GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Dando continuidade ao art. 3º, que trata sobre a EUCARISTIA, especificamente, sobre a sua CELEBRAÇÃO LITÚRGICA. Como enunciado anteriormente, a Missa é o concreto MEMORIAL SACRIFICIAL em que se
perpetua o sacrifício da CRUZ e o banquete sagrado da comunhão do CORPO e SANGUE do Senhor, cujo objetivo será a UNIÃO dos fiéis com CRISTO. Comungar é receber o
próprio JESUS. QUAL O LUGAR DESTA SAGRADA EXPERIÊNCIA? O ALTAR. Este lugar propício representa os
dois aspectos dum mesmo mistério, ou seja, é ALTAR DE SACRIFÍCIO (simboliza vítima oferecida), mas é também MESA DE COMUNHÃO E FELICIDADE (alimento celeste) do Senhor. Melhor, o ALTAR representa simbolicamente o próprio CRISTO. A liturgia exprime esta unidade do sacrifício
e da comunhão em numerosas orações: "TOMAI
TODOS E COMEI": A COMUNHÃO. Logicamente, o Senhor dirige-nos um convite insistente para que O recebamos no sacramento da
Eucaristia, e como resposta, devemos preparar-nos para este
momento tão grande e santo (1ª Cor. 11, 27-29). Aquele que
tiver consciência dum pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação
antes de se aproximar da Comunhão. CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!
Uma das formas de preparação para a EUCARISTIA, recomenda-se o JEJUM prescrito na sua Igreja, no qual a atitude corporal (gestos,
traje) refletem o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que
Cristo Se torna nosso hóspede. A
Igreja impõe aos fiéis a obrigação de "participar na divina liturgia nos
domingos e dias de festa" e de receber a Eucaristia ao menos uma vez em
cada ano, se possível no TEMPO PASCAL preparados pelo sacramento da
Reconciliação. Porém, o desejo maior que a santa Eucaristia possa ser vivenciada e experimentada TODOS OS DIAS. A forma perfeita de manifestação do BANQUETE EUCARÍSTICO é sob as DUAS ESPÉCIES (mais comum no rito Oriental), ou seja, o 'CORPO e o SANGUE', mas no rito LATINO a comunhão apenas
sob a espécie de pão permite receber todo o fruto de graça da EUCARISTIA. A
Comunhão aumenta a nossa união com CRISTO (Jo. 6,
56). A vida em JESUS tem o seu fundamento no banquete eucarístico (Jo. 6, 57).
O
que o alimento material produz na nossa vida corporal, a Comunhão realiza em nossa vida espiritual. A comunhão conserva,
aumenta e renova a vida da graça recebida no Baptismo. A
Comunhão afasta-nos do pecado, pois a Eucaristia não pode unir-nos a Cristo sem nos purificar e nos preservar. A EUCARISTIA também serve para restaurar as forças perdidas, fortificando a caridade, e será ela que apaga os pecados
veniais. Bem como, preserva-nos dos pecados
mortais futuros. Quanto mais participarmos na vida de Cristo e
progredirmos na sua amizade, mais difícil nos será romper com ELE pelo pecado
mortal. A Eucaristia não está ordenada ao perdão dos pecados mortais. Isso é
próprio do sacramento da Reconciliação. O que é próprio da Eucaristia é ser o
sacramento daqueles que estão na plena comunhão da Igreja. Em próximo texto concluiremos o tema da EUCARISTIA. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.
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