sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

MC. 7, 31-37

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, novo dia, novos passos, nesta busca da verdade, caminhemos com MARCOS, que nos orienta a termos uma nova visão da verdadeira essência de "QUEM É JESUS?". Hoje a Igreja celebra (Ofício de Ns.a Sr.a) o Dia de Ns.a Sr.a de LOURDES. Havia apenas quatro anos que o Papa Pio IX enriquecerá a Igreja com o sinal luminoso do poder salvador concedido pelo PAI ao Redentor: MARIA, sua Mãe, cheia do ESPÍRITO SANTO, totalmente preservada do pecado, É IMACULADA. Em 11 de fevereiro de 1858, MARIA manifestou-se (18 vezes) como Imaculada perante Bernadete Soubirous, numa gruta de Lourdes, até 16 de julho.
O perene milagre de Lourdes é a EUCARÍSTIA. Além do aspecto de sinal deixado, o que agrega é a mensagem proferida por nossa Mãe, a "CONVERSÃO", e do grande gesto de CRISTO de "DAR O PRÓPRIO CORPO E O PRÓPRIO SANGUE" para a nossa salvação. A alegre aceitação dos sofrimentos, emunião com JESUS, por parte dos doentes, a admirável doação dos jovens aos pobres e sofredores, em um clima de intensa oração em Lourdes, só são compreensíveis à Luz da MISSA, que tem o primeiro lugar na "Cidadela" de MARIA.
Oremos juntos: "Ó DEUS de misericordia, socorrei a nossa fraqueza para que, ao celebrarmos a Memória da Virgem Imaculada, MÃE de DEUS, possamos, por sua intercessão, ressurgir de nossos pecados. Por nosso Senhor JESUS CRISTO, vosso FILHO, na unidade do ESPÍRITO SANTO." amém.

Na leitura de Marcos faz-nos repensar a nossa situação atual. No Rhema pretendido nos coloca: "AOS SURDOS FAZ OUVIR E AOS MUDOS FALAR". Será que não precisariamos, neste lindo dia, de nossa precisosa MÃE, perquerer de JESUS para que abra os nossos ouvidos, para escutar tantas mensagens de conversão e mudança de nossa vida cotidiana, para aguardar a vinda do novo Reino. Ou melhor, fazer que se descole os nossos lábios para proclamar com mais vigor e coragem a nova e verdadeira  mensagem de vida.
Neste contexto Marcos nos coloca no itinerário de JESUS, novamente em território pagão (5,1-20). Deixa-nos uma lacuna, não especifica a origem do povo, número, nada. Perfaz uma cura de um pagão utilizando-se de uma simbolica cerimônia. Este doente esta incomunicável. Primeiramente, o toca os ouvidos com os dedos (gesto corporal), significa a transmissão do poder (Ex. 8,15), em que origina o desbloqueio deste sentido (Sl. 40,7). Em segundo, nova atitude corporal, toca a língua com sua saliva, sabendo-se pela tradição, que a saliva tinha virtudes terapêuticas, querendo demonstrar JESUS, que a sua curava.
Outro gesto corporal simbolico é o ato de erguer os olhos para o céu em uma atitude de oração, cujo significado poderia aduzir: "de onde vem o auxilio" (Sl.121,1; 123,1). Por fim, em uma atitude extrema compaixão, ordena que o doente se abra à cura, é um mandato peremptório.
Todo esta representação simbólica enfatiza a fácil compreensão, comprovada pelos comentários das testemunhas do fato, que remete-nos a a ação criadora de DEUS (Gn. 1) e a profecia de Isaias (Is. 35,5s), ou seja, O Criador faz tudo bem, o Redentor restaura a bondade.
O pagão torna-se uma nova criatura mediante a intervenção de JESUS, que no BATISMO lhe abre os ouvidos e lhe solta a língua, para que escute, viva e faça ressoar para os outros a Palavra de DEUS.
REFLEXÃO: A pronúnica "EFETÁ" esta direcionada a cada um de nós hoje. Se somos batizados devemos, cada vez mais, nos abrir para escutar e proclamar a palavra de DEUS. Basta de nos omitirmos, dizendo: '... Isto NÃO É COMIGO, NÃO SOU CAPACITADO para tal ...', pois fomos feitos Crentes e Profetas. Ora olhando todo o desenrolar do conteúdo da Bíblia podemos chegar a uma conclusão que o profeta é incapaz de falar por si, mas recebe de outrem a palavra que deve transmitir. Igualmente, aqueles que escutam, se não houver quem povo desbloquear o sentido do ouvir. Hoje, como outrora, esta desencadeando em nosso meio o 'MUTISMO', em que consiste que a palavra não esta sendo mais proclamada como deveria, porque os ouvidos não estão abertos para escutar, e este fato está intimamente ligado a falta de FÉ. Evidente que quando o Profeta proclama é um sinal de que DEUS está presente, e a FÉ acaba sendo difundida.
Na nossa vida o que deveria acontecer, quando a palavra é ampla e qualitativamente proclamada? Deveria a nossa vida ser adaptada aos moldes da Bíblia. Entretanto, o que, muitas vezes observamos é o contrário. Muitos querem que a Palavra de DEUS é que se molde para suas vidas. Lembremos, mesmo que nossos lábios se calem, DEUS suscitara as pedras que proclamem sua verdade. REFLITA. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com