quarta-feira, 27 de abril de 2011

MAS! QUAL O CAMINHO A SEGUIR??? (Baseado em Pe. Zezinho)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! SIM, VERDADEIRAMENTE ELE RESSUSCITOU! ALELUIA! ALELUIA! Adentramos nas Oitavas da PÁSCOA. Gostaria de partilhar uma reflexão simples com Vocês. De forma que vocês julgarão o correto ou o errado. Mas comecei a meditar sobre algumas questões sobre a nossa Espiritualidade. Comecei a analisar que quando alguém nos olha demais, principalmente em nossa direção, geralmente, pedimos que a mesma direcione seu olhar para os outros. Igualmente, Tudo isto acontece sempre que alguém discorde dos nossos pontos de vista. Mas, o que deveriamos aprender, verdadeiramente é a CONCORDAR, DISCORDAR, ELOGIAR E CRITICAR. Traduzindo, deve-se efetivar a cultivação da balança. Pois cada um CRÊ do jeito que lhe parecer melhor! Mas fica evidente, pois "NÃO HÁ COMO NÃO CRER DO NOSSO JEITO"!!!
O grande problema, na verdade, é que confundimos a essência do VERBO 'CRER' com "MULTIPLICAR".
Quando tudo fica tempestuoso em nossa volta, sempre elaboramos soluções para estes casos. Corriqueiramente, expressamos a frase: "PROCURE 'JESUS'!", logo seguida de 'CONOSCO'. Pois, de forma crônica, o que desejamos, de fato, é que CREIAM, como NÓS cremos; OREM, como NÓS oramos. Traduiz-se: "... Nós estamos certos e os outros errados?.
Poderíamos imaginar a seguinte cena: "... Cada Grupo traria o seu alimento mais agradável, e de tijela à tijela, jogar o SEU TEMPERO, e, depois, IMPOR o seu gosto? IMAGINOU!!! ...". O que lhe pareceria ofertar sua Água e REJEITAR a dos outros? As PESSOAS SÃO PERFEITAS??? SÃO APROVEITÁVEIS???
O que faria JESUS? ELE simplesmente NÃO JOGAVA FORA! (Lc. 19,10. 22,48-61; Jo. 8,3-11). (CONTINUAÇÃO - MUITO IMPORTANTE)


Fechar-se em um Grupo e não querer saber das inspirações que DEUS concede aos outros (pensadores, teologos) da Igreja ou movimentos É TUDO, MENOS CATOLICISMO (UNIVERSAL). Nenhum grupo tem condição suficiente para anunciar JESUS. Os nossos olhos não foram feitos, apenas, para o olhar o nosso umbigo, mas para enxergar o próximo. E QUEM É O MEU PRÓXIMO???
Ora, sabemos que as muitas leituras podem até desviar, mas ajudam a FIRMAR A FÉ. SER CATÓLICO (KATH HOUCO = PARA TODOS) é caminhar admirando o que DEUS faz para os outros e através dos outros. Ninguém deve ser modelo de ninguém. Que os outros nos escolham (ARVORAR-SE). Ora, se alguém quiser se identificar comigo, em primeiro lugar, DEVE SABER SOBRE MINHA PESSOA. Nunca deve ser na base do 'EU ACHO' ou 'JESUS ESTA ME DIZENDO'.
Pregar a FÉ com base em outros pensamentos sempre será dificil, pois formarão dúvidas e perguntas dificeis. Mais fácil seria fugir destes questionamentos e NÃO QUERER SABER DE NADA. LACÔNICO!!! Me permitam falar um pouco dificil (Trauduzindo = ENGRAÇADO) CRER com a ajuda dos outros é CORAGEM. Porém, estudar os outros CANSA.
Uma tarefa própria e eficaz seria prestar atenção aos outros e buscar tentar entender o que estão dizendo e o porque dizem o que falam!!! Eita, profundo, né. Pois bem!!! SER CATÓLICO É SER PROFUNDO TAMBÉM.
Mas, a DÚVIDA É FALTA DE FÉ??? Será que a vida possui respostas fáceis? O que sabemos e observamos que tais respostas fáceis sempre serão as mais falsas. DÚVIDA, meus irmãos, NÃO SIGNIFICA NEGAÇÃO. Mas, do contrário, a dúvida possui sua importância (Leiam Jo. 16,5), pois o próprio JESUS a estimula. Devemos, isto sim, estimularmos a TER CERTEZA DE TUDO (MT. 24, 25-26).
Por isto, devemos aprender a saber tratar os nossos adversários (falar e pensamentos). Melhor seria nunca calar ou amordaçar os críticos (Mc. 1,25). O nosso maior Mestre nos ensina a nos comportar diante destas situações. JESUS se curva (analisa = Jo. 8,1-11; 13,14). JESUS AMA PRIMEIRO (1ª Jo. 4,19) e escolhe primeiro (Jo 15,16). Ora, se aquele que é o nosso Mestre e Senhor perfez tudo isto conosco, logicamente ELE quer que façamos os mesmos passos (Fl. 2, 3-11). E AI? CONSEGUIMOS ACHAR O NOSSO CAMINHO? DEUS NOS ABENÇOE.
PS.: ESTAMOS ABERTOS A CRÍTICAS!!!

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com