sábado, 8 de janeiro de 2011

Jo. 3, 22-30

GRAÇA E PAZ! Caríssimos, vamos adentrar na teologia joanina neste dia. O rótulo deste Evangelho nos é colocado da seguinte maneira: "O amigo do esposo enche-se de alegria ao ouvir a voz do esposo". O primeiro ponto é a palavra 'AMIGO', que nos enche de alegria e orgulho. Quando fazemos parte deste programa de salvação, quando nos dedicamos e fazemos de tudo quanto nos é possível, com o coração aberto, somos esses amigos do Esposo, pois é a Igreja a noiva. Mas adentremos na passagem. O personagem principal é JOÃO BATISTA. Como já dito, seu nome verdadeiro é JOÃO. Batista advêm de seu ato inicial, ou seja, o de batizar. Na passagem JESUS, agora, também batiza. O primeiro fazia seu trabalho de aplanar a terra para o verdadeiro guia, ou Messias, e já o tinha dito que ele não era o Messias, mas alguém que iria indicá-lo com seu testemunho.
A leitura nos mostra que mesmo neste arduo trabalho de evangelização, a nossa natureza humana sempre nos atrapalha, e observamos este fato quando os discípulos de João reagem de forma egoista (ciúme e inveja) a atitude de JESUS também efetivar o Batismo de pessoas denunciando esta atitude de JESUS de Batizar, como forma de concorrência eivada de falta de autoridade deste para com aquele. Deve-se frisar que no contexto deste Evangelho a JOÃO acorre 'Gente'. A JESUS acorrem 'Todos', talvez o fato do êxito maior tenha gerada esta discussão entre os discípulos de João e Judeus sobre a validade das práticas efetivadas por ambos (abluções = purificação - batismo nas águas). Esta temática nos leva a aquele momento de discussão dos discípulos de JESUS, em que ELE revela: "... entre vós não devia acontecer a isto...". Esta atitude de batizar nas águas une ao sinal de CANÁ = ÁGUA de ALUÇÕES - VINHO NUPCIAL e MESSIÂNICO - PURIFICAÇÕES - O ESPOSO MESSIAS. A resposta de João é permeiada de qualidade elevada em quatro pontos: 1) Ele (Batista) deu o que recebeu de DEUS, não buscando promoção própria (V. 27); 2) Relembra a designação feita no momento do encontro com JESUS: "... EIS O CORDEIRO IMOLADO...", e ainda afirmando a superioridade de JESUS frente a sua pessoa (V. 28); 3) Não fica adstrito, mas do contrário se alegra pelo que JESUS já efetiva no mundo e porque as pessoas acorrem a ELE, porque é amigo do esposo, e a esposa (povo) se encontra com o mesmo (No AT matrimônio é aliança entre o povo e DEUS); 4) Fica alegre porque coumpriu integralmente sua missão (V. 29). E termina com a frase que todo Cristão deveria ter em seus lábios: "... ELE DEVE CRESCER, E EU DIMINUIR...". Esta última parte enquadra o teor da missão de JOÃO BATISTA, que deve ser refletida em nossa vida, se somos verdadeiramente Discípulos de CRISTO. Começa neste testemunho que toda a MISSÃO E FUNÇÃO são DESIGNADAS por DEUS, onde ninguém pode arrogar-se (1ª Cor. 4,7). Pois o seu discurso SEMPRE coloca a DEUS em primeiro plano (... existia antes, ...; ... sandálias do esposo...; ... vem um homem que está antes de mim...; ... a voz do esposo presente..., etc.). Fala do matrimônio, simbolo perfeito colocado no AT que significava a pelan aliança de DEUS com o seu povo (Esposo e esposa), tomada de Jeremias (7, 34; 16,9; 25,10) e retomada no Apocalipse (18,23). Por fim, nos demonstra que a finalidade de todo o serviço é uma só: "DAR A VIDA". Todo Discípulo verdadeiro deve enfrentar esta realidade, o término da missão sempre ocorre uma doação de vida.
Aqui nos demonstra que a única capacidade do Cristão é a do SERVIÇO. Nós não estamos neste mundo, se queremos ser a imagem deste CRISTO, para sermos servidos, aplaudidos, elevados às alturas. Se, hoje, vemos muitos se regojizando-se com sua proezas, magnitudes, da filosofias do 'EU' (FUI EU QUE FIZ, FUI EU QUE PRODUZI, etc.), na verdade, cada um estar adentrando na passagem singular dos últimos dias: "... NEM TODO AQUELE QUE DIZ MEU DEUS, MEUS DEUS, ENTRARÁ NO REINO". Fica lógico, porque a imagem de deus (quis propositalmente colocar em minusculo) é totalmente adversa e é uma produção própria de um ídolo. JESUS, mesmo anunciou a isto: "O FILHO DO HOMEM NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR" (Mt. 20,28). Ora, SERVIR representa esforço, sacrifício, humilhações, estar a disposição do próximo, renúncia de vida, gostos e interesses próprios.
Ser serviço deve apegar-se ao modelo maior, JESUS CRISTO (Fl. 2,6). Este serviço gera alegria, porque ajuda ao encontro da esposa (povo, Igreja) com o esposo (DEUS). Medite o vesículo 29 da passagem joanina na sua vida. ISTO ACONTECE?
Irmão e Irmã, esta é a alegria de quem serve a DEUS nos irmãos, é um prazer gratuito, que preenche toda a alma e que nos torna felizes mesmo diante dos sofrimentos (2ª Cor. 7,4)
POSSAMOS reavaliar! POSSAMOS revitalizar! POSSAMOS adentrar nesta vida íntima com DEUS. Que o nosso serviço seja, como o de JOÃO, que JESUS, SEMPRE, CRESÇA e que nos desapareçamos diante da esposa que súplica: "VEM SENHOR JESUS". DEUS VOS ABENÇOE.

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