quarta-feira, 9 de julho de 2014

VIDA CARISMÁTICA, PISTAS PARA SUA COMPREENSÃO


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Neste momento efetivaremos uma análise coerente acerca do significado do termo Vida CarismáticaDe consenso amplo, perfaz-nos a substancial consciência de todos os integrantes da Igreja Católica, pelo menos os seus afinco participantes, do seu conceito e de sua origem PENTECOSTAL (ECLESIA), e de forma análoga, a ciência da existência do ESPÍRITO SANTO em seu meio ao longo do desenvolvimento da ECLESIA, em seus vários momentos e situações. Entretanto, em sua grande maioria, jamais obteve uma verdadeira e concreta experiência na sua presença e ação. Agora diante desta acepção perspicaz, entrevem-nos o questionamento: QUAL SERIA O MOTIVO? Como resposta incisiva, embora ainda se pode eivar diversos nuances motivacionais, ser-nos-á uma patente e pragmática FALTA de EVANGELIZAÇÃO eficaz acerca da 3ª PESSOA da SANTÍSSIMA TRINDADE. Tal prognóstico, que pode ressoar com um sentido até UTÓPICO, visto termos (ECLESIA) origens da AÇÃO PENTECOSTAL DE DEUS, e per si, a conceituação e conscientização do SER PENTECOSTAL perfaz parte de nossa natureza, é resultante da imperceptível procriação comum, de atitudes de CRIAR, MANTER e CULTIVAR um genuíno RELACIONAMENTO VIVO e mais profundo com o ESPÍRITO SANTO. Agora, tal proposição não dever-nos-ia causar nenhum espanto, visto que, embora tenha sido enviado a NÓS (Igreja) através do PAI e do FILHO (procede de ambos), para sua integra ação, necessária a NOSSA COLABORAÇÃO EFETIVA, e se assim não ocorre, nenhuma ação criativa acontece. Portanto, a escassez de uma maior TRADIÇÃO consistente e mais acessível, poder-nos -ia ser a motivação emblemática. Basta-nos observar que sobressai que por existência de uma maior TRADIÇÃO MARIANA, favoreceu a devida devoção, ao contrário, acontece com o ESPÍRITO SANTO, que se torna em algumas situações DESCONHECIDO, ou seja, "O AMOR NÃO É AMADO". CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA!!!


Embora tenha sobressaltado no período PÓS VATICANO II (suas manifestações vem bem antes), percebeu-se que o ESPÍRITO SANTO (conforme o pedido da Oração de São JOÃO XXIII) proliferou como FORÇA MOTRIZ de muitos MOVIMENTOS ECLESIAIS, de forma especial a RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (nossa ênfase), como a atuação na concessão de CRISMAS FUNDACIONAIS, OPERACIONAIS e MISSÃO ESPECÍFICA, ou seja, chama adeptos a um determinado CARISMA para VIVER e fazê-lo FRUTIFICAR em determinado MOVIMENTO (RCC) e/ou COMUNIDADE (NOVAS). Ressalta-se, porém, que para dar uma maior sedimentação nesta EXPERIÊNCIA ímpar, constata-se a necessidade existencial de uma FORMAÇÃO SÓLIDA e COERENTE (Evangelização e Catequização) sobre a TEMÁTICA PNEUMATOLÓGICA (Pneumatologia). Será o debruçamento sobre um conhecimento sólido poder-nos-á desenvolver uma experiência concreta e TESTEMUNHADA de uma genuína e íntima AMZIADE com o ESPÍRITO REDENTOR. Alerta-se, entretanto, que ta vivência NÃO PODE SER FACULTATIVA, para aqueles que abraçam o MOVIMENTO ECLESIAL em questão, pois esta AMIZADE perceptível e constatada na praticada é que nos garante a AUTENTICIDADE CARISMÁTICA, e muito mais, a AUTENTICIDADE da nossa CATOLICIDADE. A observação sensível deste INTER-RELACIONAMENTO genuíno, perfaz-se em suas MANIFESTAÇÕES (Momentos e Tempos): 1) INVOCAÇÃO (Pedido de ajuda); 2) LOUVOR (Elogiar); 3) ORAÇÕES DE ADORAÇÃO (Presença); 4) AÇÃO DE GRAÇAS (Agradecer); 5) RENDIÇÃO (pedir); 6) ACOLHIMENTO (Abrir com alegria) e 7) SILÊNCIO (ESCUTA), que desembocam nas visíveis MANIFESTAÇÕES DOS CARISMAS. A efetivação coerente destes 'DEGRAUS' diagnosticará, real e concretamente, a ocorrência da GENUÍNA ORAÇÃO CARISMÁTICA e, assim, a averiguação e constatação da presença do ESPÍRITO SANTO no meio dos praticantes, ou seja, revela-se um estágio de AMADURECIMENTO. Em sua estruturação básica, a RENOVAÇÃO CARISMÁTICA possui essência TRINITÁRIA, exatamente porque revela o status de SER PESSOAL do ESPÍRITO SANTO, de modo que por SER PESSOA, pode-se, e DEVE, CONHECER, possuir uma INTER-RELAÇÃO, ou seja, AMAR E O DEIXAR-SE AMAR. E existindo esta situação, a PESSOA do ESPÍRITO SANTIFICADOR nos revela o CRISTO, e ESTE nos conduz ao PAI (Aspecto TRINITÁRIO constatado). MAS QUAL A DIFICULDADE PARA PROMOVER ESTA INTER-RELAÇÃO OU COMPREENSÃO? Sendo o SER HUMANO sensitivo, a falta de IMAGENS concretas sobre o ESPÍRITO DIVINO (SENTIDO VISUAL CONCRETO HUMANIZADO), dificulta no máximo sua compreensão de que ELE É UMA PESSOA. Assim, poderemos, apenas, pressentir suas MANIFESTAÇÕES. Agora, se o ESPÍRITO SANTO é a manifestação concreta do AMOR, se é uma pessoa que AMA, então, ELE age no coração (SUA MORADA), e seguindo este raciocínio, se vêm até NÓS (SEU TEMPLO), precisa REESTRUTURAR, arrumar, ORGANIZAR sua morada, deixa-lá da forma de sua predileção, gosto (LIMPAR, CUIDAR, RESTAURAR), ou seja, SANTIFICAR (Obra). Neste ponto, torna-se o AUGE da FELICIDADE esta CONSTRUÇÃO INTERIOR. Para os estudiosos, o CORAÇÃO significa o SER (TOTAL), ou sua INTERIORIDADE ESPIRITUAL, PSÍQUICA E FÍSICA. E a presença marcante do ESPÍRITO perfaz uma PLENA REALIZAÇÃO, pois demonstra de uma forma ÚNICA o seu AMOR mais que profundo por nós, em que se UNE, de forma ímpar, o ILIMITADO com o LIMITADO, o ETERNO com o temporário, OU SEJA, SE faz um. Poderia questionar: POR QUE AMA? Porque SOMOS FILHOS(AS) DE DEUS PAI, resgatados pelo SANGUE de DEUS FILHO e transformados em morada SANTA pelo DEUS ESPÍRITO. Per si, a presença DIVINA em nossas vidas se torna um ESTÍMULO par vencer as tentações e provações, e mais para vencer o PECADO. Ainda perguntar: COMO FAVORECER ESTA PRESENÇA REAL? Apenas uma única resposta: ORAÇÃO DIÁRIA dirigida ao ESPÍRITO SANTO. Desta feita, acaba-se por compreender a MISSÃO deste MOVIMENTO ECLESIAL e sua inebriante MISSÃO: "LEVAR AOS CORAÇÕES DE TODOS A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO".
Aliás, voltando ao ultimo questionamento, válido lembrar que para bem desenvolver um RELACIONAMENTO com o ESPÍRITO de DEUS, não basta, apenas, efetivar certos tipos de orações conceituais, do tipo daquela simplesmente verbalizada sem nada experimentar ou sentir, pois a ORAÇÃO não é uma formula, mas um ENCONTRO VIVO e PLENO (MOMENTO). Este encontro para se tornar uma experiência concreta, que supera o simples sentimentalismo arcaico, pode-se utilizar os DEGRAUS acima referidos, como forma de favorecer uma liberdade maior na entrega espontânea. Porém, deve frisar como essencial e, deveras, importante: O SILÊNCIO profundo, este é o passo OBRIGATÓRIO e NECESSÁRIO, e não significa o NÃO FALAR, mas é o permitir DEUS FALAR NO ÍNTIMO, ou seja, SILÊNCIO = ESCUTA de AMOR. Espero que tais colocações possam favorecer uma melhor compreensão da VIDA CARISMÁTICA e desvirtuar alusões simbólicas negativas em torno do MOVIMENTO ECLESIAL DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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