quarta-feira, 2 de março de 2011

MC. 10, 32-45

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Que coisa, o tempo está voando mesmo, estamos no segundo dia do mês de Março. Desta forma a caminhada com Marcos irá logo acabar. kkkk. Hoje em Marcos, debruçaremos no Rhema: "EIS QUE ESTAMOS SUBINDO PARA JERUSALÉM, E O FILHO DO HOMEM VAI SER ENTREGUE". Necessáriamente, este trecho é uma formação básica para toda a Liderança da Igreja Católica, mas principalmente para a Liderança da RCC atual (falta muito ainda, mas estamos a caminho). Devemos nos deter nos mínimos detalhes de Marcos, especialista neste desenvolvimento. Em primeiro plano vemos que todos estão subindo em direção à Jerusalém. Olhe o aspecto do verbo 'SUBIR', onde o contexto de todo o Evangelho de Marcos é um subir a montanha para se encontrar com DEUS. Em estrita ligação, proclama Marcos que vão para Jerusalém, local onde se encontro com DEUS para os judeus (alojada a Arca da Aliança). Segundo, muitos acompanham, JESUS não vai sozinho. Mas coloca um detalhe significativo para o aprendizado da Liderança, em que o primeiro, o Líder, é o Mestre, CRISTO, de forma decidida vai à frente, quase que os arrastando. Faz-me imaginar como seria bom este comportamento, para muitos, líderes da RCC? Pela terceira vez prediz ao seu público a sua via messiânica de SACRIFÍCIO e de SERVIÇO TOTAL a ser desempenhado, agora com uma riqueza de detalhes. Novo detalhe, uma segunda discussão entre os Discípulos, gerado pelo temor e ciúmes, de serem alijados pelas manobras de João e Tiago. O pedido: 'PRIMEIROS LUGARES', a exposição de honra e poder. JESUS a proveita a situação (e como seria bom que ELE o fizesse para a liderança da RCC) para os ensinar de forma concreta que entre os Cristãos verdadeiros, os líderes DEVEM SER SERVOS DE TODOS.
A situação nos mostram caminho a ser percorrido, requer esforço, ainda maior, ir em direção de um local elevado. Soma-se a situação emocional carregada de mistério e intrigas internas. JESUS adianta-se para demonstrar que o Mestre ou Líder deve estar a frente para enfrentar todos os percalços, os demais também o seguem, com medo e surpresos, pois sabem que algo prejudicial os encontrará no final do caminho. A termologia da cidade Santa é utlizada com amparo legal da lei judaica todos devem se direcionar à Jerusalém, onde DEUS se encontra.
O detalhe que Marcos frisa é que todo o acontecimento é dirigido aos 'Doze'. Sabe-se a doutrina que este número significa 'COMUNIDADE'. A temática do discurso é direta: "SER ENTREGUE" (Sacrifício). Haja visto o tema do pedido de dois irmãos, que direciona uma concepção política do messianismo. Querem o primeiro lugar (Mc. 1,19-20; 5,37; 9,33-37), e o intentam, mesmo sob condição de sofrimentos para os obter. O engraçado é que o pedido é efetivado em dois tempos, com intuito de obter benevolência.
Não conseguem enxergar a amplitidão do ato de JESUS, que precisa esgotar o CÁLICE da Ira (Jr. 25,15-29; Is. 51,17; Sl. 42,8; Sl. 69,2.16), tão bem explanado no Apocalipse. Lhes é concedido o pedido, não para aquele momento, mas no futuro, pelo seu martírio (At. 12,1-2) e prisão (Apocalipse). O lugar pretendido é apenas assegurado por DEUS, exclusivamente. Não é um PEDIDO, mas uma CONQUISTA. A ambição de locais, ou cargos, desabona todas as ações dirigidas à DEUS. Por que? (... fizemos isto em teu nome ...) A comunidade do Messias rege-se, apenas, pelos princípios opostos do mundo, onde galgar postos, honras e poder anulam todas as benefices efetivadas (... porque não foi a mim que fizestes ...). já que a ambição será substituída pelo espírito do SERVIÇO. Não é que pelo serviço se conquistará o primeiro lugar, mas que se resgatará a dignidade humana.
A afirmação do Cálice e Imersão, JESUS faz um paralelo ao nosso BATISMO e a EUCARISTIA, que hoje, é a nossa forma de participação da Paixão de CRISTO (PÁSCOA). Traduz-se todo o aspecto referindo-se que o MÁXIMO do SERVIÇO é o DAR a VIDA em resgate.
Por isto, MEU FILHO, MINHA FILHA, "AMAS E FAZES O QUE QUISERES" (STO AGOSTINHO). REFLITA ISTO. DEUS VOS ABENÇOE.

REFLEXÃO: A disponibilidade para o SERVIÇO é o pleno TESTEMUNHO da vinda do Reino de DEUS. Como sabemos que são os anúncios do Reino: a Pregação de CRISTO e sua palavra, suas obras e milagres, a expulsão dos demônios. Coloca a Enc. Lumen Gentium (art. 5) que este vasto Reino será manifestado pela pessoa de JESUS, que veio SERVIR e DAR a vida. Nisto deve toda a liderança do corpo de CRISTO efetivar a mesma ação. em que nenhuma ambição terrena possa guiar esta Igreja, devendo, única e exclusivamente, procurar efetivar, pela ação impulsionante do ESPÍRITO SANTO, a obra de JESUS, ou seja, no mundo corrompido, dar TESTEMUNHO da VERDADE, PARA SALVAR, NUNCA JULGAR. PARA SERVIR, E NÃO PARA SER SERVIDO (GS 3).
DEUS requer de nós a imagem do Servo Sofredor (Is. 53). Em silêncio de nossa alma, não buscando honrarias e poder. Muitas vezes, e isto acontece com muitos, somos utilizados como instrumentos de DEUS, para slavar a muitos, exatamente nos piores momentos de nossa vida. É DEUS QUEM ESCOLHE E EFETIVA SUA GRAÇA. DELE é todo o poder, e concede a quem ELE quer. NÃO EXISTE MÉRITOS próprios, somos seus servos FINITE. A muitos JESUS será bem claro, NÃO FIZESTES O QUE DEVIAS TER FEITO? CABE AO SENHOR AGRADECER AO SEU SERVO? SIM, desde que este servo perfaça seu labor de forma a não desejar receber qualquer retribuição. FAÇO PORQUE NECESSITO FAZER. PORQUE FUI AMADO, DE TAL FORMA, QUE NÃO POSSO FICAR INERTE AO AMOR RECEBIDO. PORQUE MUITO FUI AMADO, AGORA DEVO AMAR TAMBÉM.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com