domingo, 29 de março de 2015

A GRANDE SEMANA INICIOU-SE NESTE DIA SANTO.


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Neste dia INICIAMOS a "SEMANA MAIOR". Não pode para o CATÓLICO GENUÍNO apenas ser mais um tempo, ou melhor, a PÁSCOA 2015, como um tempo acrescido simplesmente. Deve ser um momento de REFLEXÃO profunda do que tenho EFETIVADO NA VIDA DOADA POR DEUS PARA MIM. A semana suprema inicia-se neste dia: 'DOMINGOS DE RAMOS', e este dia apresenta duas fases dicotômicas, em que no primeiro instante, o próprio POVO ELEITO recebe CRISTO COMO 'MESSIAS', e noutro, proclama em alta voz: 'CRUCIFICA-O'. A grande questão será: EM QUAL DOS DOIS GRUPOS ME ENCONTRO? Este período da 'SEMANA SANTA' (e não é apenas da Quinta do Lava-pés ao Domingo da Ressurreição), devemos nos predispor a fazer uma real avaliação da VIDA, não como 'EU' a imagino, como DEUS a concebeu e me cedeu. Como fato primordial, a base religiosa judaica era baseada no tempo do CRISTO no "TEMPLO e no CULTO" (Sacrifícios e Holocaustos), em JESUS esta base é ABOLIDA de forma completa e permanece o "NOVO TEMPLO (CRISTO) e o NOVO CULTO (CORDEIRO IMOLADO)". Será nesta base que entende-se o 'POR QUE' da entrada do CRISTO pelo PÓRTICO de SALOMÃO. CONTINUA A LECTIO DIVINA!!!


Bem existe duas partes, no qual a primeira remonta a caracterização de CRISTO como o REI, pois tal entrada no sentido TRIUNFAL remonta as profecias antigas (Zacarias 9,9; 1ª Macabeus 13,51, etc.) que predizem que o MESSIAS adentraria em JERUSALÉM e implantaria o REINO DE DEUS para sempre (Sl. 118, 25-26). Eis o sentido da 'ENTRADA TRIUNFAL de JESUS', e o motivo de vir sentado no jumento (animal de significação de paz), e era ovacionado com os ramos de oliveiras e as vestes que eram lançadas ao chão. O segundo sentido advêm de sua caracterização de seu SACERDÓCIO. A entrada, como dito acima, ocorreu pelo Pórtico de SALOMÃO, e era por este que se direcionava os CORDEIROS que iriam ser SACRIFICADOS na 'PESSACH' (PÁSCOA JUDAICA). Neste ponto, observamos dois contextos, primeiramente, JESUS se coloca na condição do SUMO SACERDOTE SUPREMO, visto que apenas este poderia adentrar no sala do 'SANTO DOS SANTOS' uma úncia vez no ano para apresentar os Sacrifícios, na sua condição de SUMO SACERDOTE, CRISTO efetivará tal ação e ofertará o ÚNICO SACRIFÍCIO por excelência, no qual quebrará definitivamente a paga do pecado original, ou seja, a PRÓPRIA VIDA, e nesta condição, será o CORDEIRO PERFEITO QUE SERÁ IMOLADO POR NÓS. Este primeiro momento, caracteriza-se uma ATO PERFEITO: OBEDIÊNCIA. No segundo momento, constata-se algo meio que surreal, e que nos admoesta que NÃO DEVEMOS LARGAR A NOSSA CRUZ. O sentido é simples, o seguir a CRISTO e o considerá-lo como REI em nossas vidas, não nos isenta de dificuldades, mas, nos ensina como devemos superar as mesmas. JESUS novamente esta diante de seu POVO, e agora escuta deles: "CRUCIFICA-O". É de nos consternar em ver que o mesmo povo que o glorifica é o que acusa e decreta sua morte? Hoje fica a admoestação de COMO VIVEMOS A NOSSA FÉ DE FATO? Porque se não a meditamos ou analisamos concretamente poderemos mudar o nosso direcionamento e ser participe do julgamento do CRISTO nos tempos atuais. Se não experimento esta SEMANA MAIOR em toda a sua complexidade, me torno um conduzido por situações superficiais e coloco DEUS na condição de meu SERVIÇAL, ou que DEVE ELE FAZER O QUE EU QUERO PARA MIM MESMO. No inicio do Evangelho de MARCOS, encontramo um sentimento de ABANDONO, ou SOLIDÃO PLENA. Advêm uma questão: AONDE ESTÃO AQUELES(AS) QUE O PROCLAMARAM REI? Todos, os ativos (julgadores) e os passivos (omissão) tiveram sua cota no julgamento. Por isto, a HUMANIDADE DO CRISTO grita exaltadamente: "Eloi, Eloi, lamá sabactâni?" ou "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?". O sentido deste grito é por causa do teor do julgamento, o acusado não fez nada de mal, mas quem o julga não enxerga no CRISTO o MESSIAS tão aguardado, pois a INVEJA, ORGULHO, VAIDADE e SUPERIORIDADE os cegam de vez e não enxergam em JESUS o 'FILHO DE DEUS', observado no fim por um PAGÃO (Centurião): "Na verdade, este homem era o Filho de Deus!". Por isto, neste julgamento, que não será apenas de Pilatos e os Judeus, mas se torna patente e atual para NÓS, nesta SEMANA MAIOR, "JESUS SE CALA", o perfaz para não expressar a 'SUA VONTADE' (talvez irresignado, triste, amedrontado, etc), mas VOCIFERAR A VONTADE DO PAI. Neste auge se prefigura o AMOR DE DEUS por cada um, no qual colocando na CRUZ, aquela ÁRVORE DA VIDA NO PARAÍSO, negado ao Homem, pelo próprio Homem (pecado de Adão e Eva), fora devolvida ao Homem para que o pudesse desfrutar ETERNAMENTE. É UM AMOR AVASSALADOR, que neste texto, não se tem palavras necessárias para o DESCREVER. Cabe EXPERIMENTAR. DEUS SE SILENCIA POR TUA CAUSA, não se permite mais falar, para AGIR, ou seja, se ENTREGAR POR AMOR a VOCÊ e a MIM. NÃO EXISTE NADA E NINGUÉM QUE PODE SEPARAR DESTE AMOR. EIS TUA IMPORTÂNCIA. Neste dia, no qual JESUS é considerado como REI DOS JUDEUS, ele nos segura nas mãos e nos direciona para podermos, com ELE, experimentar a GRAÇA DE VIVERMOS PRÓXIMOS DO TRONO DA REALEZA, sentarmos em nossas cadeiras de PRÍNCIPES, pois o REI, nosso PAI nos aguarda com ALEGRIA E AMOR PROFUNDOS. Para finalizar, EIS A SUPLICA DE DEUS: VEM CEIAR COMIGO? VEM SE ALEGRAR COM A MINHA FELICIDADE? (PAI do FILHO PRÓDIGO). QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE. FELIZ PÁSCOA. FELIZ RESSURREIÇÃO.

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