quarta-feira, 24 de junho de 2015

A FORMA PRÁTICA DE ELABORAR UMA REUNIÃO (1ª PARTE)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Neste texto abordaremos a praticidade de todos os dados que foram discriminados anteriormente. O saber elaborar uma REUNIÃO é de fundamental importância nos mais diversos âmbitos gerenciais, quer no trabalho, quer na vida social, quer na vida espiritual. Tal capacidade, além da praticidade, corrobora com a demonstração de uma LIDERANÇA eficaz e fecunda. Partindo para o desenvolvimento de uma REUNIÃO, deve-se possuir como raiz a capacidade de se visualizar dois aspectos básicos: 1) PROBLEMAS e 2) SOLUÇÕES. Pode-se pensar que tal colocação pode soar como algo cômico, mas em qualquer situação apenas pode coexistir dois caminhos, um negativo e outro positivo. Assim, a capacidade da LIDERANÇA em visualizar tais pressupostos é algo fundamental e necessário para uma boa elaboração de uma REUNIÃO satisfatória. Assim, deve o LÍDER e/ou seus auxiliares poderem antever todas as possibilidades concretas que possam desvirtuar ou conduzir aos frutos uma REUNIÃO desejada e necessária.   CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!


O ponto inicial seria buscar prever os possíveis PROBLEMAS que poderiam distorcer o real sentido da REUNIÃO. Um fator preponderante seria a constatação de que o conteúdo a ser debatido não possa exceder o tempo da REUNIÃO, em que não se deve promover, de forma inconsequente, uma momento prolongado, pois para uma boa assimilação de dados o receptor destas informações deve permanecer em um estado aberto e receptivo, o prologamento de tempo em nada beneficia a sua captação. Desta feita, o tempo é fator primordial para o alcance de resultados positivos, portanto, fator primordial será o de NUNCA PROMOVER REUNIÕES LONGAS. A SOLUÇÃO encontrada será a busca de se enfatizar no meio que as propostas ou temas devem ser do conhecimento de todos os participantes, não só conhecidas, mas compreendidas em seu teor, favorecendo com que o  TEMPO se torne um bem precioso e bem manuseado. Outro fator angustiante que desestabiliza os momentos de REUNIÃO será a elaboração da agenda dos temas a serem discutidos. Parece que é um tópico sem importância, mas, contrariamente, o que se pode vislumbrar é que a má escolha dos pontos a serem discutidos pode favorecer ou prejudicar o sentido real da REUNIÃO. Não será a faculdade de colocar TUDO a ser discutido que se pode desenvolver soluções no meio de um grupo ou sociedade, mas, o saber que ponto deve estar disponível em seu devido TEMPO e PRIORIDADE. Portanto, a SOLUÇÃO plausível para tal problema é, antes de tudo, o saber organizar a TEMÁTICA a ser discutida em uma eventual REUNIÃO. De pronto, ao se efetivar um balanceada e organizacional agenda de assuntos, pode-se alcançar frutos desejados e mais, o favorecimento do bom desenvolvimento do TEMPO DE REUNIÃO. Em suma, como vocifera no dito popular: "MATA-SE DOIS COELHOS COM UMA ÚNICA CAJADADA". Outro ponto problemático na realização de qualquer REUNIÃO esta vinculado aos PARTICIPANTES da mesma. No sentido de que estes DEVEM POSSUIR UMA REPRESENTATIVIDADE concreta e hábil nas decisões, ou seja, só devem participar PESSOAS COM REAL CAPACIDADE DE DECISÃO. Em muitas situações, com as inúmeras escusas, se colocam pessoas que não possuem a condição mínima de DECISÃO, e assim a solução sempre ficará retardada, e o TEMPO, bem tão precioso, acaba sendo desvalorizado e desperdiçado. Portanto, a SOLUÇÃO será o de envidar convidar QUEM REALMENTE DETÊM O PODER DE DECIDIR, e o sendo assim, será melhor retardar a ocorrência da REUNIÃO ao efetivar, de forma continua e cansativa, a remarcação da mesma. Outro ponto comum que transcorre, em sua maioria, nas REUNIÕES é o diálogo truncado entre os participantes, derivado exclusivamente da falta de percepção real do sentido das mensagens que serão colocadas a disposição dos participantes. De forma comum, muitos vão a REUNIÃO em estado defensivo, não se encontram abertos ao teor a ser disciplinado, por experiência anteriores desagradáveis, ou por não acreditar no resultado da própria REUNIÃO, o mérito não é o importante, mas é algo que se torna corriqueiro. Desta feita, as mensagens a serem discernidas devem ser CLARAS, e muito mais, os participantes devem estar a par de seu teor, devem possuir experiência nos temas, e se não o tiverem, devem ser conduzidos a real interpretação dos mesmos, para se enfatizar uma concreta e legitima DECISÃO. Se torna necessário desenvolver a colocação de pontos de direção nos temas: COMO? QUANDO? ONDE? e QUEM? se tornam pontos cardeais para o desenvolver qualquer decisão, por isto é importantíssimo saber bem planejar e colocar os TEMAS necessários e imprescindíveis em cada tempo de REUNIÃO, pois o MAL PLANEJAMENTO pode ser extremamente prejudicial para a realização de qualquer REUNIÃO. Tal fator desemboca na constituição dos participantes da REUNIÃO, a habilidade de quem estará a frente da REUNIÃO é algo primordial. Se , por ventura, a pessoa a frente deste encontro não sabe ou sequer possui uma habilidade na condução de pessoas, o teor e objetivo deste encontro poderá ser extremamente desastroso. E se torna fundamental não culpar aos outros por qualquer fracasso, visto que o mal advêm logo da própria raiz, ou seja, da constituição da LIDERANÇA. Assim, a pessoa incumbida de estar a frente da REUNIÃO deve ser adequada, ou seja, preparada, experimentada e de uma capacidade ímpar para reflexão das situações, e muito mais, uma pessoa assumida no sentido de reconhecer sua competência e qualidades, e que sabe exalar as mesmas aos demais presentes. Por fim, se neste encontro não forem desenvolvidas as aptidões acima relatadas, o resultado de toda e qualquer REUNIÃO será a FALTA DE CONCLUSÃO. Será este o pior de todos os momentos, será acrescentado na vida dos demais participantes um árduo vazio de sentido, gerará sentimentos de desestimulo, apatia, desmotivação, ou seja, todo o teor negativo que desembocará em imensos prejuízos ao grupo. O contrário, será a consciência dos participantes em seus papeis, sendo nesta posição que se pode almejar a frutificação das decisões transcorridas, e desta feita, gerará situações positivas, um estado de confiança e esperança, e no qual concederá um amplo e eficaz crescimento nos projetos e obras do grupo em questão. Assim, fica bem cristalino que antes de qualquer realização de uma REUNIÃO ser-no-á necessário uma antecipação e um vislumbramento de todas estes caminhos para, após, se efetivar e visualizar os frutos das REUNIÕES efetivadas. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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