quarta-feira, 23 de março de 2011

O SABER TRATAR AS PESSOAS (2ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Estamos caminhando! que maravilha! Como é bom podermos dar um pouco de nosso tempo para DEUS. Ver sua obra, sua beleza. Como é grandioso, deixar SILENCIAR nossa alma para escutar, única e exclusivamente, à DEUS. DEUS seja louvado por tudo que fizemos e que podemos fazer! Por esta formação, enfim, pela tua Vida meu Irmão, minha Irmã. Hoje daremos continuidade nesta formação de Liderança de como TRATAR AS PESSOAS. Lembrando (novamente) que o conteúdo destas mesmas estão sendo extraídos do meu Livro: MANUAL DO LÍDER SERVIDOR. Vejamos o conteúdo do art. 31:
Cap. 31. ... “Tenha antes de tudo humildade e não possuindo o que lhe pedem, dê como resposta uma boa palavra (1), (...). Mantenha sob seus cuidados tudo o que o Abade determinar (3), não presuma, (...), a respeito do que lhe tiver proibido. Ofereça aos irmãos (4) a parte estabelecida para cada um (2), sem arrogância (5) ou demora, a fim de que não se escandalizem (6), lembrando da palavra divina sobre o que deve merecer (7 e 8) ‘ quem escandalizar um destes pequeninos’” ... .

"CONTINUEMOS A FORMAÇÃO"!!!!.


6) Conduzir as almas:

A arte de conhecer o ser humano, exigi certa agilidade, é o que se pode denominar de Liderança. Trocando em miúdos, seria a condução almas.
Para exercer esta função deve-se prestar atenção ao interior, observando a imagem original e real da pessoa (Imagem e semelhança de DEUS). É o abordar a alma, é o incentivar e estimular o pensamento de que deve-se avaliar todas as tentativas que não deram certo como experiência úteis para o crescimento.

7) Permitir o crescimento:

O verdadeiro Líder efetiva uma real avaliação das capacidades, limitações, riscos, do liderado, analisando os seus pontos favoráveis, o que lhe incentivar, e os pontos desfavoráveis, o que lhe pode desmotivar. Então, observa-se que deve haver uma adaptação ao caráter e a capacidade de compreensão. Entende-se que a verdadeira Autoridade é proporcionar aos outros o seu crescimento, ou fortalecer suas vidas (boa formação, aperfeiçoar), ficando evidente que o sentido de engrandecer é colocar sempre a disposição de quem quer que seja a possibilidade de aperfeiçoar sua vida.  É o que se verdadeiramente se observa na atualidade, em que as pseudo-lideranças utilizam os irmãos para tampar buracos, mas nunca para fazê-los crescer.

8) Não sobrecarregar:

Pelo Mistério da Salvação sabe-se do valor da vida humana sobre todas as outras coisas, e que portanto, o pouco rendimento não é justificativa de sobrecarregar alguém, onde a cura, a integridade e o bem-estar de alguém esta acima do sucesso (sem exigências). O temente a deus deve saber conviver com o mundo da forma correta, e tratar as pessoas com o devido respeito, o que exclui a coação, o apontar dedo de forma moralista.

9) Amar as pessoas:

Atenta-se que o Líder deve odiar o mal e amar os irmãos (Sto AGOSTINHO), deve saber distinguir as pessoas das coisas, entre aquilo que não é certo e a pessoa comandada pelo mecanismo do mal, deixando-se levar pelo caminho errado. Então o Líder ama a pessoa que repreende, devendo constar em seu coração que o repreendido não quis fazer o mal, falhando por ignorância.
Entretanto, o Amor não é suficiente para liderar, mas deve ser mesclado com a “prudência”, não deva existir o exagero. Neste sentido fica claro que quando se quer corrigir em excesso, acarreta um maior prejuízo, quando se repreende com rigor, fere-se muito mais. Se do Líder apenas sai o exigir mais, acaba provocando um colapso total.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com