quinta-feira, 7 de julho de 2011

PROFECIA (Cp. 3º - 1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje daremos continuidade a formação báscia da RCC sobre o segundo livro da mesma, ou seja, os CARISMAS. Neste artigo declinaremos sobre a temática do Carisma da PROFECIA, Dom importantíssimo para o nosso Movimento Eclesial, mas que, atualmente, pouco utilizado ou desenvolvido. Esclarecemos que este Dom, igualmente, possui importância fundamental no enriquecimento espiritual.
O Carisma da Profecia é um dos meios que o Senhor tem para comunicar-se com o seu povo, encorajando, exortando, instruindo, dando novo rumo ao trabalho apostólico, indicando a direção certa e levando à conversão, enfim, manifestando sua santa vontade em tudo (1ª Cor 14,13)
Como sabemos, existe um amplo desejo de DEUS em se comunicar com seu povo, mas será que este está apto a OUVÍ-LO? E se o faz, será que Lhe obedece concretamente? Quando faz por sua própria conta, por sua vontade, algumas vezes acerta, mas na maioria delas erra, sofre ou fracassa. É necessário ouvir o Senhor sempre (Dt 6,4). Disto, fica-nos um ensinamento: um verdadeiro POVO de DEUS deve sempre estar apto a OUVIR SUAS PALAVRAS, DESEJOS e VONTADES.

O conceito de PROFECIA é: "Um carisma em virtude do qual o inspirado, em nome de Deus, é movido pelo ESPÍRITO, fala à assembléia para exortá-la, estimulá-la ou corrigi-la.".
Como bem observamos este Carisma perfaz um trabalho de edificação para a Igreja. Não busca qualquer proveito próprio com revelações sensacionalistas, do contrário, expressa, pura e simplesmente, a vontade de DEUS e os sentimentos ocultos do coração.
Toda e qualquer palavra profética suscita um movimento de conversão, bem como de agradecimento ao Senhor por suas intervenções de amor. Poderá, ainda, representar, ocasionalmente, uma visão particular predizendo o futuro (1ª Cor 14,3-4.24-25).
Por vezes, confirma-se na profecia o que já se está fazendo, encorajando a continuar. “... Numa noite, o Senhor disse a Paulo em visão: não temas! Fala e não te cales. Porque eu estou contigo. Ninguém se aproximará de ti para te fazer mal, pois tenho um numeroso povo nesta cidade” (At 18,9-10). Ela pode também prever uma missão para a Igreja dentro de algum tempo: “... Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado” (At 13,2).
Como observamos em suas palavras, S. Paulo nos aconselha a aspirar a este Dom, em particular: “... mas, sobretudo, ao dom de profecia” (1ª Cor 14,1); explicando a importância do mesmo: “... Quem profetiza fala aos homens para edificá-los, exortá-los e consolá-los” (1ª Cor 14,3). Colocando-o na condição de edificador da assembléia” (1ª Cor 14,4); E nisto, expressa o seu desejo sobre este Dom: “... Ora, desejo que todos faleis em línguas, porém, muito mais desejo que profetizeis” (1ª Cor 14,5). E explana que é um Dom de instrução comunitária (1ª Cor 14,19), e é um sinal “para os fiéis” (1ª Cor 14,22).

Este Dom deve sempre ser manifestado no íntimo de toda comunidade: “... Não desprezeis as profecias” (1ª Ts. 5,20); “... Aquele que tem o dom da profecia, exerça-o conforme a fé” (Rm 12,6); "... pois, segundo a medida do dom de Cristo, alguns foram constituídos profetas para o aperfeiçoamento dos cristãos" (Ef 4,7-12).
Como sabemos, este Dom pode trazer uma sugestão sobre algo que deve ser mudado; pode trazer uma confirmação do amor de DEUS, do seu poder, um sentido profundo de sua presença. A profecia é um dom que todos podem ter: “... Todos, um após outro, podeis profetizar, para todos aprenderem e serem todos exortados” (1ª Cor 14,31).
Observe esta leitura e medite-a: “Prouvera a Deus que todos profetizassem e que o Senhor lhes desse o seu Espírito” (Nm. 11,29). Nesta passagem transcorre o desejo de DEUS em derramar o seu Espírito sobre todo o ser vivo. Este contexto será relembrado pelo Apóstolo Pedro: “... cumprimento do que foi dito pelo profeta Joel” (At 2,16-21). Assim, a Profecia é uma conseqüência do derramamento do ESPÍRITO SANTO na Igreja, pois quem tem o Espírito do Senhor e se deixa conduzir por Ele, torna-se um instrumento apto para profetizar na assembléia. Daremos continuidade em outro artigo a este magnífico Dom. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com