sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

E POR FALAR EM PENTECOSTES!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Antes de mais nada, adentraremos no sentido do AT, em relação ao termo hebraico Rûªh, que significar HÁLITOVENTOESPÍRITO. Na primeira significação subtende um SINAL ou PRINCÍPIO da VIDA (Jó. 15,30; 19,17). Em relação ao segundo termo, considera-se como sopro de YAHWEH, e assim um agente de poder, ou melhor, É A ORDEM CRIADORA DE DEUS (Sl. 33,6) ou um agente que destrói o mal (Is. 11,4). Sendo o ESPÍRITO o PRINCÍPIO da VIDA. acabamos por entender o termo como HÁLITO de DEUS, pois este é a respiração de DEUS e que é o sopro comunicado ao Homem por insuflação divina (Gn. 2,7). Esta compreensão do ESPÍRITO se baseia na passagem de ECLESIASTICO (3,19-21) onde o ESPÍRITO do homem e a respiração dos animais são diferenciadas. Agora, esta concepção não é a mesma da 'alma'. O Espírito como princípio da Vida é considerado como elemento, dado por DEUS e tirado pelo mesmo, mas não é um SER PESSOAL (Sopro de ELOHIM). O Espírito no Homem representa VITALIDADE enquanto atividade, índole, temperamento, coragem (1ª Rs. 10,5; 20,5; Gn. 45,27; Jz. 15,19; 1ª Sm. 30,12; Js. 2,11; Gn. 41,8). fica claro que o Espírito demonstra traços do Caráter ou do comportamento (Os. 4,12; Nm. 5,14; Is. 19,14; Pr. 17,27), mas que alguns textos posteriores, observa que este Espírito executa operações intelectuais (Ex. 28,3; Dt. 34,9; Ez. 11,5; Sb. 39,6), bem como aparece como princípio de CONVERSÃO (Sl. 51,12.19; Ez. 11,19). CONTINUA FORMAÇÃO PESSOAL!!!


O ESPÍRITO DE IAHWEH ou de DEUS (ELOHIM) é uma força que tem efeitos únicos no homem. Estes dois tipos NÃO SÃO A MESMA COISA. Enquanto o segundo representa uma força neutra ou indiferente, o primeiro é uma força que realiza as obras de DEUS, sempre caracterizada como o DOM da PROFECIA. Atente-se que tais passagens que configuram o Espírito como agente inspirador possui contexto PÓS-EXÍLICAS, e não aparece na literatura profética. Este ESPÍRITO PROFÉTICO seria a força que inspirava o culto extático dos filhos dos Profetas (1ª Sm.10,6.10; 19,20) ou um mau espírito enviado como agente punitivo (1ª Sm. 16,14-16). A distinção entre o ESPÍRITO de YAHWEH e o de ELOHIM observar-se-á no sentido deste surgir como a causa de fenômenos aos quais não se pode atribuir uma causa visível (auto-engano de profetas; hostilidades entre cúmplices, etc.). Já o primeiro, possui CARACTERÍSTICA CARISMÁTICA, e não concebe apenas as qualidades necessárias para cumprirem suas missões, mas inspira-os a efetivarem atos acima e além do que se poderia esperar de seus hábitos e capacidades,; será este o VERDADEIRO SINAL DO ESPÍRITO, em que eleva ao Homem acima de sua peculiaridade e possibilidades. Neste sentido, existe uma evolução no sentido de uma HIPOSTATIZAÇÃO do ESPÍRITO, não que seja uma pessoa, mas como uma FONTE SUBSTANCIAL de FORÇA e de ATIVIDADE: FORÇA CRIADORA DE YAHWEH (Gn. 1,2; Jó. 33,4; Ez. 1,12; Sl. 139,7; Sb. 1,7; Is. 63,10s; Ne. 9,20). Resumindo, o ESPÍRITO no AT é concebido como uma ENTIDADE DINÂMICA (Vento, Sopro), pela qual YAHWEH realiza seus objetivos. Todavia, é um ENTE IMPESSOAL. Não significa espiritual no sentido IMATERIAL, mas de ser antagônico a Carne (mortal, corruptível, fraca, etc.). O que nos apresenta é que o Judaísmo, influenciado pelos gregos,  introduz o pensamento de dualismo de espírito e de corpo, que não se apresenta no AT. Assim, o ESPÍRITO DE DEUS é predominantemente ESPÍRITO DE PROFECIA e de REVELAÇÃO, e se torna agente inspirador dos escritores da Lei. Agora, o dualismo entre o espírito bom e o mal se torna evidentemente fundamental na teologia de Qumrã, em que a vida do Homem é um conflito entre as influências dos mesmos. Na próxima semana falaremos sobre o entendimento do ESPÍRITO DE DEUS no Novo Testamento. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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