segunda-feira, 14 de março de 2011

A INTUIÇÃO CRIATIVA (1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BEM, vamos dar continuidade a nossa formação pessoal. Falaremos sobre a INTUIÇÃO CRIATIVA. Seu conceito é que é uma situação em que se expande o imaginário, é o que produz novos conhecimentos, refinando o olhar crítico das coisas e pessoas, observando por novos e múltiplos ângulos. È uma característica que nos permite ousar, arriscar, atrever, aventurar. A intuição é uma peça importante em nossa psique, porque nos concede novos subsídios parra produzir soluções não analisadas e saídas não vistas.
Analise esta situação: ‘Uma jovem entre 14-15 anos, que recebeu de forma imediata e surpreendente, uma missão da qual não se encontrava preparada. Descobriu que seria mãe de um menino, e do qual este teria uma importância fundamental para um povo. Também começou a perceber que diante da regra de conduta e moral de seu povo, tal aceitação traria, de imediato, conseqüências para sua própria vida. Simplesmente, utilizou de sua intuição, para perceber que algo que lhe era anunciado tinha uma conotação tão forte que poderia abrir uma nova porta para seu povo, e desde este pensamento, disse “SIM”. De repente, por causa deste filho viu sua vida adquiriu novos nuances. Observou que desde o nascimento da criança iniciou-se uma perseguição pelos homens, soldados com sede de sangue. Teve que sair de sua terra natal, por anos, para depois retornar e observar que trataram-na como desconhecida, como repudiada. Como entender e aceitar o que era inexplicável? Como suportar a um chamado que a trataria como a mais venerável pessoa, e no traçar da vida se tornar a mais desprezível pelo próprio povo que iria resgatar? Que espécie de missão redentora poderia ter situações tão criticas e aparentemente prejudiciais. Seria tudo uma ilusão? Como suportar tais situações que poderiam direcionar uma depressão, o medo e a insegurança?
Para surpresa, esta Mãe, de uma criança extremamente complexa, simplesmente esvaziou-se dos seus preceitos, aceitou o inadmissível, libertou seu imaginário, utilizando sua intuição para encontrar soluções não observadas diante de toda situação vivida. Para isto acontecer em nossa vida, devemos aprender:

1) Fazer um mergulho de introspecção (olhar para dentro), abrindo as janelas de nossa memória;
2) Não aceitar os paradigmas rígidos construídos em nossa mente;
3) Ser resiliente;
4) Ter coragem de percorrer caminhos não percorridos;
5) Não ter medo de pensar diferente;

Agora pense: ‘Somos treinados para dar respostas fechadas’. Temos que responder aquilo que são preceitos fixos, e temos que adquirir o máximo de uma pontuação, para dizer que somos capazes. Uma nota é capaz de dizer algo sobre você? Reflita!
Na vida comunitária, aqueles que são melhores são aqueles que realmente aprenderam a expressar seus pensamentos, que ousam, criam, inventam, imaginam. Você sabia que os sonhos são, e precisam ser projetos de vida? Se eles se tornam tais projetos, podem e devem mudar toda uma história de vida. Porém, se são apenas desejos superficiais, nunca terão um impacto precioso em nossa vida. Interessante, saiba que sonhos sem treinamento produz pessoas frustradas e treinamento sem sonho produz um ser autômata.
Olhe ao seu redor. Veja sua vida, como ela está? Os considerados incapacitados, olhando para o céu nublado, pensarão e, assustados, comentarão que virão raios, que podem atingir sua vida, e, assim, dar fim a sua vida. Já aqueles que sabem que são, são autores de sua vida, observarão o ambiente em que se encontra, verão a chuva e analisarão a oportunidade de lançar as sementes que estão em suas mãos.

(AINDA CONTINUA)




Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com