quinta-feira, 1 de setembro de 2011

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA "EVANGELII NUNTIANDI (2ª parte)



GRAÇA E PAZ (חסד ושלום - PAX ET BONUN)! OREMOS: "DEUS DO UNIVERSO, FONTE DE TODO O BEM, DERRAMAI EM NOSSOS CORAÇÕES O VOSSO AMOR E ESTREITAI OS LAÇOS QUE NOS UNEM CONVOSCO PARA ALIMENTAR EM NÓS O QUE É BOM E GUARDAR COM SOLICITUDE O QUE NOS DESTES. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM".
"... O Senhor fez conhecer a salvação ... recordou o seu Amor sempre fiel pela casa de Israel ...". Inicia-se neste Dia o MÊS DA PALAVRA, e desta forma, quero conclamar a todos para adentrarmos, em profundidade, neste mar grandioso e perene que é a BÍBLIA. É na busca do conhecimento e na prática da Palavra de DEUS que seremos marcados eficientemente pela Filiação Divina. Na lectio Divina de hoje, já podemos entrever este significado único. Na primeira leitura já observamos a essência desta grande GRAÇA CONCEDIDA, mas que deve ser diariamente conquistada pelas nossas ações, é o que prediz o Apóstolo Paulo (Cl. 1,9-14): "(...) Pois deveis levar uma vida digna do Senhor, para lhe serdes agradáveis em tudo. Deveis produzir frutos em toda boa obra e crescer no conhecimento de DEUS (...)". Ora, toda esta conquista desenboca no CONHECIMENTO de DEUS, que orienta, como fonte, ao AMOR, sendo DEUS AMOR, favorece-nos um amplo e verdadeiro encontro. E nesta ação, podemos contemplar a Face Divina no irmão, restituindo-lhe um novo rosto, mais humano, para aquele que se encontrava desfigurado pelo pecado. Já no Evangelho, demonstra-nos JESUS em pleno exercício de Evangelização (... Ouvir a palavra de DEUS ...). Também acentua a existência de uma estrutura sólida, que tem a capacidade de guarda e transporte seguro (BARCA). Dizem os estudiosos que a Barca de Pedro é um símbolo direto da Igreja CATÓLICA, em que onde se encontra o Primado Petrino lá sempre estará a sua Barca, ou Igreja. Mas o que denota-nos a atenção é o CHAMADO MISSIONÁRIO para aqueles que fazem parte da Barca (Igreja): "... Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca ...". Hoje, ser-nos-ia uma CONCLAMAÇÃO de CRISTO aos JOVENS de nossa Arquidiocese (J. Pessoa) a enveredar nesta árdua missão de PROCLAMAR A PALAVRA pelos recantos deste mundo, para que se concretize na vida de muitos o momento predito por Pedro a JESUS: "... Mas, em atenção à TUA PALAVRA, vou lançar as redes ..."Caríssimos Irmãos, JOVENS queridos, hoje CRISTO nos conclama a aprofundar o nosso CHAMADO particular, e VOCÊ sabe o que digo neste instante. "... Que TU NÃO TENHAS MEDO ...", oráculo do Senhor. Apodere-se desta palavra, pois DEUS estará sempre contigo, e que tua voz seja um retinar das trombetas dos anjos do céu. IREMOS DAR CONTINUAÇÃO a FORMAÇÃO do Documento: EXORTAÇÃO APOSTÓLICA "EVANGELII NUNTIANDI.





O Documento coloca, como proposta fundamental, o de revestir o ANÚNCIO e o TESTEMUNHO do Evangelho com as formulas imutáveis e insubstituíveis da PAIXÃO, do ARDOR e do FERVOR, independentemente dos métodos a serem utilizados para este fim. Atenta que mesmo com uma pregação adornada com todas as técnicas de comunicação atuais, se não existir uma profunda mística missionária, que efetive uma absorção contagiante e um convencimento concreto, não passará de um marketing religioso superficial. Como prenuncia no Evangelho (Lc. 5,4), não basta ficar na simples experiência de FÉ (descoberta da grandeza de Deus), mas IR AO LARGO (conviver na oração com Deus), para  no fim, galgar uma experiência mística (penetrar nos mistérios de Deus).
Comenta que fonte de nascimento de todo o ardor missionário (“fervor do espírito”),  advêm de uma profunda experiência de Deus e pela paixão pela causa do Reino (At 18,25). é ele o meio e fonte de toda vibração, entusiasmo, alegria e coragem para podermos enfrentar todo tipo de conflito, dificuldade e até perseguição: “... Eu sei em quem coloquei minha FÉ ...” (2ª Tm 1,12). Ou ainda: “... Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho! ...” (1ª Cor 9,16).
E continua: "... E isto, sem contar o mais: a minha preocupação cotidiana, a solicitude que tenho por todas as Igrejas! ...” (2ª Cor 11,23-28). Explicita que a somente existe uma única caracteristica primordial para se tornar um Missionário(a): É a profunda paixão pelo Cristo vivo (Pascal). São os apaixonados pelo Reino que até hoje contagiam homens e mulheres de todas as raças e culturas.
Nunca será possível haver evangelização sem a ação do Espírito Santo. (...) Realmente, não foi senão depois da vinda do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, que os apóstolos partiram para todas as partes do mundo afim de começarem a grande obra da evangelização da Igreja; e Pedro explica o acontecimento como a realização da profecia de Joel: ‘Eu efundirei o meu Espírito’ (At 2,17). Eo mesmo Pedro é cheio do Espírito Santo para falar ao povo acerca da Jesus Filho de Deus (cf. At 4,8). Mais tarde, Paulo, também é cheio do Espírito Santo (cf. At 9,17) antes de se entregar ao seu ministério apostólico (...). O Espírito que impele Pedro, Paulo ou os doze apóstolos afalarem, inspira-lhes as palavras que eles devem proferir e desce também ‘sobre todos os que ouviam a sua palavra’ (At 10,44). Repleta do ‘conforto do Espírito Santo’, a Igreja ia crescendo (cf. At 9,31). Ele é a alma desta mesma Igreja. (...) As técnicas da evangelização são boas, obviamente; mas, ainda as mais aperfeiçoada não poderiam substituir a ação discreta do Espírito Santo. (...) Pode-se dizer que o Espírito Santo é o agente principal da evangelização: é ele, efetivamente, que impele para anunciar o Evangelho, como é ele que no mais íntimo das consciências leva a aceitar a Palavra da salvação. Mas pode-se dizer, igualmente, que ele é o termo da evangelização: defato, somente ele suscita a nova criação, a humanidade nova que a evangelização há de ter como objetivo (...). Por meio dele, do Espírito Santo, o Evangelho penetra no coração do mundo, porque é ele que faz discernir os sinais dos tempos — os sinais de Deus — que a evangelização descobre e valoriza no interior da historia” (EN n. 75).
Será esse ardor missionário que conseguirá romper toda e qualquer acomodação e rotina, promovendo, assim, uma ação que impele a Igreja a ir ao encontro das pessoas e a inserir-se na realidade em que o povo vive, tomando-se “sal” (Mt 5,13), “luz” (Mt 5,14), “fermento” (Mt 13,33; Lc 13,21). Espero que este conteúdo possa auxiliar-te no conhecimento dos conceitos que pensa a IGREJA CATÓLICA. Possa iluminar tua vocação e missão perante a Eclesia Mater, que aguarda, como CRISTO, para que possas ir ao mais profundo oceano da vida para 'PESCAR ALMAS'. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com