos versar sobre os específicos DONS SOBRENATURAIS. Falaremos acerca das VIRTUDES TEOLOGAIS. Subdividem-se em 1) FÉ, 2) ESPERANÇA, e 3) AMOR (CARIDADE).
A Virtude da Fé: Virtude pela qual cremos em DEUS, no que falou e revelou, e que a Santa Igreja nos propõe crer. Será atravvés dela que o Homem se entrega livremente na vontade de DEUS (CIC, n.º 1814). A sua devida caracterização assim será:
a) A FÉ é dada por DEUS (Ef. 2,8);
b) É OBRA DIVINA (1ª Cor. 2,3-5);
c) SUSCITADA pela PALAVRA de DEUS (2ª Tm. 3,15);
d) SUSCITADA pela PREGAÇÃO (Rm. 10,14-15).
É da responsabilidade do Discípulo de JESUS GUARDAR, VIVER, PROFESSAR, TESTEMUNHAR e DIFUNDIR esta VIRTUDE importante, em que se deve estar apto a confessar CRISTO diante de todos os homens, independente de sua aceitação ou não, ou de suas consequentes perseguições. (CONCILIO ECUMENICO VATICANO II, Lumen Gentium, n. 42).

A Virtude da EsperançaSerá o depósito de CONFIANÇA nas promessas divinas no desejo da felicidade no Reino dos Céus e da Vida Eterna, mediante o apoio da Graça do ESPÍRITO SANTO (Hb. 10,23; Tt. 3,6s). Será a resposta à aspiração de felicidade colocada por DEUS em nossos corações, e desta feita assume as seguintes características:
1) INSPIRAM AS ATIVIDADES HUMANAS;
2) PURIFICAM E ORDENAM TAIS ATIVIDADES;
3) ANULA O DESÂNIMO;
4) CONCEDE NOVAS FORÇAS CONTRA O ESMORECIMENTO;
5) DILATA O CORAÇÃO PARA AS BEM-AVENTURANÇAS.
O impulso da esperança preserva do egoísmo e conduz à felicidade da caridade (CIC, n.º 1817-1818).
A Virtude da Caridade: Será a expressão humana do AMOR de DEUS, exatamente quando amamos a ELE, a NÓS, e o OUTRO. Fruto do ESPÍRITO e plenitude da Lei, por guardar a integralidade da LEI DIVINA (Jo. 15, 9-10 - CIC, n.º 1822-1824). Esta VIRTUDE supera as demais, por ser a PRIMEIRA das VIRTUDES TEOLOGAIS (1ª Cor. 13,13). Em que todos os exercícios destas Virtudes são animados e inspirados pela CARIDADE, que é o ‘vínculo da perfeição’ (Cl. 3,4). Toma contexto de articulação e ordenamento das demais VIRTUDES (fonte e termo). A caridade assegura e purifica nossa capacidade humana de amar (perfeição sobrenatural do amor divino). Em sua prática nos concebe á liberdade espiritual dos Filhos de DEUS (1ª Jo. 4,19). Suas características:
A) SEUS FRUTOS SÃO ALEGRIA, PAZ e MISERICÓRDIA;
B) EXIGE BENEFICIÊNCIA e CORREÇÃO FRATERNA;
C) É BENEVOLENTE;
D) SUSCITA RECIPROCIDADE;
E) É DESINTERESSADA e LIBERAL;
F) É AMIZADE e COMUNHÃO.
Fica evidente que a finalidade de todas as nossas obras sempre será o AMOR, e se não for o fim ou objetivo, escapa do sentido Cristão. Porém para alcançá-lo deve-se apressar-se, de forma alcançar suas consequências (CIC, n.º 1828-1829). Concluiremos este tópico na próxima semana. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com