terça-feira, 1 de março de 2011

MC. 10,28-31

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Novamente, dando início ao caminhar com Marcos, debruçamos no Rhema: "RECEBERÁ CEM VEZES MAIS AGORA, DURANTE ESTA VIDA COM PERSEGUIÇÕES E, NO MUNDO FUTURO, A VIDA ETERNA". O trecho de aparência pequena possui enorme significado teologal. O primeiro detalhe é o pronunciamento de Pedro. Já tinhamos aludido que uma ds características de Pedro é exatamente esta espontaneidade de pronunciar sem medir o contexto de sua fala, ou seja, fala por falar (assemelha-se com quem???). O teor de seu questionamento, possui uma certa característica de exigência!!! Este trecho concede uma continuidade a passagem anterior do rico, e aqui Pedro faz um confronto direto entre aquele, sua pessoa e os outros discípulos. Enquanto o primeiro amou mais as riquezas, satisfazendo-se mais com isto do que com o Amor de JESUS. Estes deixaram tudo para seguir o Mestre. A resposta imediata contextualiza o modelo dos autênticos cristãos, que receberam uma recompensa multiplicada por cem vezes o valor inicial, neste mundo, recheada de muitas dificuldades e problemas, e depois a recompensa perfeita (Vida Eterna). Em suma, contextualiza que não se renuncia por renunciar, mas sim, subsiste um objetivo de alcançar uma vida e bens mais perfeitos e abundantes.

Embora o discurso inicial possa nos parecer um tanto quanto 'interesseira', pois possui vista de remuneração, podemos, com certeza, verificar que o intuito desta passagem não é o de falar de finalidade (para), mas sim de consequência da generosidade de DEUS (cem vezes) em nos conceder uma nova família cristã (Mc. 3, 34-35). Porém, aponta que para a conquista desta recompensa deve-se passar pelo cadinho de purificação. Estão intimamente interligados: "Ganhos - Problemas". Como um paralelo da vida de CRISTO, antes da RESSURREIÇÃO veio a CRUCIFICAÇÃO. A certeza de que o maior prêmio é a conquista da Vida Eterna, que é o maior valor divino nos concedido, e que o mundo jamais poderá o esgotar.
A entrega pleiteada nesta passagem caracteriza-se pela plena disponibilidade, na oração e no trabalho, que por este ato, redundará em uma fecundidade mais acentuada, proporcionada pela ampla liberdade desta doação. O abandono de si, de forma imediata, já concede um estado de alegria neste mundo, por viver uma intimidade com a vontade do próprio DEUS, proporcionado pela continuidade do dom derramado na vida presente, como fonte de fortaleza, fé e esperança, que suplanta todos os obstáculos e dificuldades que sempre estarão a frente desta entrega perfeita.
REFLEXÃO: É este um aspecto de LIBERDADE PERFEITA, em que se constata uma POSSE, sem ser PROPRIETÁRIO, cumina com um estágio de DESPRENDIMENTO. SIM, A PURA LIBERDADE, sem apegos, sem prisões, sem carcere. Fácil??? Creio que não, MAS POSSÍVEL, seguindo um modelo maior, MARIA, MÃE de DEUS, por sinal muito DOCE. ELA nos mostra e ensina a buscar um estado de sobriedade contínua, desenvolvida, não apenas recebida, mas trabalhada constantemente. Utliza-se apenas o que é necessário, o demais se torna acréscimo. Hoje DEUS nos fala em tom lúcido, o QUE NOS FALTA PARA SERMOS VERDADEIRAMENTE FELIZES? ELE nos revela um vazio na alma que constantemente precisamos preencher com coisas e pessoas. VOCÊ JÁ SENTIU ALGO SEMELHANTE? IRMÃOS se já aconteceu algo nesta esfera, será necessário dar uma parada na caminhada e ESCUTAR UMA VOZ QUE CHAMA!!! PARA QUE? ONDE? COMO? São respostas que somente DEUS pode te conceder. O intuito disto, não sei. O QUE SEI É QUE SOMENTE DEUS PODE PREENCHER O QUE TE FALTA. SÓ DEUS BASTA. PONTO FINAL. E AGORA? PARE, ORE E PEÇA O SANTO ESPÍRITO PARA TE CONCEDER A VERDADEIRA SABEDORIA, PARA ENCONTRAR A RESPOSTA CORRETA. DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com