segunda-feira, 25 de junho de 2012

CAT. IGR. CAT (2º CAPÍTULO - 3º ARTIGO)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Daremos continuidade ao nosso CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, (C.I.C). No 3º Artigo: "A SAGRADA ESCRITURA", devemos observar que TODA a ESCRITURA SAGRADA é UM LIVRO só, e o é o próprio CRISTO, já que a mesma fala DELE, e todo o seu conteúdo se cumpre em JESUS. Todo o conteúdo escrito das Escrituras são PALAVRAS DE DEUS, por terem sido inspiradas pelo próprio DEUS, ao inspirar seus autores humanos (HAGIÓGRAFOS - Dei Verbum, N.º 24), agindo Neles e por meio Deles, melhor enfatizando, serão as PALAVRAS de DEUS expressas em Línguas humanas (Dei Verbum n.º 13). Na composição do conteúdo escrito, fora DEUS que escolheu cada designitário, servindo-se dos mesmos, fazendo-os utilizar sua faculdades e capacidades (Idem, n.º 11). É sob este aspecto que podemos afirmar, sem dúvida alguma,  que as Escrituras nos ensinam a VERDADE PURA da SALVAÇÃO. Desta forma, toda a interpretação dos textos sagrados, deve levar em conta, exatamente, qual a real vontade de DEUS nos quer revelar através dos autores sagrados para a nossa SALVAÇÃO.
Todavia, assevera-se que o CRISTIANISMO é a RELIGIÃO da PALAVRA de DEUS, não apenas de um conteúdo escrito e mudo, mas do próprio VERBO ENCARNADO e VIVO (S. Bernardo, Hom. Super missus est, 4,11. PL 183,86B). Portanto, sua Vivacidade acontecerá por AÇÃO de CRISTO, pelo ESPÍRITO SANTO, que nos abrirá a plena e verdadeira COMPREENSÃO das ESCRITURAS (Lc. 24,45). CONTINUA FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!



Entende, assim, a Eclesia que TODO o conteúdo dos Escritos Bíblicos são a INSPIRAÇÃO da TERCEIRA PESSOA da SANTÍSSIMA TRINDADE, e desta forma, tornam DEUS como seu legítimo INSPIRADOR e AUTOR. E como se tem plena ciência, fora entregue a IGREJA CATÓLICA a qualidade de FIEL DEPOSITÁRIA de seu conteúdo, ou seja, NÃO HÁ OUTRA (Dei Verbum n.º 11). De forma simplória, podemos enfatizar que tais Escritos se tornam uma forma de DEUS falar aos homens à maneira humana. Mas, para se descobrir, fielmente esta intenção, deve-se, primeiramente, levar em consideração as condições da época e da cultura, gêneros literários, modos, sentimentos, palavras e narração dos HAGIÓGRAFOS. Entretanto, o verdadeiro e maior princípio de INTERPRETAÇÃO será o auxílio do ESPÍRITO SANTO (DV. n.º 12,3). subsiste 03 (três) critérios básicos para a real interpretaçãodas Escrituras:
1) ATENÇÃO AO CONTEÚDO E A UNIDADE TOTAL DA ESCRITURA (deve conter CRISTO como centro);
2) LEITURA DENTRO DA TRADIÇÃO VIVA DA IGREJA (é a memória viva da palavra de DEUS);
3) VISUALIZAR A ANALOGIA DA FÉ (coesão das verdades da Fé com o projeto total da Revelação).
Em suma, podemos enfatizar o seguinte: o que vem do ESPÍRITO, SÓ É PLENAMENTE ENTENDIDO PELA AÇÃO DO ESPÍRITO (Orígenes, Hom. in Ex. 4,5; SC 321, 128). Agora OS SENTIDOS das Escrituras podem ser divididos da seguinte forma:
a) LITERAL {é o contexto expresso na integra da palavra, revelado pela exegese (maneira de bem interpretar)};
b) ESPIRITUAL (sinais Divinos):
b.1) ALEGÓRICO (reconhecimento da significação de CRISTO em determinada situações; ex.: atravessia do mar Vermelho);
b.2) MORAL (sinal de instrução de como agir corretamente);
b.3) ANAGÓGICO (sinal de objetivo e direcionamento. Ex.: Igreja terrena é sinal da celeste).
Resume-se assim os Sentidos acima expressos: "... A LETRA ENSINA O QUE ACONTECEU; A ALEGORIA, O QUE DEVES CRER; A MORAL, O QUE DEVES FAZER; A ANAGOGIA, PARA ONDE DEVES CAMINHAR ...". Eis o dever dos Exegetas (Exegese), que dentro de determinadas regras interpretativas, devem entender e EXPOR o verdadeiro SENTIDO das ESCRITURAS, ajudando a IGREJA no seu DIVINO MINISTÉRIO e MANDATO de GUARDAR e INTERPRETAR a PALAVRA de DEUS: "EU não creria no Evangelho, se a isto não me levasse a autoridade da Igreja Católica." (STO AGOSTINHO, Contra epistulam Manichaei quam vocant fundamenti, 5,6: PL. 42,176).
A constituição das SAGRADAS ESCRITURAS para a IGREJA CATÓLICA será de 46 LIVROS do ANTIGO TESTAMENTO e 27 LIVROS do NOVO TESTAMENTO, todos recebidos e venerados como inspirados. Dentre Eles, subsistem 04 (quatro) EVANGELHOS (Boa Nova), que ocupam o centro da BÍBLIA, pois é perfilam sobre CRISTO, e será este que é o CENTRO destes escritos. Também, observaremos uma UNIDADE perfeita entre o ANTIGO e o NOVO TESTAMENTOS, que decorre, exatamente, da composição do PROJETO de DEUS e de sua REVELAÇÃO, ou seja, o ANTIGO prepara para o NOVO, e ESTE cumpre integralmente AQUELE. E por ser a PALAVRA de DEUS, ambos se iluminam reciprocamente.
A importância e o valor das ESCRITURAS SANTAS para a Igreja, é tanto que as veneras na mesma igualdade que venera o 'CORPO de JESUS CRISTO', no sentido que ambos ALIMENTAM e DIRIGEM absolutamente a VIDA CRISTÃ (Dei Verbum n.º 21). Será na PALAVRA que a Eclesia busca com vigor incessante seu alimento e força, acolhendo-a não como simplesmente palavra humana, mas, como real PROCLAMAÇÃO do PAI (1ª tS. 2,13).
Atualmente, a Igreja se refere as Sagradas Escrituras como forma de FIRMEZA para a FÉ e pura e perene fonte de vida espiritual aos Fiéis e coluna de sustentação para a própria Igreja. E portanto, para a mesma, deve exisitr o acesso pleno do conteúdo bíblico a todos os Fiéis, bem como a facilitação do seu estudo, por itermédio da pregação pastoral (ministério da palavra), da catequese e instrução cristã. Subsiste, enfim, um apelo da Eclesia: "... pela frequente leitura das divinas Escrituras, aprendam 'a eminente ciência de JESUS CRISTO' ..." (Fl. 3,8). Desta forma, concluimos o conteúdo do Art. 2º do 2º Capítulo. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com