sexta-feira, 1 de abril de 2011

O SENHOR NOSSO DEUS É O ÚNICO SENHOR. AMA-O (Mc. 12,28-34)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Estamos iniciando mais um mês. Para quem precisa observar, o campo temporal esta meio que acelerado, em que, já, já, estaremos comemorando um novo ano. Precisamos refletir sobre o que está acontecendo conosco e com o mundo. Hoje estava a refletir, olhando para o Senhor na Cruz. Vejamos, em um mundo onde existem tantos deuses produzidos em madeira, ferro, etc, é interessante colocar que o NOSSO DEUS VERDADEIRO é o que mais esta próximo de nós. O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS que comunica-nos seu verdadeiro NOME. O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS, que ao invés de pedir que seus súditos deem algo a ele, fora o único a nos DAR algo especial, sua PRÓPRIA VIDA. O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS, qeu nos amando de forma avassaladora, quis se parecer conosco e sentir, experimentar, degustar o que somos, para qeu pudessemos aprender e netender o que ELE é na verdade, para que nós pudessemos experimentar e sentir sua divindade. O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS, que tem uma compaxião e misericordia infinita é o único que nos permite TOCÁ-LO e SENTÍ-LO em toda a sua essência. E, O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS, que nos permite sentir seu SABOR, e que PERMANECE CONOSCO em todos os lugares e situações, no nosso íntimo quando o permitimos tomar posse de nossas vidas. REALMENTE, IRMÃOS, SÓ EXISTE UM ÚNICO DEUS. "... ELE É O ÚNICO DEUS E NÃO EXISTE OUTRO ALÉM DELE. AMÁ-LO DE TODO O CORAÇÃO, DE TODA A MENTE, E COM TODA A FORÇA, E AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO É MELHOR DO QUE TODOS OS HOLOCAUSTOS E SACRIFÍCIOS ...". SHEMÁ ISRAEL (OUVE ISRAEL). DEUS nos chama nesta QUARESMA. Com este pensamento, possamos iniciar a nossa oração pessoal. REZEMOS assim: "INFUNDI, Ó DEUS, VOSA GRAÇA EM NOSSOS CORAÇÕES, PARA QUE FUGINDO AOS EXCESSOS HUMANOS POSSAMOS, COM O VOSSO AUXÍLIO, ABRAÇAR OS VOSSOS PRECEITOS. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". CONTINUEMOS A LECTIO.
Nos 248 mandamentos, 613 preceitos e 365 proibições que os doutores da Lei haviam circunscrito da lei mosaica, divididas entre leves e graves, em que se deveria saber de todos para cumprí-las, ou ensiná-las. A mais importante seria esta: "O AMOR DE DEUS" (Dt. 4,6). JESUS, seguindo a própria tradição judaica, coloca-a no ápice de todos os mandamentos e prescrições. Mas, também acentua um segundo, muito importante, que é o "AMOR AO PRÓXIMO" (Lv. 19,18). Reconhecer e efetivar o perfeito AMOR de DEUS em nossa vida (AÇÃO), desenvolve-se no AMOR aos IRMÃOS (REAÇÃO). Veja-se que tudo o que fora explanado por CRISTO está em sintonia do AT, por isto JESUS é o seu integro cumprimento. Estes dois principais preceitos de AMOR são mais importantes do que as leis cultuais e os próprios sacrifícios.
O termo acrescentar, aludido por CRISTO, implica que qualquer preceito deve se submeter a estes dois. Decorre dai a aceitação do letrado, que vai mais além. Substitui PRECEITOS, por HOLOCAUSTOS e SACRIFÍCIOS, ou seja, a prática do Culto (Is. 1,10-20; Sl. 50; Eclo. 34-35).
REFLEXÃO: Devemos analisar que o conteúdo do texto é uma recondução da Lei à sua função original, que é a de  DETERMINAR O ENCONTRO DE DEUS COM O HOMEM e destes entre si e com o DEUS no AMOR. Deve-se ter consciência que a VIDA e o CULTO não são duas realidades independentes, mas ambas encontram sua perfeita execução no AMOR. Não só a vida pode adquirir valor de liturgia, ma a própria liturgia engloba a VIDA e torna-se LITURGIAS DA VIDA, e o momento que carracteriza-se como seu ápice é a CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA. É neste momento que podemos verificar, sentir e extrair a GRAÇA do AMOR PATERNO, e desta forma, transformados em irmãos por CRISTO JESUS. Esta Ação de Graça liga-se à participação fraterna no mesmo Pão e exige-nos um impulso missionário. Naquele instante, quando o NOSSO ÚNICO DEUS é erguido em sacrifício, é que experimentamos um "VERDADEIRO DEUS", que mostra a sua FACE; que nos permite tocá-lo em sua plenitude; que permanece conosco em todos os momentos; que se torna o nosso Rosto Divino do Homem. Por fim, TORNA-SE UM CONOSCO, vivendo em nós, sentido à nós, nos apresenta ao PAI. E ELES JUNTOS farão de nós sua morada.
Esta é a nossa VERDADE. FELIZ DIA DA NOSSA VERDADE, PRIMEIRO de ABRIL, DIA de DEUS, nosso DIA. DIA em que nos tornamos UM SÓ. Isto nunca será uma mentira. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com