segunda-feira, 14 de março de 2011

ESPIRITUALIDADE DA RCC (1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! 
Estaremos dando continuidade a Formação sobre a RCC. Adentraremos na sua ESPIRITUALIDADE, buscando esclarecer alguns pontos básicos, e, também, o contexto teologico e canônico de nossa expressão de SER IGREJA CATÓLICA.
Entendemos a perplexidade de muitos. É que, normalmente, as coisas novas assustam. No mínimo nos colocam em sobressalto. Este é o caso da espiritualidade da Renovação Carismática Católica. Ela é tão antiga, a ponto de remontar ao antigo profetismo de Israel, e ao mesmo tempo tão jovem para nós, tanto que é chamada de Renovação. Dela falta muito a conhecer, porém mais falta a vivenciar. E para vivenciá-la, uma boa ajuda é conhecê-la.
No início de nossa caminhada com a Renovação, em muitas oportunidades somos surpreendidos com indagações como esta: Quem está certo a respeito da Renovação Carismática? Os seus formadores e coordenadores, ou os que a criticam? A Renovação é de Deus ou não? Se é. Por que alguém não a aceita? Será por que não a conhecem? Será que ela está errada? Posso ser carismático? É certo ser carismático?
Quando estamos errados, ser corrigido é uma grande bênção, pois a correção fraternal vem de Deus, uma vez que Ele corrige aqueles a quem ama. Quando estamos certos e somos perseguidos, o Espírito Santo rejubila conosco por sermos achados dignos de sofrer pelo nome do Senhor (Mt. 5,10-12; At. 5,40-41).Em matéria de espiritualidade, quando se trata da Renovação, não encontramos o carisma de nenhuma pessoa humana que lhe tenha dado o impulso inicial. É que ela não foi fundada por homem e nem por mulher. Isto é o que se conclui com os relatos do seu início. De fato, ela não tem fundador secular. Por quê? Seria possível admitir que seu fundador é o Espírito Santo? Ou seria presunção acreditar que a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, nos dias de hoje, se revele com sinais a simples mortais, dando origem a um movimento eclesial? Na verdade, a Renovação, como Movimento Pentecostal, já existe desde os tempos apostólicos. Mais precisamente desde o Pentecostes de Pedro e seus companheiros. O que ocorre hoje, então? A conclusão é uma só: o que hoje foi denominado de Renovação, é simplesmente um redespertar do Fogo de Pentecostes, acompanhado dos carismas que sempre existiram na Igreja. Que benção!
Mas o que significa o têrmo ESPIRITUALIDADE?
É uma forma particular ou comunitária de responder ao chamado de Deus, bem como de colaborar no Seu plano de salvação - um modo específico de relacionar-se com Deus-Pai, Deus-Filho, Deus-Espírito Santo, com a Igreja, Corpo Místico de Cristo, em sua expressão terrena e celestial, e com as pessoas que ainda não participam da Igreja, a partir de uma experiência pessoal de salvação (experiência religiosa).
SIM! MAS O QUE É A ESPIRITUALIDADE RCC?
A espiritualidade da Renovação Carismática Católica é Trinitária (Autenticidade - CONTEMPLA, EM SUA PRÁTICA, O RELACIONAMENTO COM AS TRÊS PESSOAS SANTÍSSIMAS, NOSSO DEUS TRINO E UNO), e nasce a partir de uma experiência pentecostal (“Os objetivos centrais da Renovação Carismática Católica ou Renovação Pentecostal Católica”) de quem participa da salvação do Pai, na pessoa do Seu Filho Unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo, tendo como antecedente histórico o Pentecostes dos primeiros Apóstolos de Jesus Ressuscitado.
Mas, como sabemos que as graças de hoje estão ligadas ao Pentecostes dos Apóstolos? Encontrar a resposta é simples. É só verificar os frutos de hoje. São os mesmos que aconteciam naqueles tempos: oração em línguas, ardor missionário, conversões abundantes, perseguições. O Pentecostes atual é, em verdade, a retomada, a continuação daquele que aconteceu na aurora da Igreja.).
Outra forma de observarmos o teor desta Espiritualidade é que ela reaviva a experiência sacramental e a sua vivência, a começar pelo batismo, principalmente no sentido de morrer com Cristo e com Ele ressuscitar (batizados, temos tido dificuldades em experimentar as graças batismais. É neste sentido que nossa espiritualidade tem reavivado nosso batismo. Primeiras graças que recebemos depois da efusão do Espírito Santo = é a consciência de que somos realmente pecadores e necessitados de salvação. Isso nos leva a aceitar incondicionalmente o perdão de nossos pecados e nossa salvação).
Igualmente, fixa inteiramente os fiéis no projeto de instauração do Reino de Deus, como filhos Seus, sujeitos ativos da história da salvação, co-herdeiros de Cristo. Também, gera uma consciência viva do poder e da ação concreta do Espírito Santo na vida pessoal e na história da redenção do homem, acompanhada de docilidade às sua moções, inspirações e revelações (Esta docilidade é realmente uma graça. O homem de todos os tempos sempre teve dificuldade em se submeter a outrem - cultura que prima pelo individualismo e pela liberdade absoluta), tendo a aceitação e a prática dos carismas como forte distintivo das outras espiritualidades.
 COMPROVAÇÃO TEOLÓGICA DA ESPIRITUALIDADE:
Posteriormente, A Comissão Nacional de Serviço da Renovação Carismática Católica dos Estados Unidos da América convocou uma reunião da “Conferência do Coração da Igreja de teólogos e líderes pastorais, (...) para examinar as conseqüências pastorais da evidência procedente dos primeiros autores pós-bíblicos de que o Batismo no Espírito Santo é parte integrante da iniciação cristã e é normativo” ('Avivar a Chama'. Doc. da Conf. do Coração da Igreja de Teólogos e Líderes Pastorais, S. Paulo. Loyola. 1992. pg 5). Estudaram na ocasião onze autores, dentre os santos Padres, são eles:
Em 1987, aconteceu a Assembleia Episcopal latino-Americano, que objetivou-se em efetivar estudos concretos sobre o tema RCC. Entre muitos temas desenvolvidos, o que chama a atenção é à Fundamentação Teológica da Renovação (§ 13 à § 42).
Tertuliano (no período em que foi católico), Hilário de Poitiers, Cirilo de Jerusalém, Basílio, Gregório de Nazianzo, João Crisóstomo, Filoxeno, João de Apaméia, Teodoreto de Cirro, Severo de Antioquia e José Hazaia, que representam toda a cultura cristã da época. Eram latinos, gregos e sírios e ocupavam quase toda a costa do Mediterrâneo, berço cultural da antigüidade.
Esta comissão se reuniu com as bênçãos e os incentivos da Comissão Ad Hoc dos Bispos que então acompanhavam a Renovação Carismática dos Estados Unidos e examinou também as evidências bíblicas do batismo no Espírito Santo. Tratou, portanto, do centro da espiritualidade da Renovação.
Suas conclusões foram reunidas em um documento cujo nome é “Avivar a Chama”, que foi organizado por Killian McDonnell e George T. Montague. Neste documento encontramos alicerce seguro para o batismo no Espírito Santo, bem como para sua ligação direta com o batismo sacramental e a Crisma, sacramentos da iniciação cristã. (Nm 11, 24-30 – Jl 3, 1-2).
Como já sabemos, a ALMA da Igreja é o ESPÍRITO SANTO. Sendo a RCC uma parcela da Igreja, um jeito de ser Igreja, também sua ALMA será o ESPÍRITO. disto começamos a entedner o mod de ser e agir do nosso Movimento, como pertença da Igreja (MOVIMENTO ECLESIAL). Logo fica estritamente confirmado que o teor de nossa ESPIRITUALIDADE é a SANTÍSSIMA TRINDADE. Nunca será para a RCC apenas uma norma de moral religiosa, tão pouco uma regra litúrgica. Mas SIM VIDA ESPIRITUAL. Nasce de nossa EXPERIÊNCIA de PENTECOSTES.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com