terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CIC - 2ª SEÇÃO - CAP. 3º - ART. 8º (3ª parte)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Continuando o art. 8º, Cap. 3º: "CREIO NO ESPÍRITO SANTO", analisaremos a intima relação entre o ESPÍRITO DIVINO e a PALAVRA de DEUS no tempo das PROMESSAS. Como se tem ciência o ESPÍRITO e o CRISTO desde o início (CRIAÇÃO - Gl. 4,4) estão atuantes em todas as situações históricas do desenvolvimento do povo eleito, mesmo que de forma velada. Assim a Igreja lê o Antigo Testamento (2ª Cor. 3,14)  como a ação do ESPÍRITO que revela (pelos PROFETAS) o CRISTO. No primeiro momento, a CRIAÇÃO, já observamos a AÇÃO profícua da PALAVRA e do ESPÍRITO em cada ser que é gerado (Sl. 33,6; Gn. 1,2; Ecl. 3,20-21; Ez. 37,10), e de forma mais do que especial, DEUS criou o Homem por suas próprias MÃOS (CRISTO e o ESPÍRITO SANTO), efetivando com que o visível se torne forma divina (Sto. Irineu - Dem ap 11). E mesmo após a amargurante ruptura da convivência de DEUS (Pecado e Morte), em que o Homem IMAGEM de DEUS (JESUS CRISTO), fica privado da SEMELHANÇA DIVINA (Rm. 3,23), receberá na PROMESSA para com Abraão, o reestabelecimento da 'ECONOMIA DA SALVAÇÃO', em que o próprio FILHO de DEUS, assume a IMAGEM (Homem PERFEITO - Jo. 1,14; Fl. 2,7) e a restaura na SEMELHANÇA DIVINA (Cessão do ESPÍRITO). CONTINUA A FORMAÇÃO DO CATECISMO!!!


A PROMESSA ou DESCENDÊNCIA será o próprio CRISTO (Gl. 3,16), que será a oferta digna de resgate do Povo eleito (Filhos de Adão), e pela EFUSÃO do ESPÍRITO (Garantia da Herança da Redenção), tornar-se-ão Filhos de DEUS (Ef. 1,13-14; Gl. 3,14). Outra pedagogia da revelação de DEUS, será vislumbrada nas constantes TEOFONIAS (MANIFESTAÇÕES DE DEUS). Entre muitas se encontra a "LEI" (Ex. 19,20; Dt. 1-11), que se torna um paralelo coma PALAVRA de DEUS ou CRISTO (Gl. 3,24), que privada da SEMELHANÇA DIVINA, suscita o desejo do ESPÍRITO SANTO. Entretanto, esta LEI, que deveria ser sinal da Promessa e da Aliança, por desejo humano da construção do Reino, se torna ESQUECIDA, anulando totalmente a ALIANÇA com DEUS. Como consequência advêm a 'Morte' (Exílio), mas que ao contrário de punição, se torna AÇÃO de PURIFICAÇÃO necessária para o Povo (Lc. 24,26), que revela profundamente a FIDELIDADE de DEUS e sua AÇÃO RESTAURADORA. Em si, o Exílio é uma prefiguração da CRUZ de SALVAÇÃO. Perfila pela proclamação profética o ROSTO do MESSIAS (Is. 6,12) prometido e do seu ESPÍRITO (Lc. 2,25.38; Jo. 12, 41; Is. 11, 1-2). Tais textos proféticos são ORÁCULOS em que DEUS fala ao povo de sua PROMESSA (Ez. 11,19; Jr. 31,31-34; Jl. 3,1-5), culminada no DIA DE PENTECOSTES (proclamação de Pedro - At. 2,17-21). Desta feita, fica clara a MISSÃO OCULTA do ESPÍRITO SANTO que no TEMPO da PROMESSA deve preparar o Povo de DEUS para receber o MESSIAS que há de vir ao mundo.
Agora para este momento, será a AÇÃO do ESPIRITO que suscita o ÚLTIMO dos PROFETAS (Jo. 1,6), que se torna PRECURSOR do CRISTO (ELIAS - Povo preparado - Lc. 1,17) e BATISTA. JOÃO supera os Profetas (Lc. 7,26), terminando o ciclo iniciado por Elias (Profetismo - Mt. 11,13-14), perfila simbolicamente a AÇÃO do ESPÍRITO DIVINO, que vem para dar TESTEMUNHO DA VERDADE (Jo. 15,26). Com JOÃO BATISTA, o ESPÍRITO SANTO inaugura prefigurativamente COM e EM CRISTO, a RESTITUIÇÃO da SEMELHANÇA DIVINA no Homem.
Agora, o MODELO concreto da OBRA do FILHO e do ESPÍRITO DIVINO, observamos MARIA (TRONO DA SABEDORIA), no qual o PAI encontra a MAGNÍFICA MORADA para seu FILHO e seu ESPÍRITO, sensível e perceptível entre os Homens (OBRA-PRIMA da MISSÃO - Cl. 2,9), na qual DEUS, inicialmente, manifesta suas maravilhas. Por ser supremamente preparada pelo ESPÍRITO DIVINO (Imaculada Conceição), plena da DIVINDADE, acolheu o DOM INFEFÁVEL do ONIPOTENTE (Saudação do Anjo: "AVE"). Por MARIA que o ESPÍRITO SANTO realiza o magnânimo desígnio do PAI, em que ELE concebe e dá luz Naquela ao FILHO do ALTÍSSIMO, permanecendo virgem, como forma de fecundidade única, pelo Poder do ESPÍRITO e da FÉ (Lc. 1, 26-38; Rm. 4, 18-21; Gl. 4,26-28). Em outra oportunidade, concluiremos este Art. 8º do Cap. 3º. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com