sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lc. 5, 12-16

GRAÇA E PAZ! Novamente declinaremos sobre o Evangelista Lucas. Primeiro ponto é a CURA, como forma reveladora de JESUS. concentra-se duas características principais: 1) Gravidade da doença e 2) Atitude de FÉ. Estão dispostas em progressão, dois pontos antagônicos: a manifestação do PERDÃO dos PECADOS (Misericórida) e oposição dos Fariseus e Mestres da Lei (Obediência a Lei).
CRISTO tem conhecimento integro da lei que o estado do leproso signfica IMPUREZA (Lv. 13, 45-46; Lm. 4,15). Porém, não se adstringe a tal situação e estende sua mão ao que era repudiado pela sociedade.
Automaticamente, tendo consciência da mesma lei, pede ao mesmo que compareça ao Sacerdote, que como preconizado por Moisés seria o meio de purificação (Lv. 14). A apresentação perante o Sacerdote denotaria uma forma de confirmação oficial do seu estado de pureza, e desta forma, os Sacerdotes diagnosticam que JESUS CURA. Também, conforme a lei, deveria ofertar algo como Ação de Graças pela sua cura.
Ponto interessante a se observar é que o Leproso já tem conhecimento do Poder de JESUS. Se prosta diante Dele, sabedor da sua autoridade divina, e pede:"... se queres, tu tens poder de me purificar...". Ponto de demonstração de FÉ, mas o que se pede, pelo texto, não é simplesmente uma cura em si, mas a purificação, que estaria associada com o aspecto salvífico. O que se demonstra que o importante não é a cura propriamente dita, mas a Salvação da Alma que é primordial, a curra toma forma secundária. Por isto, de pronto, JESUS pronuncia de forma cristalina sobre a vida do leproso: "... EU QUERO,...". Um acontecimento estrondoso acontece, a lepra deixa-o de forma definitiva e este Homem, claramente será um divulgador de quem é JESUS, mesmo existindo uma recomendação: "... Não digas nada a ninguém...". Mas como calar-se diante de tamanha misericordia divina.
Por fim, o que sempre nos coloca a atenção, é que depois de fazer a ação reveladora, ELE se isola para orar, viver uma relação com o PAI.
Qual a reflexão? Primeiro vemos que não são as nossas impurezas que são capazes de nos afastar de DEUS. Nada e ninguém pode efetivar tal ação, independentemente de nossa enfermidade, JESUS seaproxima para tocar-nos e nos purificar. Mas o detalhe é que, como o leproso, DEVE EXISTIR, de nossa parte, UMA FORTE VONTADE (SE QUERES PODES CURAR-ME). Esta deveria ser o grande teor de nossa oração pessoal. A forma mais cristalina desse desejo existe, a CONFISSÃO ou o SACRAMENTO da RECONCILIAÇÃO. Quem quer que seja o Sacerdote representa a humanidade de JESUS, e ao pronunciar que os pecados (LEPRAS) estão perdoados, significa o "... EU QUERO..." pronunciado pelo nosso Salvador, CRISTO. Seguindo os passos: 1) Reconhecer necessitado da cura; 2) Ir primeiro ao encontro de JESUS; 3) Não pedir por si só, mas colocar na vontade de DEUS esta cura; 4) Depois efetivar uma ação de Graças pelo acontecido.
E agora! Será que estamos aptos a fazer-nos curados por JESUS? Temos a mesma Fé do leproso? Acreditamos em tantas coisas e pessoas, por que é tão dificil em ACREDITAR QUE EM JESUS TUDO PODEMOS?
Fica a reflexão em tua vida. DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com