GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Antes de mais nada, adentraremos no sentido do AT, em relação ao termo hebraico Rûªh, que significar HÁLITO, VENTO, ESPÍRITO. Na primeira significação subtende um SINAL ou PRINCÍPIO da VIDA (Jó. 15,30; 19,17). Em relação ao segundo termo, considera-se como sopro de YAHWEH, e assim um agente de poder, ou melhor, É A ORDEM CRIADORA DE DEUS (Sl. 33,6) ou um agente que destrói o mal (Is. 11,4). Sendo o ESPÍRITO o PRINCÍPIO da VIDA. acabamos por entender o termo como HÁLITO de DEUS, pois este é a respiração de DEUS e que é o sopro comunicado ao Homem por insuflação divina (Gn. 2,7). Esta compreensão do ESPÍRITO se baseia na passagem de ECLESIASTICO (3,19-21) onde o ESPÍRITO do homem e a respiração dos animais são diferenciadas. Agora, esta concepção não é a mesma da 'alma'. O Espírito como princípio da Vida é considerado como elemento, dado por DEUS e tirado pelo mesmo, mas não é um SER PESSOAL (Sopro de ELOHIM). O Espírito no Homem representa VITALIDADE enquanto atividade, índole, temperamento, coragem (1ª Rs. 10,5; 20,5; Gn. 45,27; Jz. 15,19; 1ª Sm. 30,12; Js. 2,11; Gn. 41,8). fica claro que o Espírito demonstra traços do Caráter ou do comportamento (Os. 4,12; Nm. 5,14; Is. 19,14; Pr. 17,27), mas que alguns textos posteriores, observa que este Espírito executa operações intelectuais (Ex. 28,3; Dt. 34,9; Ez. 11,5; Sb. 39,6), bem como aparece como princípio de CONVERSÃO (Sl. 51,12.19; Ez. 11,19). CONTINUA FORMAÇÃO PESSOAL!!!
O ESPÍRITO DE IAHWEH ou de DEUS (ELOHIM) é uma força que tem efeitos únicos no homem. Estes dois tipos NÃO SÃO A MESMA COISA. Enquanto o segundo representa uma força neutra ou indiferente, o primeiro é uma força que realiza as obras de DEUS, sempre caracterizada como o DOM da PROFECIA. Atente-se que tais passagens que configuram o Espírito como agente inspirador possui contexto PÓS-EXÍLICAS, e não aparece na literatura profética. Este ESPÍRITO PROFÉTICO seria a força que inspirava o culto extático dos filhos dos Profetas (1ª Sm.10,6.10; 19,20) ou um mau espírito enviado como agente punitivo (1ª Sm. 16,14-16). A distinção entre o ESPÍRITO de YAHWEH e o de ELOHIM observar-se-á no sentido deste surgir como a causa de fenômenos aos quais não se pode atribuir uma causa visível (auto-engano de profetas; hostilidades entre cúmplices, etc.). Já o primeiro, possui CARACTERÍSTICA CARISMÁTICA, e não concebe apenas as qualidades necessárias para cumprirem suas missões, mas inspira-os a efetivarem atos acima e além do que se poderia esperar de seus hábitos e capacidades,; será este o VERDADEIRO SINAL DO ESPÍRITO, em que eleva ao Homem acima de sua peculiaridade e possibilidades. Neste sentido, existe uma evolução no sentido de uma HIPOSTATIZAÇÃO do ESPÍRITO, não que seja uma pessoa, mas como uma FONTE SUBSTANCIAL de FORÇA e de ATIVIDADE: FORÇA CRIADORA DE YAHWEH (Gn. 1,2; Jó. 33,4; Ez. 1,12; Sl. 139,7; Sb. 1,7; Is. 63,10s; Ne. 9,20). Resumindo, o ESPÍRITO no AT é concebido como uma ENTIDADE DINÂMICA (Vento, Sopro), pela qual YAHWEH realiza seus objetivos. Todavia, é um ENTE IMPESSOAL. Não significa espiritual no sentido IMATERIAL, mas de ser antagônico a Carne (mortal, corruptível, fraca, etc.). O que nos apresenta é que o Judaísmo, influenciado pelos gregos, introduz o pensamento de dualismo de espírito e de corpo, que não se apresenta no AT. Assim, o ESPÍRITO DE DEUS é predominantemente ESPÍRITO DE PROFECIA e de REVELAÇÃO, e se torna agente inspirador dos escritores da Lei. Agora, o dualismo entre o espírito bom e o mal se torna evidentemente fundamental na teologia de Qumrã, em que a vida do Homem é um conflito entre as influências dos mesmos. Na próxima semana falaremos sobre o entendimento do ESPÍRITO DE DEUS no Novo Testamento. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.
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