GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Neste texto refletiremos
de forma mais profunda e restrita sobre a PNEUMATOLOGIA? Em seus escritos, já comentava SÃO
BASÍLIO: "... O
ESPÍRITO É O LUGAR DOS SANTOS E O SANTO É O LUGAR DO ESPÍRITO ..." (BASÍLIO MAGNO, Sobre o Espírito
Santo, XXVI, 62). Neste entendimento refletia o Santo que o ESPÍRITO ERA, É e
SERIA "Cântico Novo" para a
Igreja, por rejuvenescer tudo o que toca. Mas, QUAL
O NOME ADEQUADO AO ESPÍRITO SANTO? Esta
premissa poder-nos-ia ser esdruxula, mas a essência dela é de fundamental
importância para podermos entender a 3ª PESSOA DA TRINDADE. ‘RUACH’ ser-nos-ia um termo bastante popular
para o definir, porém, o ‘NOME’ segunda as tradições antigas, e principalmente,
a Judaica, comunica algo da própria pessoa, origem e função. Na língua hebraica,
RUACH significa, exatamente, o espaço
atmosférico entre o Céu e a terra, e a essência primordial de
denominarmos o ESPÍRITO DE DEUS por esta nomenclatura, deve-se ao fato de SER
esta PESSOAL O ESPAÇO VITAL NO
QUAL O HOMEM VIVE. Portanto, que fique claro, o ESPÍRITO SANTO é: ESPAÇO
ESPIRITUAL NO QUAL SE DÁ O CONTATO COM DEUS E COM CRISTO (Pe. Raniero
Cantalamessa). CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!
Per si, o termo ‘RUACH’ possui estreita ligação epistemológica com ‘VENTO’
e ‘RESPIRAÇÃO’ (PNEUMA e SPIRITUS). Em relação ao vento (impetuoso e
turbilhão), esta imagem acentua a força,
liberdade e transcendência do que é DIVINO. Como símbolo do que é
irresistível e indomável (1ª Rs 19,11 – Sl. 107,25-26). Em relação a
respiração, já é uma expressão de bondade, suavidade, bonança e imanência, ou
melhor, de uma INTIMIDADE profunda e real. Predizia SANTO AGOSTINHO: “Diante
de teu MISTÉRIO, estremeço e ardo em desejo e espanto” (SANTO AGOSTINHO,
Confissões, VII,10,16; XI, 9,11). Sumariamente, compreende-se que o ESPÍRITO DE
DEUS personifica o MISTÉRIO que DEUS é. Seria exatamente este significado que favoreceu
a composição do nome de ESPÍRITO SANTO, no qual a última palavra, SANTO (QADOSH
- Hebraico), anelada a primeira, intentava exprimir a sensação de separação
transcendental e absoluta da 3ª PESSOA da TRINDADE. Assim, o SANTO direcionava
ao que faz parte da esfera Divina (oposto ao humano). Na composição do Novo Testamento,
a PESSOA do ESPÍRITO tem uma conotação de ‘PODER’, no qual iria ser uma força
fundamental de sustentáculo para a Igreja, tornando aos seus seguidores a fonte
e o segredo da coragem e audácia (At. 4,13; 4,29). Já nas línguas semíticas o
nome ‘ESPÍRITO’ teria uma certa conotação feminina, representando mansidão, doçura, acolhimento e suavidade. Unindo tais sentidos,
como dito anteriormente (SÃO BASÍLIO): “O ESPÍRITO É QUEM CRIA A INTIMIDADE (OIKEOSIS) COM DEUS”. E com este
direcionamento, o seu significado perpassa para o sentido de atração,
afeição, familiaridade, de forma mais que
utópica, como pelo ESPÍRITO, DEUS torna-se nosso, atrai-nos a SI (Raniero Cantalamessa). E mais, ainda, no
ESPÍRITO somos de casa em DEUS. Consiste uma
INTIMIDADE: DEUS EM
NÓS E NÓS EM DEUS – ‘DEUS
é mais íntimo a mim do que EU próprio’ (SANTO AGOSTINHO). E o que gera está magnífica
intimidade é o AMOR, e o AMOR vem do ESPÍRITO, e ELE será a nossa resposta para
todos os sentimentos negativos (solidão, sofrimento, medo, fraqueza), pois NELE
nunca estarei ou sentirei a SOLIDÃO. Desta feita, o ESPÍRITO se torna o LUGAR
do MEU REPOUSO. Portanto, toda esta designação do ‘NOME’, não nos vem
direcionar ao que o ‘ESPÍRITO É’, mas, e muito mais, dar-nos a compreensão do
que ‘ELE FAZ’ (IRMÃO VENTO – São Francisco). O sentido proferido por Francisco, concebe a
compreensão de que o ESPÍRITO não pode ser encerrado, aprisionado pelas
vontades humanas, conceitos, ideias, etc., e ao se pretender este intento,
apenas esvaziasse o seu real significado. Neste sentido, fica claro que será o ESPÍRITO
que CRIA e ANIMA as Instituições, mas, em momento algum, pode ser o ESPÍRITO ‘INSTITUCIONALIZADO’
(1ª Cor. 12,11), e por isto o termo ‘RUACH’ se torna vivo, por representar a
eloquente LIBERDADE do mesmo. Desenvolveremos esta ideia em outro texto. QUE DEUS NOS
ABENÇOE RICAMENTE.
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