segunda-feira, 18 de abril de 2011

DEIXE-A; ELA FEZ ISTO EM VISTA DO DIA DE MINHA SEPULTURA (Jo. 12,1-11)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! . "O SENHOR é minha Luz e minha Salvação!". AMÉM. Adentramos na GRANDE SEMANA! Meu coração está exultante, sabe. Cheio de uma expectativa. Dificil explicar. Como se aguardasse alguém muito querido que vem chegar; um GRANDE AMIGO. Interessante, e 'NÃO É ISTO QUE IRÁ ACONTECER NESTA GRANDE SEMANA'. KKKKKKKKK. Hoje meditaremos o Evangelho de João. Mas estive meditando neste início de DIA. E faço uma reflexão para minha vida. Seria fácil colocá-la para vocês, mas para realmente dar frutos, primeiro devo "EU" fazer esta meditação em MINHA VIDA. SERÁ QUE EM MINHA VIDA VIVO UMA VERDADE? SERÁ QUE 'EU' NÃO FAÇO DA MINHA VIDA UMA MENTIRA QUE SE TRANSPARECE COMO UMA VERDADE? Sabe fiquei a meditar sobre   que atitudes oferto no meu dia-dia, que na realidade são minhas verdades, porém, quando me encontro no GO, Igreja, pastoral, trabalho, etc.; EU, simplesmente, transformo em minha VERDADE, pois coloco sobre esta MENTIRA um ornamento de beleza que confunde à todos, disfarçando-a, e colocando a disposição de muitos uma FALSA VERDADE! Melhor dizer, uma MENTIRA mesmo!!! Qual seria minha verdadeira NATUREZA, TRIGO ou JOIO? Estamos na grande Semana, tenho que realmente me avaliar, e PEDIR muito mais PERDÃO do que receber elogios. Ouvi alguns dizerem sobre minha pessoa: "... É SANTO ...!". Até onde "EU SOU". Como colocado no meu Orkut: Onde posso estar não quero; onde quero estar não posso: DUPLA MISÉRIA!. Mas e o por que da expectativa? Lógico, Irmãos nesta PÁSCOA, tudo que é Joio em minha vida PODE e SERÁ TRANSFORMADO pelo SANGUE LIBERTADOR e RESTAURADOR de JESUS CRISTO, nosso SENHOR. EIS O PORQUE DA MINHA ALEGRIA, pois no DOMINGO DA RESSURREIÇÃO, EU e VOCÊ também, RESSUSCITAREMOS com CRISTO e seremos a mesma IMAGEM e SEMELHANÇA outrora desejada pelo PAI. QUE FELICIDADE, QUE FESTA!!! Meus Irmãos, quero vos dizer três palavras que bastam para encerrar esta pequena reflexão: ALEGRAI, ALEGRIA ALEGRIA!!!
Oremos assim: "CONCEDEI, Ò DEUS, AO VOSSO POVO, QUE DESFALECE POR SUA FRAQUEZA, RECOBRAR NOVO ALENTO PELA PAIXÃO DO VOSSO FILHO. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". CONTINUEMOS A LECTIO.


No texto poderíamos confrontar Lucas (10,38-42), em cujo episódio encontramos Marta e Maria. Permeia um pressentimento de MORTE. Primeiro detalhe a se verificar é o aspecto numerológico (SEIS). Para alguns estudiosos este número possui um significado de imperfeição, e o pressentimento acima explica o fato (traição, mentira, fraude). Este aspecto acontece antes da Grande FESTA da PÁSCOA (Passagem de DEUS), momento sublime dos judeus, e agora o NOSSO MAIOR ACONTECIMENTO, A MAIOR DE TODAS AS SEMANAS. Apuremos a situação! Dizia AGOSTINHO, e sua vida é tesetmunho verídico disto, de que quanto mais se é PERDOADO, muito mais se AMA QUEM PERDOOU. Observamos esta situação na atitude de Maria, irmã de Lázaro. Olhemos esta situação de harmonia, de amor profundo, de amizade frutífera, de cuidado e zelo do que se AMA PROFUNDAMENTE. Mas observe uma reação, por demais, ANTAGÔNICA, que será a insinuação de Judas!!! (ciúme, inveja, etc.). Agora direcione-se para a resposta de JESUS, quee voca para uma das atitudes da sepultura antecipada por Maria (... não o terão sempre ...). Adiante, observe a atitude dos Sumos sacerdotes, que descontentes com a situação de CRISTO, agora querem eliminar, também, que o ajuda na divulgação de sua boa notícia. O intento de MATAR (Lázaro) dar tom de um festim triste de adeus aos amigos antes da morte de JESUS.
REFLEXÃO: Em primeiro plano devemos ver, observar e analisar a atitude de Maria: é uma expressão magnifica de FÉ e de um AMOR profundo que SACRIFICA a DEUS tudo o que há de precioso, em que o Culto ao Homem-DEUS vale mais que a luta em prol dos pobres. Pois significa uma POBREZA VERTICAL. Uma vez reconhecida, se exprime em uma gratuidade de Adoração, cria-se uma verdadeira liturgia (como a angelical) e se oferece a DEUS as verdadeiras primícias (porque os pagãos ajudam TAMBÉM os pobres). Na vida a FÉ torna-se uma atitude inevitável e amável, um evaporar-se em nada; homens e mulheres que PERDEM TEMPO EM ORAÇÃO!!! SERÁ??? Que seria da Igreja e do mundo, se a bolsa de Judas iscariotes estivesse cheia para a sua intenção (ajudar os pobres!!!) e a CASA de BETÂNIA VAZIA DE PERFUME? SIM! QUE ERA ESTE PERFUME? PARA MINHA VIDA? PARA TUA VIDA?

Duas atitudes; duas intenções! Qual seria a correta? QUAL SERÁ A VIVENCIADA EM NOSSA VIDA HOJE?. Para ser um bom Cristão, o que vale mais?. Muitos preconizam, com o peito estufado, as palavras de Tiago de que : '... a FÉ sem obras, são imperfeitas ...'. Porém, incitaria a dizer: "Será que todas as obras GERAM FÉ? O que se observa que Espiritas, Marçons, Ateus, todos eles e muito mais, possuem valores culturais e morais que podem definir suas ações. Mas, os qualificam como Cristãos? Se puderem, vamos agregar os Fariseus, e também os Sumos Sacerdotes que queriam matar JESUS, eles tinham TANTAS OBRAS!!! Na verdade, subsiste uma relação VERTICAL com uma HORIZONTAL, basta-se ver a CRUZ. A verdadeira OBRA deve ser, ANTES, permeada com o valor que vem do alto. É o que consta na frase celebre de SÃO BENTO:"... ORA ET LABORA ...", que se traduz que uma verdadeira ORAÇÃO, se concretiza em uma verdadeira AÇÃO. Ademais, o prórpio CRISTO definiu que: "... buscai primeiro o Reino de DEUS, e as demais coisas vos serão acrescentadas ...". Se alguns buscam mais as obras, assim como Judas, devemos OBSERVAR SUAS VERDADEIRAS INTENÇÕES. Mas, EU CREIO. Melhor deixar, primeiramente, fluir em nossa casa, nosso coração, nossa vida, o PERFUME DOCE de DEUS em nossa vida. Assim, as obras serão PERFEITAS, e se tornarão para DEUS como PRIMICIAS amadas por ELE. REFLETAMOS. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com