quinta-feira, 30 de junho de 2011

DOM DE LÍNGUAS (Cap. 2º - Conclusão)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje concluiremos a temática sobre o DOM DE LÍNGUAS. Neste artigo iremos declinar sobre a importância do Dom das Línguas. Como é do nosso conhecimento, este Dom possui importância fundamental no enriquecimento espiritual. Sendo uma ação misteriosa de DEUS, claramente, contribui para a renovação de vida de uma pessoa.
Se pensarmos com um pouco de nossa razão, poderemos ver o como este Dom nos ajuda na intimidade com DEUS. Como diz o apostolo Paulo, se o ESPÍRITO 'ORA SOBRE NÓS', pedindo algo que necessitamos e não sabemos pedir, nisto, a primeira atitude benéfica deste Dom é favorecer a intimidade com DEUS.
Se o ESPÍRITO SANTO ora em mim, não ocorre a necessidade de pensar, formular preces. Mas tenho que ter uma atitude total de abandono e plena confiança. Fica, portanto, claro que a ação da 3ª PESSOA da TRINDADE é a de nos auxíliar, corrigindo toda esta imperfeição, que existe em nós pelo nosso pecado.
Outra grande ação benéfica que nos traz este belo DOM, é nos abrir para os demais carismas, porque mantém o ESPÍRITO em alerta para o que Deus quer falar ou fazer. Basicamente, podemos observar que os Dons de Profecia ou de Interpretação das Línguas vêm durante ou após a oração ou cântico em línguas, como também, a palavra de ciência, o dom de cura, etc.
Outro ponto importante, é que este Dom nos auxilia a orar por determinadas coisas das quais a pessoa foge de colocar na presença de Deus. Portanto, possui intima relação com o próprio Dom da Cura.



Por fim, este maravilhoso Dom de DEUS, possui a capacidade de gerar a UNIDADE entre os Cristãos, pois tem uma uma característica de reunir e agregar (At 2,5-6). Em suma, poderemos enfatizar que o Dom das Línguas auxilia no processo de santificação pessoal, pois submete o nosso ser ao ESPÍRITO SANTO, proporcionando uma oração certeira e eficaz.
Mas poderiamos questionar: Como receber o dom das línguas?
A resposta enfatica e simples será que este Dom é para todos os que crêem (Mc 16,17). Como modo peculiar de sua essência, sua manifestação acontece sem sentido às mentes mais racionais. Mas na medida em que se cede ao mesmo e abre-se o coração e a mente, as dificuldades vão desaparecendo e o dom se torna um modo a mais de como poder rezar.
Logicamente, deve existir uma cooperação entre o receptor com o Doador (ESPÍRITO SANTO). A este cabe a moção e a inspiração das palavras. Enquanto àquele, o desejo, a aceitação e a decisão de orar (abrir a boca, mover a língua, movimentar os lábios, produzir sons, etc.). Assim como os demais Dons, deve a pessoa fazer um ato de fé: ceder à ação do Espírito Santo, pois, sob sua ação a língua proferirá palavras ininteligíveis.De forma simples, no Dom das Línguas, deve-se soltar os sons, pois é o ESPÍRITO SANTO que concede o conteúdo. Eis a nossa parte. Para Orar em línguas é NECESSÁRIO NOS SOLTAR NO MEIO DOS OUTROS. Se há um grupo orando em línguas, faça também.
Espero que tenha ajudado o conteúdo, e que situe em relação a este belo DOM que nos aproxima de DEUS. QUE DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com