quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mc. 1, 40-45

GRAÇA E PAZ! Antes de adentrarmos na essência do Evangelho proposto acima, gostaria de dizer algumas palavras sobreo Santo deste dia. Sto HILÁRIO, Bispo e Doutor da Igreja. É ofíco de memória (Cor Branca). Convertido adulto, e eleito Bispo fora conduzido para a cidade de Poitiers. Ferrenho combatedor da heresia Ariana. Exilado por seus pensamentos, adentrou com afinco na teologia oriental, que valorizou sua luta pela fé. Por seu zelo recebeu o cognome de "Atanásio do Ocidente". Grande escritor do tema 'TRINDADE', e de outras obras (salmos, hinos e obras exegéticas). Por sua ação concreta, contribui para o desenvolvimento e estruturação da teologia da revelação. Sendo considerado como representante da união do pensamento cristão do Oriente e do Ocidente. Sto HILÁRIO! ROGAI POR NÓS.
A temática de hoje trata de um milagre isolado, mas colocado em relevo por Marcos, por causa da doença em questão. A lepra era difundida como uma peste de punição divina, como punição contra um mal efetivado por aquele que a possuia. E a sua cura era considerada como característica da época messiânica (Is. 35,8).
JESUS não se preocupa coma legislação vigente, que proíbia qualquer contato com um leproso, pois poderia se contaminar. Marcos acentua nesta passagem o contexto contraditório da ação de CRISTO e da Lei judaica em vigor. Esta doença dava conotação de impureza legal e perfazia a EXCLUSÃO da comunidade. Contradizendo o teor da lei, toca a mão do 'leproso', purifica-o e o manda aos sacerdotes para receber o atestado válido de cura, pois a cura deveria ser testemunhada oficialmente (Lv. 14,1-32). Interessante frisar é que os sacerdotes diagnosticavam, não curavam. Outro ponto peculiar em Marcos, apesar da ordem de JESUS, o antigo leproso espalha a noticia de sua cura messiânica, o que estimula a muito a procurar este CRISTO, mesmo nas regiões desertas. Este fato de violação da Lei, introduz as cinco controvérsias (2,1-3,6), nas quais JESUS declinará acerca do verdadeiro sentido da LEI de DEUS.

Vamos destrinchar o contexto. Primeiro ponto de observação, o homem leproso demonstra uma total confiança em JESUS, o que revela é a resignação à sua vontade: "... Se quiseres, podes curar-me...". CRISTO efetiva esta cura. Perfaz porque quer manifestar a bondade do PAI e socorrer as misérias do povo "... VINDE A MIM TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS SOB O PESO DE VOSSO FARDO, E EU VOS DAREI DESCANSO..." (Mt. 11,28). Na época a lepra era uma doença que transformava a vida de uma pessoa em impureza profunda, porque ia além da destruição da integridade física, dando conotação espiritual, seria a pessoa considerada sinal de pecado, o que fazia do leproso um 'excomungado'.
A atitude de JESUS revela CURA, SALVAÇÃO e REINTEGRAÇÃO SOCIAL. Novamente, repete-se a frase tradicional de Marcos: "... ESTENDEU SUA MÃO, TOCOU NELE ...". Denota o assumir para si os sofrimentos do leproso (Is. 53).
Vejamos, assim acontece no SACRAMENTO da RECONCILIAÇÃO, JESUS nos toca neste momento único, toca as nossas lepras, quando, de coração, nós a mostramos, e indicamos que somos impuros diante de sua realeza. ELE NOS TOCA, por mais profundas que sejam nossas feridas. Nos CURA, LIBERTA, SALVA e nos REINTEGRA em sua Família, na Casa de DEUS. Quão maravilhoso é este momento, e quanto, hoje, é pouco procurado por aqueles que realmente necessitam.
Outro momento a ser declarado, que é a tensão na missão de CRISTO. Procura de imediato se retirar e ocultar-se, mas irradia uma força superior de atração. Como em Is. 45,14-15, ESCONDIDO é ATRAENTE. Pois cada vez que demonstrava a MISERICORDIA do seu PAI, mas revoltam-se aqueles que deveriam, isto sim, ser instrumentos do Amor de DEUS para com o povo sofrido. Disto originava-se a perseguição contra JESUS.
REFLITA: VOCÊ AINDA ACHA QUE EXISTE ALGO QUE POSSA AFASTAR DE TI O AMOR DE DEUS? Procure, de imediato, sem questionar, este IMENSO AMOR por ti, capaz de trocar reinos. DEUS NOS AMA, isto basta. Se teu coração implora por amor, volte para a tua casa, a CASA DE DEUS, mostre tuas chagas (Lepras), e digas: "SENHOR, SE QUERES, TENS PODER DE ME CURAR!" QUE ASSIM SEJA. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com