quarta-feira, 23 de março de 2011

Mt. 20, 17-28

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Hoje a Mater Eclesia celebra a vida de S. TURÍBIO DE MOGROVEJO. BISPO. Natural de Leon, Espanha. Veio como leigo a américa Latina como evangelizador. Aos 42 anos fora nomeado como Bispo de Lima, Peru. Debruçou-se a serviço dos indios da localidade, e cuja intenção de proteção, colocou-o em oposição aos interesses dos governadores  do Peru. Bem como as extorsões dos colonos espanhois e  aos privilégios dos religiosos. Governou a Igreja local com sínodos e concílios, fazendo contínuas visitas pastorais, falando o dialeto local. Apresentando esta figura a Igreja intenta reconhecer como válida a linha de ação em favor dos oprimidos, nascida de uma EUCARISTIA 'viva e vitalizante'. Por isto, S. TURÍBIO ROGAI POR NÓS. Rezemos: " Ò DEUS, QUE FIZESTES CRESCER A VOSSA IGREJA PELA SOLICITUDE PASTORAL DE S. TURÍBIO E SEU ZELO PELA VERDADE, CONCEDEI AO VOSSO POVO UM CONTÍNUO AUMENTO DE FÉ E SANTIDADE. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". "CONTINUEMOS NOSSA LECTIO".

Hoje o Rhema é: "ELES O CONDENARÃO À MORTE". Outra predição da PAIXÃO. Estamos nos aproximando da Semana MAIOR. Agora sobrevem uma detalhada explicitação do momento (JESUS escarnecido, flagelado e crucificado). Existe um detalhe específico: 'UM PEDIDO'. Qual o teor? É coerente ou permissivo seu conteúdo? Faz-nos reavaliar os nosso pedidos à DEUS. "... EU GOSTARIA ...; ... EU DESEJARIA ...". O pedido feito pela Mãe dos Filhos de Zebedeu ajuda a JESUS a anunciar a verdadeira temática da AUTORIDADE como SERVIÇO, especificamente o serviço à mesa, tão bem sublinhado por Mateus (Lc. 17,18; Jo. 12,2). JESUS contextualiza o seu discurso de que a AUTORIDADE observada consiste em DAR a VIDA pelos outros.
REFLEXÃO: O anúncio é cheio de uma ESPERANÇA. No término da missão não se encontra a MORTE, mas a VIDA em plenitude (VITÓRIA). Os discípulos devem ter em vista nunca o êxito, pela briga pelos melhores lugares. Nos é colocado que a nossa real busca é pela VONTADE DE DEUS, colocando-nos à SERVIÇO dos homens, fazendo-nos pequeninos, dando aos outros a nossa vida.
Ora, perante o pensamento dominante deste mundo mesquinho a resposta que irá ressoar é que tal atitude é inconsiste com os padrões atuais, desenvolve-se mais um aspecto de HUMILHAÇÃO e INSUCESSO. Quem aderir a tais atitudes será um FRACASSADO, como a própria figura da CRUZ (DERROTA). Lógico, que o discurso de DOAÇÃO da Vida, para muitos, ainda se torna meio que incompreensivo, hoje, como na época dos Apóstolos. Esta LEI fundamental que JESUS exorta, não impõe, subverte os valores humanos naturais. CRISTO, definitivamente, NÃO VEIO SER PATRÃO ou CHEFE, mas SERVO, e o seu SERVIÇO foi ao extremo, até à morte, permissiva pelo AMOR, ao PAI e aos homens. TODO O VERDADEIRO DISCÍPULO SEGUE ESTE MODELO. O coração do servo de DEUS se revolve perante os acontecimentos neste mundo. O que vemos e ouvimos, cada vez mais, são 'Pseudo-Servos', 'Falsos Pastores' que somente estão predispostos a ofertar, NÃO SUA VIDA, mas  a vida ou gordura de suas ovelhas, enfraquecidas pelas interperes da vida. Parece cômico que atualmente ressoa o pedido da Mãe de Tiago e João ("... se sentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda ..."). Mas os locais privilegiados já estão definidos por DEUS. A base sempre será o ponto de CONVERGÊNCIA que efetuaremos no encontro da RELAÇÃO VERTICAL (DEUS e 'EU'), com a RELAÇÃO HORIZONTAL ('EU' e os OUTROS). Por hoje, o nosso pedido poderia ressoar da seguinte forma: "SENHOR, AJUDA-ME A TE EXPERIMENTAR, SEMPRE E CONTINUAMENTE, NA EXPERIÊNCIA DE VIDA DE MEU IRMÃO". REFLITAMOS. DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com