segunda-feira, 4 de abril de 2011

VAI TEU FILHO ESTÁ VIVO (Jo. 4,43-54)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! . Hoje a Igreja celebra a Memória de SANTO ISIDORO, BISPO e DOUTOR da Igreja. E olhando para sua vida possoa dizer com fervor: "O Senhor é minha LUZ e salvação. Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes". Hoje o dia começou perfeito, banahdo por um orvalho, assim como DEUS derramando uma porção de seu AMOR. MARAVILHOSO nosso DEUS! Sto Isidoro fora de família de Santos. Seus irmãos (Leandro e Fulgêncio) foram Bispos e sua Irmã, Florentina, fora religiosa. O Irmão mais velho fora-lhe tutor e mestre, com a morte do Pai; foi predecessor no serviço pastoral. Sua graça maior é a formulação de vários estudos teológicos, criações liturgicas, legislação canônica e numerosas enciclopédias foram fontes de pensamentos medievais. Por isto, STO ISIDORO ROGAI POR NÓS.  Possamos iniciar a nossa oração pessoal. REZEMOS assim: "OUVI, Ó DEUS, AS NOSSAS PRECES NA COMEMORAÇÃO DE SANTO ISIDORO, PARA QUE SUA INTERCESSÃO AJUDE A IGREJA, POR ELE ALIMENTADA COM A VOSSA DOUTRINA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". CONTINUEMOS A LECTIO.

Este é o segundo sinal de JESUS em Caná da Galileia, que se situa entre a vida e a morte, pois o primeiro fora efetivado na plenitude da vida (Casamento). A má recepção ocorrida em sua terra natal (Mt. 13,53ss) é atenuada com esta recepção cordial, exatamente porque muitos que ali viviam tinham visto as ações milagrosas de CRISTO na Festa da Páscoa. Esta figura, o oficial do rei (tetrarca Herodes Antipas), é o terceiro (Nicodemos e a Samaritana) exemplo típico de alguém que vai a procura da FÉ, que nesta forma é um pagão. João coloca como característica de verdadeira expressão de FÉ, em seu Evangelho , o CRER na 'palavra de JESUS'. E esta FÉ é devidamente confirmada pelo milagre, que demonstra o poder de CRISTO diante da morte iminente (Sl. 30), anunciado ao oficial no seu retorno a Carfanaum. Na sua critica pela ânsia de milagres (1ª Cor. 1,22), JESUS, o pagão insiste com veemência da urgência do fato. Pronunciada a palavra de cura deposita FÉ nela. Observa-se que depois do ocorrido, o oficial se transforma em MULTIPLICADOR da FÉ, pois toda a sua Família se converte em Discípulos de JESUS, da mesma forma como acontecia as conversões dos pagãos verificadas na Igreja primitiva (At. 16,15-31). João quer enfatizar que a PALAVRA alcançou o moribundo, pois no 'LOGOS' havia 'VIDA' (1ª Jo. 1,1-2).
REFLEXÃO: Aqui uma análise que a nossa alegria de seguimento à JESUS não possa ser apenas de âmbito sentimental. Que não se baseie em mera curiosidade, despertado em momentos de entusiasmos, oriundo de sinais potentosos visiveis, mas que NÃO ADENTRE NO MAIS PROFUNDO DA TERRA, ou seja, NOSSO CORAÇÃO. Neste contexto fica evidente que nossa confiança no poder e na disponibilidade de DEUS, deve sobrepujar os nossos sentidos externos. A resposta de CRISTO corresponde a plenamente a esta confiança: "... VAI, TEU FILHO (VOCÊ, TUA FAMÍLIA), VIVE ...". Devemos ter, definitivamente, que a FÉ se dirige a UMA PESSOA, JESUS, vista em sua grandeza e poder em relação à NÓS, que confirma garatia e confiança.
Fica-nos um questionamento: PARA NÓS, EM QUE SE BASEIA O NOSSO SEGUIMENTO À CRISTO? NOS APROXIMAMOS DE JESUS COM FÉ FIRMADA NA ROCHA? OU TEMOS VIVENCIADO UM 'FÉ' SUPERFICIAL? TODAS AS NOSSAS ATITUDES, AÇÕES, ORAÇÕES, SÃO ORIUNDAS DE UMA FÉ ESTRUTURADA? OU MOLDADA DE PURA CURIOSIDADE, DESEJO DE EVASÃO? A ORAÇÃO DO "CREDO", DEVERIA HOJE SER AVALIADA EM NOSSAS VIDAS. POIS SE NÃO COSNEGUIMOS ACEITAR OS ENSINAMENTOS DA IGREJA E DE SEUS REPRESENTANTES, CONFORMANDO AS NOSSAS VIDAS NELES, COMO PODEREMOS DIZER, VERDADEIRAMENTE, "... EU CREIO ...". Hoje, EU rogo, STO AGOSTINHO AJUDAI-NOS, a viver nossa crença neste DEUS de PURO AMOR. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com