sábado, 26 de outubro de 2013

CIC - 2ª SEÇÃO - CAP. 3º - ART. 8º


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Neste dia agitado por diversos acontecimentos, continuaremos com os estudos acercar do CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (CIC). Enfatizaremos o art. 8º, Cap. 3º: "CREIO NO ESPÍRITO SANTO", primícias singular para o Movimento Eclesial da RCC. Como dado enfaticamente a ciência de que somente através do ESPÍRITO DIVINO é que se pode conhecer em plenitude a JESUS CRISTO (1ª Cor. 12,3), e, desta forma, podermos adentrar no MISTÉRIO do PAI CELESTIAL (Gl. 4,6). Neste diapasão, entende-se que o CONHECIMENTO PLENO DE DEUS conceder-se-á através da abertura ao ESPÍRITO SANTO, ou seja, para se ter um contato profundo com CRISTO, inicialmente, dever-se-ia ser tocado pelo ESPÍRITO, que continuamente nos precede e nos suscita a FÉ PLENA. Será no SACRAMENTO DO BATISMO que nos é comunicado pelo ESPÍRITO SANTO, de forma INTIMA e PESSOAL, a VIDA (Fonte do PAI no FILHO) na Igreja. Desta feita, entende-se a importância primária do BATISMO (mesmo das Crianças), pois DELE, recebemos um NOVO NASCIMENTO em DEUS PAI, por meio de JESUS CRISTO (FILHO UNIGÊNITO) no ESPÍRITO SANTO. Assim, pelo ESPÍRITO somos conduzidos ao VERBO, que nos apresenta ao PAI e ESTE nos concebe a INCORRUPTIBILIDADE, melhor traduzindo, SEM O ESPÍRITO não podemos conhecer o FILHO, ficando afastados do PAI (Sto. Irineu, Demonstratio apostólica, 7) CONTINUA A FORMAÇÃO DO CATECISMO!!!

Agora, o ESPÍRITO SANTO será o PRIMEIRO a nos despertar a FÉ (Jo. 17,3), e o ÚLTIMO na REVELAÇÃO das PESSOAS DA SANTÍSSIMA TRINDADE (S. Gregório Nazianzeno, Or. theol. 5,26: PG 36, 161C). CRER NO ESPÍRITO significa CRER na SANTÍSSIMA TRINDADE, e que ELE é CONSUBSTANCIAL ao PAI e ao FILHO (Símbolo Niceno-Constantinopolitano). O que se professa é que desde o INÍCIO até a CONSUMAÇÃO do PROJETO SALVÍFICO que o ESPÍRITO interage. Porém, nestes 'últimos tempos' (início: Encarnação Redentora), o ESPÍRITO é revelado e cedido, reconhecido e acolhido como PESSOA.
É interessante observar que o ESPÍRITO revela a CRISTO (1ª Cor. 2,11), mas não se revela a si mesmo (Jo. 16,13), fazendo-nos ouvir a PALAVRA DE DEUS, mas nunca o ouvimos. Só o experimentamos ao nos conceber a PALAVRA e nos fortalecer a nossa FÉ. Desta feita, será na IGREJA o local de CONHECIMENTO do ESPÍRITO: 1) Nas ESCRITURAS; 2)Na TRADIÇÃO (Padres = Testemunhas); 3) No MAGISTÉRIO (assistência); 4) Na LITURGIA SACRAMENTAL (Palavras e Símbolos = comunhão com CRISTO); 5) ORAÇÃO (Intercessão); 6) CARISMAS e MINISTÉRIOS (Edificação); 7) Vida APOSTÓLICAA e MISSIONÁRIA; 8) TESTEMUNHO dos Santos (Manifestação). Desta feita, o ESPÍRITO (PESSOA TRINDADE) CONSUBSTANCIAL ao PAI e ao FILHO, é inseparável das demais PESSOAS DIVINAS, mas na FÉ professada pela Igreja (DISTINÇÃO DAS PESSOAS), conhece-se que embora que CRISTO apareça (Imagem visível do DEUS invisível), será o ESPÍRITO SANTO que o revela, pois o PAI ao enviar o seu VERBO, envia, concomitantemente, o seu SOPRO (Missão conjunta entre o FILHO e o ESPÍRITO). Ora, fica explícito que se JESUS é o UNGIDO (MESSIAH), ELE o é por causa da UNÇÃO provinda do ESPÍRITO SANTO (ENCARNAÇÃO - Jo. 3,34). E será o ESPÍRITO que dará continuidade a MISSÃO do CRISTO, quando ESTE for glorificado (Jo. 7,39. 16,14). Assim, a MISSÃO CONJUNTA se desdobrará nos FILHOS ADOTIVOS do PAI no corpo do FILHO UNIGÊNITO. Então, a MISSÃO do ESPÍRITO será UNIR Aqueles à ESTE, fazendo os Homens viverem em JESUS (S. Gregório de Nissa, De Spiritu Sancto, 16: Gregorii Nysseni opera, Ed. W. W. Jaeger H, Langerbeck, 1958, pg. 102-103).

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com