quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELII NUNTIANDI (1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום - PAX ET BONUN)! "DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, A QUEM OUSAMOS CHAMAR DE PAI, DAI-NOS CADA VEZ MAIS UM CORAÇÃO DE FILHOS, PARA ALCANÇARMOS UM DIA A HERANÇA PROMETIDA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM".
"... Quero ouvir o que o Senhor irá falar: É a PAZ que ELE vai anunciar (...)". Neste Dia a Igreja celebra o ofício de memória de S. RAIMUNDO NONATO, que por sua intercessão possa sair de nossos lábios o refrão do Salmo responsorial: "... Confio na clemência do meu DEUS, agora e sempre ...". O conteúdo da lectio Divina deste dia é permeado de uma substancial graça para cada um de nós (Cl. 1,1-8). Em que podemos, de início, fomentar, SEMPRE, no alvorecer de nossos dias, proclamar a todos que possam conviver conosco o desenrolar o dia, a expressão feliz, em nossos lábios: "(...) GRAÇA E PAZ da parte de DEUS nosso PAI (...)". O que nos Denota é que para podermos sermos caracterizados como, verdadeiramente, CRISTÃOS, devemos envidar um perfeito TESTEMUNHO de nossas vidas, e que nossas ações, palavras e pensamentos, possam alcançar os ouvidos de muitos. Dai nasce uma Comunidade Cristã, que vive a vida, todos os dias, com a disponibilidade interior de confiança e esperança no AMOR de JESUS. É o encarar nas  pessoas e fatos diários um 'AMOR RECONCILIADO'. Será sempre uma pequena ação de "efetivar o desenvolvimento concreto e contínuo do Reino de DEUS" (deixar desenvolver a pequena semente lançada). isto se concretiza a semelhança da estrofe primeiro do Salmo 51 (52): "... Eu, porém, como oliveira verdejante ...". Com esta convicção, Caros Jovens, gostaria de vos exortar. No Evangelho mostra-nos um CARÁTER MISSIONÁRIO: "... EU devo, anunciar a Boa Nova do Reino de DEUS também a outras cidades ...". Precisamos sair de certos comodismos, agregar nossas forças, e na coragem, peculiar, dos Jovens, PROCLAMAR em tom límpido que DEUS chama o seu povo. JESUS vai em direção daqueles que necessitam, e se predispõe a retirar os fardos de suas vidas. O que ressoa fortemente é a imagem cristalina de um CRISTO que sempre se encontra "a CAMINHO" de modo que ninguém é capaz de detê-lo. Assim, se desejamos ser seus Discípulos, devemos fazer, em nossa vida, o mesmo procedimento: ESTAR A CAMINHO, SEM VACILAR e CARREGANDO NOSSA CRUZ diária. Hoje iniciaremos uma nova formação doutrinária, acerca do Documento: EXORTAÇÃO APOSTÓLICA "EVANGELII NUNTIANDI", que, poderíamos dizer, é a Carta Magna da PREGAÇÃO (Pregadores). Esta Exortação Apostólica é de autoria do Papa Paulo VI, elaborada na data de 08/12/1975 (Festa Imaculada Conceição), e sua temática fundamental é a EVANGELIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, cuja conotação é o de visualizar a melhor forma de se efetivar a propagação do Evangelho (Lc. 4,42-44). A essência de sua destinação será para a Hierarquia da Igreja (Episcopos, Presbíteros e Diáconos), conjuntamente aos Leigos. CONTINUE LENDO A FORMAÇÃO.


Concebe-se que a Evangelização compreende dois momentos:
1) KERIGMA (Anúncio): É a proclamação da Boa Nova do Evangelho de JESUS, levando aos seus membros ao Batismo no ESPÍRITO SANTO, a um encontro pessoal com CRISTO;
2) CATEQUESE, ENSINO, FORMAÇÃO: Será a fixação da Palavra, ao conhecimento da Igreja, de sua Doutrina, em que, a partir, do seu conhecimento proporcionará aspectos de perseverança e vivência profunda da FÉ. Ou seja, 'Formar mais para servir melhor', sabendo dar a razão da própria esperança (1ª Pd 3,15).
Desta forma, já visualizamos o Objetivo deste documento, que busca, de forma simétrica, reconfortar a todos para a missão de evangelizar, superando todas as intemperes interpostas neste mundo (incerteza, desorientação), com amor, zelo e alegria. Assim perfazendo, acabar-se-á tornando a Igreja mais apta, ainda, para anunciar o Evangelho no meio da humanidade.
Porém, deve-se ficar claro, que não é intuito da Igreja, APENAS, de pregar o Evangelho a espaços geográficos genéricos ou específicos, mas de chegar a atingir e, SIM, modificar pela força do Evangelho os critérios de julgamento, enraizamento das VIRTUDES, novos direcionamentos dos centros de interesse e linhas de pensamento para DEUS, servindo-se de todas as fontes inspiradoras e os modelos de vida, permeadas nestes dois lemas fundamentais: “Revesti-vos do homem novo” e “Reconciliai-vos com Deus”.



Esta bela Exortação apostólica fora publicada no seguimento da 4ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a evangelização (Roma - 1974), em que buscava-se comemorar o 10º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II. Este documento pós-conciliar é uma demonstração do profundo interesse do Papa Paulo VI pelos problemas da evangelização e tem profunda interação com o 'DECRETO AD GENTES' (Atividade missionária). Assim perfilava no seu discurso Papa Paulo VI:

"... As condições da sociedade, obrigam-nos a rever os métodos, a procurar por todos os meios ao alcance, e a estudar o modo de fazer chegar ao homem moderno a mensagem cristã, na qual ele poderá encontrar a resposta às suas interrogações e a força para a sua aplicação de solidariedade humana ...". E continua: "... O empenho em anunciar o Evangelho aos homens do nosso tempo, animados pela esperança, mas, ao mesmo tempo, torturados muitas vezes pelo medo e pela angústia, é sem dúvida alguma, um serviço prestado à comunidade dos cristãos, bem como a toda a humanidade (...), tal tarefa se nos afigura ainda, mais nobre e necessária quando se trata de reconfortar os nossos irmãos na missão de evangelizadores, a fim de que, nestes tempos de incertezas e desorientação, eles a desempenhem cada vez com mais amor, zelo e alegria ...".
Traduz-se que é cabal a NECESSIDADE INDISPENSÁVEL colocar diante dos olhos o extenso patrimônio de FÉ que a Igreja tem o dever de preservar na sua pureza intangível, e ao mesmo tempo apresentá-lo aos homens do nosso tempo, de forma compreensível e persuasiva. Desenvolveremos o conteúdo deste importante documento para os Pregadores. Espero que seu conteúdo possa VITALIZAR O MISTÉRIO QUE FOSTES CHAMADO, O DE PREGAR EM TODO A TERRA A BOA NOVA. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com