quinta-feira, 31 de março de 2011

QUEM NÃO ESTÁ COMIGO, ESTÁ CONTRA MIM. (Lc. 11,14-23)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Por esta manhã maravilhosa, por todas as graças que o Senhor espera nos conceder. Qual a resposta? Simples. "EU QUERO". Como Jacó, ser ousado e dizer: "... NÃO SAI DAQUI SEM A MINHA GRAÇA ...". Isto Irmãos, devemos ser insistentes. A nossa Lectio inicia-se com a leitura de Lucas. Aqui existe um teor de VITÓRIA (UAHUUU! Nossa Vitória). O 'demônio mudo' é simbolo deste mudo carente da palavra de DEUS (eZ. 3,22-27). A presença de JESUS lembra-nos que novamente a Graça abundou, e reapareceu no meio dos homens a essência desta palavra benfeitora (Lc. 1,20.64). Com esta Graça visivel e palpável, demonstra a força e o poder do Filho de DEUS (Mt. 12, 28). E somando este dois aspectos, fomenta-se a construção do Reino de DEUS entre os homens. Com isto a luta entre DEUS e satanás chega a sua fase terminal. Com isto "não PODE O HOMEM FICAR NEUTRO". Com este pensamento te ajude na oração pessoal de hoje. Então, REZEMOS assim: "A MEDIDA QUE SE APROXIMA A FESTA DA SALVAÇÃO, NÓS VOS PEDIMOS, Ó DEUS, QUE NOS PREPAREMOS COM MAIOR EMPENHO PARA CELEBRAR O MISTÉRIO DA PÁSCOA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". CONTINUEMOS A LECTIO.
Subsiste a figura de um EXORCISMO PÚBLICO, cujo intuito é o de demonstrar de onde vem o Poder de JESUS, que seria como um sinal visível preterido pelos seus inimigos, que, infelizmente, aidna não enxergam. A MUDEZ É SIMBOLO OPRESSOR DA FALTA DE COMUNICAÇÃO, principalmente, com o CRIADOR. Ao efetivar a expulsão CRISTO LIBERTA O MUNDO e restitui a comunicação humana normal. Para os inimigos o sinal demosntrado apenas favorece suas justificações de rejeição, colocando o teor do sinal demonstrado como prática de um pacto com o próprio mal {BELZEBU (deus de Acaron) - 2ª Rs. 1,2}. Pior, é a comparação deste Êxito, com os demonstrados por outros irmãos exorcistas judeus, cujo o intuito era o de minorizar a essência do Poder de DEUS em CRISTO. Como ligação de cultos pagões anteriores, desejariam que acontecesse algo de teor extraordinário (sinal celeste, meteoro, astros, etc). Aqui, prolifera-se um PRECONCEITO.
A resposta é simples e direta, entendível a todos. Mostra que determinado grupo luta contra o outro, jamais entre si, pois iriam esfacelar suas forças, enfraquecê-los. Utiliza-se JESUS da própria resposta dos judeus. SE ELE perfaz as ações pelo mal, quanto mais os seus irmãos judeus quando também praticam os exorcismos.
É de conhecimento de que a luta contra satanás é efetivada desde o princípio (Gn. 3,15). Que com um ar presunçoso pensava que os homens estavam dominados e supervinientes a sua vontade (Is. 49,24). Com a vinda de JESUS, sendo um MAIS FORTE, despoja-o de sua figurativa força e o lança da fora de seu domínio, retirando todo o seu crédito. Agora o DESPOJO é de CRISTO, e são os Homens LIBERTOS (Is. 53,11-12). Tudo nos aduz uma observação: 'a quem se tornou liberto, NÃO DEVE ABDICAR da VIGILÂNICA'. Porque a HOSTILIDADE do inimigo continuará, e o retorno pode acontecer com mais força e prejuízo do que antes.
 REFLEXÃO: Hoje, de forma comum, observa-se uma grande dificuldade em acreditar na existência de satanás. Sobressai muito mais uma explicação racionalista de que todo o mal advêm de uma liberdade humana, e que não existe qualquer ligação com a dimensão espiritual. O que se entende é que na verdade busca-se minorizar a VITÓRIA desencadeada por JESUS sobre todo o mal. Afirmar a ocorrência desta VITÓRIA (MAIUSCULA) dE CRISTO sobre o império do maligno é, concretamente, reconehcer toda a dimensão c´somica da obra do Messias. Enquanto antes, tinha-se de se contentar com uma solidariedade do pecado, que CONTAMINAVA toda a essência da criação, podemos vislumbrar, cristalinamente, que ABRIU-SE UMA NOVA PORTA de AMOR. E, assim, podermos possuir a VIDA ETERNA.  Em CRISTO realiza-se TODO o desígnio de DEUS, e desta forma, o homem torna-se COOPERADOR do CRIADOR para a realização do seu desígnio de AMOR (Ap. 20,14). Favorecendo-se a vontade divina, poderemos efetivar uma construção nova, um NOVO REINO SE ERGUE, e o antigo reino do pecado é destruído. O que falta agora? Devemos tomar partido! Cabe a cada um ESCOLHER, OPTAR, jamais se tornar, ou deixar-se tornar INDIFERENTE. Quem NÃO ESTÁ com JESUS, empenhado nesta luta contra o mal, está a serviço de satanás, e quem acredita em qualquer coisa sem se COMPROMETER com CRISTO, NADA APROVEITA. Devemos crer que estamos em luta. Devemos crer em quem somos e representamos. A nossa vida é este testemunho, e deve ser autentico. O que adianta demonstrarmos os nossos valores externos, se os internos ainda variam de situações. Por isto, JESUS é enfatico: "... NEM TODO AQUELE QUE DIZ: '... MEU DEUS, MEUS DEUS ...', ENTRARÁ NO REINO ...". Na verdade, o que somos e pensamos deve, prioritariamente, "SER REFLETIDO EM NOSSAS AÇÕES E PENSAMENTOS". E como predito na palavra, "... QUEM NÃO RECOLHE COMIGO, DISPERSA ...". DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com