quarta-feira, 15 de abril de 2015

SANTA CEIA E A EUCARISTIA (1ª PARTE)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Necessário, frisar que o conteúdo é retirado do Livro de BENTO XVI (JESUS DE NAZARÉ). O núcleo do fim da 'QUINTA FEIRA SANTA' tem contexto de NARRAÇÃO da 'INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA'. Subtende a ideia de MORTE EXPIATÓRIA, como a função 'VICÁRIA'. Entretanto a imagem que desempenha CRISTO é de ser um MENSAGEIRO DA ALEGRIA. MAS COMO? De forma bem eloquente anunciou a "proximidade de DEUS e a vontade incondicionada de doar seu PERDÃO", em suma, predomina a BONDADE e a MISERICÓRDIA DIVINA (CELEBRAÇÃO DESTE DOMINGO). Ressoa uma palavra: SALVAÇÃO (POR VÓS - POR MUITOS). Este anuncio na SANTA CEIA objetiva direcionar acerca da SALVAÇÃO da parte de DEUS, que supera a ideia retrograda de um DEUS JUIZ. Agora é um DEUS DA BONDADE. Se firmarmos esta ideia nos tempos atuais, se torna INADMISSÍVEL, do qual, por analogia, contrapõe a nossa ideia presente de DEUS e do próprio homem. O QUE É EXPIAÇÃO? É COMPATÍVEL COM A IMAGEM PURA DE DEUS? CONTINUA A FORMAÇÃO!!!



Nos Evangelhos sinópticos podemos vislumbrar a oferta generosa da mensagem do REINO DE DEUS e de seu PERDÃO UNIVERSAL, sem quaisquer condicionamentos, e, embora não acatada por aqueles que receberam tal oferta, aconteceu uma derivação do caminho identificado como MISSÃO, na condição de SERVO DE JAVÉ, ou seja, diante da rejeição, 'direcionou-se para a EXPIAÇÃO VICÁRIA', ou O NOVO CAMINHO DE AMOR. No Antigo Testamento observamos, continuamente, uma 'flexibilidade' de DEUS, que espera a DECISÃO LIVRE do Homem, e a cada 'NÃO', faz brotar um NOVO CAMINHO, melhor exemplificando, a cada NÃO DE ADÃO, responde com uma NOVA SOLICITUDE ao Homem. Ao NÃO DE BABEL, responde inaugurando (Eleição de Abraão) nova abordagem histórica humana. No Evangelho de João 6, no sentido de discurso EUCARÍSTICO posteriormente, ELE (MESSIAS) é abandonado, como prefigurativo de seu julgamento e execução. ficando, APENAS, os 12 Discípulos, que no fim se resume a TRÊS. Desta feita, entende-se o 'POR QUE' da oferta originária ir aos JUDEUS, e mediante o seu 'NÃO', suscita uma nova fase histórica da SALVAÇÃO, de que faz parte a sua MORTE e RESSURREIÇÃO e da Igreja dos GENTIOS (S. PAULO). No Evangelho de MARCOS (Cp. 2 - Jejum dos Discípulos), ocorre a definição de sua MISSÃO, escondida nas parábolas sob a mensagem do REINO DE DEUS. Assemelha-se a figura de ISAIAS, que após o encontro com o DEUS VIVO no templo Santo, sobressai a sua MISSÃO (obstinação maior do que imaginado - Mc. 4,10-12; Is. 6,9-10), tudo isto sob o signo da CRUZ (SALVAÇÃO). Aqui se representa a RADICALIDADE EXTREMA DO AMOR INCONDICIONADO DE DEUS, independentemente, da estrita negação do Homem, ELE se dá a SI MESMO. Toma sobre SI o 'NÃO' dos Homens, atraindo-os para dentro de seu 'SIM' (2ª Cor. 1,19). No Evangelho de MATEUS este caminho começa no SERMÃO DAS MONTANHAS (Mt. 5, 10-12), na sua mensagem de GRAÇA já inaugura a perspectiva da CRUZ, ou seja, apenas na ACEITAÇÃO e TRANSFORMAÇÃO da Morte é que o feliz anuncio atinge sua profundidade. Será neste sentido que toma a direção as narrações da INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA, no qual JESUS tomou o 'PÃO', pronunciou a oração de benção e de agradecimento (NOVO DAVI) e o partiu. Temos aqui a EUCHARISTIA (PAULO/LUCAS) e a EULOGIA (MATEUS/MARCOS), que tem significado da BERAKHA, ou a grande ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO E DE BENÇÃO DA TRADIÇÃO JUDAICA. Agora, não se come o alimento sem agradecer a DEUS pelo DOM que ELE  nos oferece: PÃO (fruto da videira). A partir da palavra BERAKHA, o termo EUCARISTIA sse tomou a designação do conjunto do novo evento CUTUAL dado por JESUS. Mas, O QUE É EUCARISTIA? O partir do 'PÃO' PARA TODOS era uma função do PAI de Família judaica, que através da fertilidade da terra distribui-a para todos os componentes de sua CASA, o NECESSÁRIO para a VIDA. Este gesto de HOSPITALIDADE, neste instante, faz participar o ESTRANGEIRO (GENTIO), acolhendo-o na COMUNHÃO DO BANQUETE (BOM SAMARITANO). Assim, o PARTIR e PARTILHAR será a doação da COMUNHÃO. Este gesto humano fundamental da natureza humana, toma na ÚLTIMA CEIA uma nova interpretação. Agora, PARTIR e PARTILHAR de SI MESMO, é o que DEUS FAZ. Desta feita, a BONDADE DE DEUS se expressa nesta distribuição do 'PÃO', no qual o FILHO se comunica e se distribui a SI MESMO. ESTE É O SIMBOLO DA EUCARISTIA. Concluiremos em próximo texto. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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