domingo, 24 de abril de 2011

PÁSCOA (MELITÃO, BISPO DE SARDES - SEC. II)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! SIM, VERDADEIRAMENTE ELE RESSUSCITOU! ALELUIA! ALELUIA! Estamos no Domingo da RESSURREIÇÃO. Que ALEGRIA!!! Qual bela essência! Que magnifico SOL que irradia toda a sua formosura. Quais raios de vida que ultrapassam as pedras do nosso coração, que nos encarceravam dentro de nossos túmulos de trisezas e angústias. Agora esta nova fotne de LUZ, brilha sem cessar, aprofunda nas brechas de nossa vida e ILUMINA toda a nossa escuridão. Que magnifica beleza que nos transforma em LUZ. Que belo dia. Começamos a nossa PERFEITA PÁSCOA E ÓTIMA RESSURREIÇÃO. Bem, hoje, nesta beleza meditaremos uma passagem de uma homilia do Bispo de Sardes S. MELITÃO, sobre este grande momento de nossas vidas, aproveite.
Prestai atenção, caríssimos: o Mistério Pascal é ao mesmo tempo Novo e antigo, Eterno e transitório, corruptível e Incorruptível, mortal e Imortal.
É Mistério antigo segundo a lei, Novo segundo a Palavra que se fez carne; transitório pela figura, Eterno pela Graça; corruptível pela imolação do Cordeiro, Incorruptível pela Vida do Senhor; mortal pela sua sepultura na terra, Imortal pela sua Ressurreição dos mortos.
A Lei, na verdade, é antiga, mas a Palavra é nova; a figura é transitória, mas a Graça é eterna; o Cordeiro é corruptível, mas o Senhor é incorruptível, ELE que, imolado como cordeiro, ressuscitou como DEUS. (CONTINUA)!

Na verdade, era como ovelha levada ao matadouro, e contudo não era ovelha; era como cordeiro silencioso (Is. 53,7), e no entanto, não era cordeiro. Porque a figura passou e apareceu a realidade perfeita: em lugar de um cordeiro, DEUS; em vez de uma ovelha, o homem; no homem, porém, apareceu CRISTO que tudo contêm.
Por conseguinte, a imolação da ovelha, a celebração da PÁSCOA e a escritura da Lei tiveram sua perfeita realização em JESUS CRISTO; pois tudo o que acontecia na antiga Lei se referia a ELE, e mais ainda na nova ordem, tudo converge para ELE.
Com efeito, a Lei fez-se Palavra e, de antiga, tornou-se nova; o preceito deu lugar à Graça, a figura transformou-se em realidade, o cordeiro em Filho, a ovelha em homem e o homem em DEUS.
O Senhor, sendo DEUS, fez-se homem e sofreu por aquele que sofria; foi encarcerado no lugar do prisioneiro, condenado em vez do criminoso e sepultado em vez do que jazia no sepulcro; ressuscitou dentre os mortos e clamou com voz poderosa: "Quem é que me condena? Que de mim se aproxime (Is. 50,8). EU libertei o condenado, dei vida ao morto, ressuscitei o que estava sepultado. Quem pode me contradizer? EU sou CRISTO, diz ELE, que destruí a morte, triunfei do inimigo, calquei aos pés o inferno, prendi o violento e arrebatei o homem para as alturas dos céus. EU, diz ELE, sou CRISTO.
Vinde, pois, todas as nações da terra oprimidas pelo pecado e recebei o perdão. EU SOU o vosso perdão, vossa PÁSCOA da Salvação, o Cordeiro por vós imolado, a água que vos purifica, a vossa Vida, a vossa Ressurreição, a vossa Luz, a vossa Salvação, o vosso REI. EU vos conduzirei para as alturas, vos ressuscitarei e vos mostrarei o PAI que está nos céus; EU vos levantarei com minha mão direita". AMÉM. DEUS VOS AENÇOE E VOS RESSUSCITE. "VERDADEIRAMENTE ELE RESSUSCITOU! ALELUIA! ALELUIA"

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com