domingo, 27 de março de 2011

A INTUIÇÃO CRIATIVA (Conclusão)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Hoje daremos a conclusão desta Formação Humana. Devemos estimular nossos pensamentos e direcioná-los para uma criatividade sadia, em que se formará um núcleo de idéias que desenvolverão em nós, como também nos outros, a partir do nosso testemunho, a geração de um Novo Mundo. Como o próprio JESUS nos ensinou: "... EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS ...". Possamos rezar da seuinte forma, para iniciarmos a conclusão desta formação: "Ó DEUS, FONTE DE TODA A MISERICÓRDIA E DE TODA A BONDADE, VÓS NOS INDICASTES O JEJUM, A ESMOLA E A ORAÇÃO COMO REMÉDIO CONTRA O PECADO. ACOLHEI ESTA CONFISSÃO DA NOSSA FRAQUEZA PARA QUE, HUMILHADOS PELA CONSCIÊNCIA DE NOSSAS FALTAS, SEJAMOS CONFORTADOS PELA VOSSA MISERICÓRDIA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM".


Continuando a formação da Intuição Criativa, podemos observar, agora, o contexto da segunda frase, que é simples e direta. O “ ... De vez...” conota já ter experimentado, pois a sua ação gerou algo no seu ser que o motivou a pensar em outra oportunidade. Aqui fica claro que houve uma experiência vivida e sentida, não é abstrato, é real. Fora observado outros ângulos da visão, por isto o raciocínio é colocado em aspecto condicional, ou seja, é possível. Contêm uma emoção, preocupação, afetividade, generosidade.
  Veja, o que quis se dizer até aqui: “AS PALAVRAS E OS DISCURSOS SEMPRE NOS TRAEM”.
  O mundo busca nos fazer a ter pensamentos dialéticos, por ser mais fácies e prático de manipular, sendo lógico e comunicável a orientação. Tais pensamentos são bons para repetir informações, obedecer ordens, etc. Mas são péssimos para criar, inventar, inovar, refazer, organizar (Multifocal).
  Você sabia que a “imaginação é mais importante que o conhecimento” (A. Einstein). Quer ver uma dinâmica interessante? Coloque um copo de água diante de você. Agora descreva o copo com seu pensamento. O que você diria sobre ele neste momento?
  Nos possuímos 6 tipos de raciocínio:
a)      Lógico-linear: representa a capacidade de deduzir formulas, checar dados, é o binômio estímulo-resposta (dente-por-dente);
b)      Histórico-social: analisa a história humana, favorecem a perfeita essência humana e sua inteligência de construção;
c)      Histórico-psíquico: ajuda no autoconhecimento, a autoconsciência, nos traumas e conflitos;
d)     Psicogerencial: é o que posiciona o gestor da psique, filtra os estímulos, re analisa o incosnciente;
e)      Existencial: alimento o pensamento filosófico;
f)       Esquemático: Organiza os demais raciocínios, sintetiza, sistematiza (conclusões).
  Julgar comportamentos é lógico-linear, enquanto analisar as causas é histórico-psíquico. Excluir cor, sexo, religião e casta social é lógico-linear. Enquanto, solidarizar, apoiar, incluir é histórico social e psíquico e existencial, etc.
  Veja, é este tipo de pensamento que aflora a vida de um suicida, pois ele não alcança a potencialidade das coisas e pessoas ao seu redor, observa situações negativas. Nada para ele pode ter conotação positiva.
  Qual o período em mais usamos a imaginação? Na infância. Nesta fase perguntamos tudo, sem medo da resposta. Interessante, quanto mais envelhece-se mais torna-se mudo. Por que? Porque se bloquearam pelas janelas impostas, reduzidas pela necessidade de dar respostas precisas, do medo de errar, de ser criticada e zombada.
  Qual a diferença entre criar oportunidades e esperar que apareçam? Você sabe?
  Criar oportunidades é depender de si, irrigar a terra, é libertar a intuição. Esperar aparecer é depender dos outros, é esperar que apareçam, é depender da sorte. Você cria oportunidades para trabalhar ou espera que lhe ofereçam espaços?
  Interessante muitos amam as árvores, mas não querem sujar as mãos para plantá-las. E VOCÊ?
Para terminar. gostaria de vos colocar a disposição alguns exercícios diários para desenvolver esta Intuição Criativa que já está em teu interior, precisando apenas ser aprimorada. OK


Exercícios para o dia-dia

1) Exercite, todos os dias, a libertação dos pensamentos, o seu imaginário.

2) Buscar a arte da dúvida para questionar verdades absolutas. Abrir-se para outras vertentes. Nas situações difíceis buscar sempre ver em outro ângulo a situação. Tente entender a situação, antes de agir pela emoção.

3) Supere o conformismo e o medo de ousar. Tente explorar caminhos que você não teria coragem de percorrer, para buscar as soluções.

4) Busque em situações de sua vida enxergar a situação como oportunidade para crescer ainda mais. Não tenha medo de pensar diferente.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com