quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

QUEM EU SOU E QUEM É VOCÊ? (1ª PARTE)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Na esfera humana, esta será o magnífico questionamento de período temporal de uma vida. O AUTO-CONHECER, o saber definir-se é um pressuposto tão fundamental que no singelo encontrar de quaisquer fragmentos, torna-se-á um momento épico de alegria inconcebívelEm uma dualidade primária, a ciência psicológica, envidou esforços de encontrar tais respostas a tão insigne questionamento. Depois de muitos estudos a psicologia originou uma ferramenta conceitual, a JANELA JOHARI, cujo objetivo seria a de auxiliar no entendimento da comunicação INTERPESSOAL, no qual subtende-se o desvelamento do título deste post:'QUEM EU SOU E QUEM É VOCÊ?'.  CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!


A resposta a esta questão podemos nos basear na PASSAGEM da CEIA PASCAL de CRISTO, mais precisamente, no 'LAVA-PÉS' (Jo. 13,1-12). Neste instante, observamos a plena conscientização dos fatos que seriam desenrolados e culminados na 'PAIXÃO DE CRISTO'. A 'HORA DE JESUS' subtende a compreensão única do sentido de sua EXISTÊNCIA, em que se torna a 'HORA DA PASSAGEM', um conceito originário do AMOR ÁGAPE de DEUS pela humanidade (BENTO XVI). Na verdade, este processo de passagem é o próprio 'AMOR', em que visualiza-se a saída das próprias barreiras individuais, e o avanço a irrupção na esfera divina (BENTO XVI). O ÁGAPE tão almejado se torna uma TRANSFORMAÇÃO ESPONTÂNEA, VOLUNTÁRIA de SAÍDA das condições limítrofes da essência humana, através da figura da morte, e chegada a condição divina planejada por DEUS. O alcance desta totalidade se expressa unicamente na DOAÇÃO COMPLETA e TOTAL (metamorfose) do SER para a morte. A filosofia compreende tal processo (Plotino) como uma SAÍDA e um REGRESSO (Exitus e Reditus), no qual a primeira AÇÃO (SAÍDA) configura-se como o REBAIXAMENTO de DEUS, ou melhor, a DESCIDA ou DECLÍNIO para as zonas inferiores do SER HUMANO (BENTO XVI). A segunda ação (REGRESSO), subtende o estágio de PURIFICAÇÃO, do expropriar-se, da libertação da matéria e o retorno a UNIDADE DIVINA. Diferentemente, é o que se constata em JESUS, a SAÍDA NÃO É UM DECLÍNIO, mas, e sim, uma concreta DEMONSTRAÇÃO DE AMOR SUPREMO (ACEITAR e ACOLHER), que efetiva a irradiação de sua NATUREZA, pois 'DEUS É AMOR'. Já o regresso do CRISTO, não se torna algo de PURIFICAÇÃO, do contrário, JESUS assume a totalidade HUMANA e a agrega em sua existência, elevando-a ao nível divino e regressando, ATRAI A TODOS PARA SI No momento do 'LAVA-PÉS' o que observamos, de forma singela, é um DEUS QUE SE AJOELHA DIANTE DO HOMEM, pode-se aparentar como uma humilhação, mas, como a própria Teologia absorveu: "CRISTO HUMILHA-SE A SI MESMO" (Fl. 2,7). Este ato aufere uma dicotomia entre JESUS e ADÃO, no qual o primeiro se ANULA, o segundo busca galgar e apoderar-se do que é Divino. No momento do 'LAVA-PÉS', JESUS efetiva, completamente, o PROJETO DE SALVAÇÃO DE DEUS, veio ao nosso encontro, SERVIR, não ser servido, para nos PURIFICAR nossa natureza (Lavar e enxugar os pés), para reconduzi-la ao seu status original e perfeito, OBRA-PRIMA, FILHO(A) DE DEUS.Este GESTO DE ÁGAPE, vem expressar que o AMOR SERVIÇAL de CRISTO vem nos tirar toda e qualquer SOBERBA, tornando-nos capazes do próprio DEUS (BENTO XVI), ou seja, JÁ ESTAMOS 'PUROS'. No próximo texto, adentraremos neste conceito de 'PURIFICAÇÃO'. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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