quarta-feira, 16 de março de 2011

O SABER TRATAR AS PESSOAS (1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! LOUVADO SEJA DEUS nas alturas! Por tua vida, por tua essência, por tudo que você tem, por tudo que você necessita. Vamos hoje, na formação de Liderança, dar mais um passo em nosso aprofundamento. Lembrando (novamente) que o conteúdo destas mesmas estão sendo extraídos do meu Livro: MANUAL DO LÍDER SERVIDOR. Na meditação do art. 31, vamos observar que o Líder não deve apenas cuidar da equipe, mas também de si.

Cap. 31. ... “Tenha antes de tudo humildade e não possuindo o que lhe pedem, dê como resposta uma boa palavra (1), (...). Mantenha sob seus cuidados tudo o que o Abade determinar (3), não presuma, (...), a respeito do que lhe tiver proibido. Ofereça aos irmãos (4) a parte estabelecida para cada um (2), sem arrogância (5) ou demora, a fim de que não se escandalizem (6), lembrando da palavra divina sobre o que deve merecer (7 e 8) ‘ quem escandalizar um destes pequeninos’” ... .

Vamos analisar os cinco primeiros tópicos do texto.

Subtende-se o reconhecimento da nossa humanidade, da nossa limitação. Quem possui esta consciência nunca se sentirá maior do que o outro (condenação). Sempre procurará viver com os outros da mesma forma que convive consigo . Proporcionará a HUMILDADE (humilitas), que é o reconhecer-se humano, que conduz à amabilidade com o próximo. “Uma palavra má transforma também os bons em maus, uma palavra amigável transforma também maus em bons”, uma palavra pode transformar pessoas, paralisando-as ou libertando-as. Pois quem lidera deve prestar atenção ao que fala, nunca responder de forma aborrecida ou decepcionada, mas ter sempre uma palavra amiga. A boa palavra deve edificar (amadurecer) o Homem, não demoli-lo.
O segundo efeito da boa palavra faz na pessoa é que ela pratica benefícios, deve ceder a minha misericórdia, meu sentimento. Então, saber Liderar é dominar a arte de saber elogiar. Quem fala do que há de bom no outro faz com que esta qualidade se revele ao outro.

2) Ser desprendido:
O Líder deve se contentar com a tarefa que lhe foi atribuída. Não deve se preocupar com o trabalho alheio.

3) Partilhar informações:
Unindo-se as duas primeiras características, deve ocorrer distribuição de informações, nunca utilizando artifícios que denotem superioridade, sem deixá-los esperar e sem melindrá-los.
Deve alimentar seus liderados por meio da atenção com que os escuta e do valor que lhes atribui, com respeito, discrição e consideração. Então, pontos importantes para o exercício da liderança são a AMABILIDADE e a CONSIDERAÇÃO.

4) Possuir Consideração:
É possuir o discernimento próprio da igualdade da nossa humanidade perante as pessoas, não é impor o poder, tratando-os com superioridade (pedestal). Ao contrário, é o revelar da humildade. Esta imposição da falsa superioridade instiga sentimentos de humilhação, de menosprezo, causando uma paralisia, e conseqüente aparecimento de raiva inconsciente, que bloqueia qualquer tipo de trabalho, gerando forças contrárias.
Uma demonstração de menosprezo é o ato de promover a espera (aguardar), que gera uma intensa tensão, favorecendo uma atitude de desrespeito (olho por olho ... dente por dente). Propicia-se o temor, não o respeito, e como conseqüência o abandono. O Líder é aquele que respeita a pessoa, devidamente demonstrado no chegar na hora marcada, até mesmo antes. Portanto, o Líder deve procurar ser mais amado do que temido (RB 64,15), pois aquele que se verdadeiramente se ama, nunca se mede esforços para atender suas solicitações.

5) Não ser Agressivo:
Ninguém deve ofender seus irmãos. Como exemplificação: favorecer a espera ou der um tratamento de superioridade, nada mais acontece do que armar uma cilada, gerar contrariedade, pois quem se aborrece comigo tem o seu humor comandado por mim, pois passa o dia todo pensando em mim. Obtêm-se a ira inconsciente, resignação, dependência, que gerará a desmotivação, que poderá alastrar para os demais componentes do grupo.

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