segunda-feira, 23 de março de 2015

REGAÇO ACOLHEDOR (3ª PARTE)


GRAÇA E PAZ! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHORDEMOS GRAÇAS A DEUS! Buscando-se efetivar uma conclusão a tão majestoso direcionamento sobre a essência MAGNÂNIMA:  "JARDIM ESTÁ ABERTO PARA TODOS(AS)". Mas, QUAL SERIA O TERO CONCRETO DA ACEPÇÃO DESTA FRASE? QUAL O OBJETIVO? QUAL O ALCANCE COMPLETO? QUAL SUA SIGNIFICAÇÃO? Na designação da frase possui três atributos em sua composição: 1) ONDE (Jardim); 2) O QUE (Aberto) e 3) QUEM {Todos(as)}. O lugar a que se refere a frase acima, denota um espaço composto por uma realidade positiva e animadora, constituido de beleza ímpar, que conecta harmonia, paz e segurança, este atributo nos direciona a pessoa de DEUS e a sua essência. Será este mesmos aspectos que poderão nos enfatizar a caracterização, mesmo que simbolica, da sua IMAGEM. Estar próximo de DEUS, significa antes de tudo, estar neste JARDIM. Agora, desde antes na história humana, muitas religiões compreenderam e buscaram enfatizar que para adentrar neste espaço único necessário certas prerrogativas. Se avaliarmos a caracterização do lugar e a necessidade da permanência desta constituição, intentaremos a acepção de PUREZA DO LUGAR, e o sendo neste estágio, para buscar a nossa permanência neste lugar devemos nos constituir nos mesmos moldes do lugar, ou seja, devemos estar, também, 'PUROS OU PURIFICADOS'.
CONTINUA FORMAÇÃO PESSOAL!!!


 Alhures, o espaço em questão apenas se torna reflexo puro do SER que o constitui, e assim, o estado de PUREZA do ambiente, nos remete, como forma de conceito fundamental teológico e filosófico, do ESTAR DIANTE DE DEUS, ou melhor, em preservar a COMUNHÃO COM DEUS, mas para que tal fator transcorra de forma natural, deve aquele que busca adentrar neste espaço se constituir na mesma essência. Enfim, o 'HOMEM DEVE SER PURO'. Subtende que estar no 'JARDIM', fazendo-se uma analogia ao 'EDEM', significa um ambiente totalmente 'ILUMINADO', claro e cristalino, no qual os detalhes (cores, sons, aromas, etc.) se tornam extremamente perceptíveis, no qual o quanto mais aprofundamos no íntimo deste lugar, mas poderemos vislumbrar o nosso próprio estado em relação ao ambiente, ou seja, poderemos nos enxergar o nossa constituição pessoal. Quanto mais claro for o lugar, mas nos avaliaremos como necessitados de maior 'PUREZA'. Desta feita, comprreende-se a elaboração de preceitos sobre a PURIFCAÇÃO desenvolvidos por diversas religiões, todos com intuito de favorecer a nossa estada próximo de DEUS, na mais ampla acepção de conceitos religiosos. Diferentemente de outros ramos religiosos, o CRISTIANISMO tomou um rumo diferente, no qual o ESTADO DE PUREZA e IMPUREZA não se baseava em preceitos ou sistemas, mas dependiam da "CONDIÇÃO DO CORAÇÃO HUMANO" (Mc. 7,14-23). Para o campo filosofal poder-se-ia enfatizar que CRISTO deu ênfase ao aspecto moral do Homem, entretanto, esta bem além disto. Será unicamente DEUS, ao se voltar para o Homem, destituido de luz, que efetiva o derramamento de sua LUZ DIVINA própria em benefcio do próprio Homem, que efetivará a condição de PURIFICAÇÃO do coração humano, ou seja, "... A FÉ nasce porque as pessoas são tocadas interiormente pelo ESPÍRITO DE DEUS ..." (BENTO XVI). Logicamente, o que se permite vislumbrar é que esta FÉ, ou ato de ser ILUMINADO não é uma 'DECISÃO AUTONÔMA HUMANA', mas puramente DIVINA: '... Vós já estais puros por causa da PALAVRA que vos fiz ouvir ...' (Jo. 15,3). Esta PALAVRA é que penetra na própria ALMA humana, que efetiva a pura METANÓIA profunda, no qual o pensamento e vontade, melhor, o CORAÇÃO se torna acessível a plena VISÃO DIVINA, e assim, o Homem começa a VER como DEUS ENXERGA. COMO ENXERGAR COMO DEUS? A resposta pode ser vislumbrada na ORAÇÃO SACERDOTAL DE JESUS (Jo. 17,17), no qual o mesmo intenta em nos 'CONSAGRAR', que nada mais o é que nos HABILITAR ao CULTO (atos habituais antes da apresentação a DEUS), deve-se passar por um lavacro, ou seja, deve ser lavado da imundicies mundanas. Assim, no contexto joanino (Lava-Pés - cp. 13) ou de PAULO (Rm. 3,25; 5,9), o que nos lava é o AMOR DE JESUS, não o aspecto ritual ou moral, mas o DOM DE ENCONTRO DE DEUS EM JESUS CRISTO (BENTO XVI), tornando-nos capazes de DEUS. Portanto, o DOM DA PUREZA é um ATO DIVINO. Mas, QUAL A NOVIDADE EM TUDO ISTO? Alcançar a PUREZA significa muito mais do que isenção de imundice, vai além. SER PURO no olhar DIVINO é exatamente ser expressão do AMOR DE DEUS em nosso meio, um novo nível de humanismo: "AMAR COMO EU VOS AMEI", no sentido em que o 'AMAR' será um ATO de disponibilidade de sacrificar a própria vida pelo outro, eis o diferencial da sublimidade da prestação moral (BENTO XVI). AGOSTINHO (sempre o CARA) estendeu esta compreensão e a nomeou de 'MISERICÓRDIA', que se torna a 'INSERÇÃO DO NOSSO EU NO D'ELE'. Assimperfilava AGOSTINHO: "... Concedei o que mandais e depois mandai o que quiserdes ...". Eis mais uma coluna na conceituação de "REGAÇO ACOLHEDOR". Como se constata, ainda teremos um largo caminho na compreensão deste conceito. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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