terça-feira, 16 de agosto de 2011

CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM (1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! "... Quero ouvir o que o Senhor irá falar: É a PAZ que ELE vai anunciar (...)".
Neste Dia, gostaria, antes da formação, a palavra direcionada a MUITOS JOVENS: "... O SENHOR ESTÁ CONTIGO, VALENTE GUERREIRO(A) ...". É hora, e o é neste instante, que brote destes terrenos férteis dos jovens, de sair de si mesmo e ir em direção a grande luta. Pedir o auxílio de S. Miguel Arcanjo (Quaresma), que vestido de guerreiro virá ao vosso auxílio, da mesma forma que um anjo fora enviado a Gedeão (1ª Lt. Jz. 6,11-24a). Profetizando em vossas vidas, Caríssimos Jovens possa predizer: "... VAI, E COM ESTA FORÇA QUE TENS LIVRA ISRAEL (RCC) DAS MÃOS DOS MADIANITAS (FALSO PASTORES). SOU EU QUE TE ENVIO ..." (Jz. 6, 14). Para que exista uma RENOVAÇÃO necessário desenvolver o DESAPEGO (Mt. 19,23-30). O entendimento do chamado vai além do que se expressa a palavra 'Riquezas', não se resume aos bens materiais em si, que também se tornam empecilho, mas tem-se tantas riquezas no íntimo de cada um de nós!!! A questão será: QUE RIQUEZA TRAGO NO CORAÇÃO QUE NÃO CONSIGO DESAPEGAR-ME? Desenvolvendo esta reflexão, neste instante, continuaremos a Formação sobre o CONCÍLIO VATICANO SEGUNDO, especificamente, debateremos, resumidamente, sobre a CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA "LUMEN GENTIUM". Iremos preconizar um aspecto introdutório e conceitual neste conteúdo. De início, possamos orar assim: "DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, A QUEM OUSAMOS CHAMAR DE PAI, DAI-NOS CADA VEZ MAIS UM CORAÇÃO DE FILHOS, PARA ALCANÇARMOS UM DIA A HERANÇA PROMETIDA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". CONTINUA.



 A CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA "LUMEN GENTIUM"consiste de um precioso Documento conciliar que explana em sua integralidade sobre a própria ECLESIA MATER (IGREJA). Anuncia acerca do Mistério da Igreja, pois sempre existiu uma certa preocupação a respeito do que se ensina sobre ela, sobre sua doutrina, como forma direta de Evangelizar o mundo para que possa querer ver JESUS:

“... E porque a Igreja é em Cristo como que o sacramento ou o sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano, ela deseja oferecer a seus fiéis e a todo o mundo um ensinamento mais preciso sobre sua natureza e sua missão universal, insistindo no tema de Concílios anteriores ...” (LG 1).
Fica-nos claro que o chamado à união com Cristo e a Igreja é para todos, sem exceção:

“... A todos os eleitos o Pai desde a eternidade, ‘conheceu e predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que Ele fosse o primogênito entre muitos irmãos’ (Rm 8,29). (...) Foi fundada nos últimos tempos. Foi manifestada pela efusão do Espírito Santo. E no fim dos tempos será gloriosamente consumada, quando, segundo se lê nos Santos Padres, todos os justos desde Adão, ‘do justo Abel até o último eleito’, serão congregados junto ao PAI na Igreja universal ...” (LG 2). “... Todos os homens são chamados a esta união com CRISTO, que é luz do mundo, do Qual procedemos, por Quem vivemos e para Quem tendemos ...” (LG 3).

O Espírito Santo é que enriquece e conduz à Igreja os fiéis que permanecem em comunhão:
“... O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis como num templo (1ª Cor 3,16; 6,19). Neles ora e dá testemunho de que são filhos adotivos (Gl 4,6; Rm 8,15- 16 e 26). Leva a Igreja ao conhecimento da verdade total (Jo 16,13). Unfica-a na comunhão e no ministério. Dota-a e dirige-a mediante os diversos dons hierárquicos e carismáticos. E adorna-a com Seus frutos (Ef 4,11-12; 1ª Cor 12,4; Gl 5,22) ...” (LG 4).
Desta forma, abre-nos uma consciência de devemos possuir um senso de FÉ, e permear o desenvolvimento dos Carismas em cada um de nós. Traduz-se na responsabilidade de abertura ao ESPÍRITO SANTO, de forma ampla e direta, de o conhecer, de o aceitar e de fazer uso de SEUS DONS e FRUTOS para caminhar em unidade, santidade e serviço:

“... Não é apenas através dos sacramentos e dos ministérios que o Espírito Santo santifica e conduz o Povo de Deus e o orna com virtudes, mas, repartindo seus dons ‘a cada um como lê apraz’ (1ª Cor 12,11), distribui entre os fiéis de qualquer classe mesmo graças especiais. Por elas os torna aptos e prontos a tomarem sobre si os trabalhos e ofícios, que contribuem para renovação e maior incremento da Igreja, segundo estas palavras: ‘A cada um é dada a manifestação do Espírito para utilidade comum’ (1ª Cor 12,7). Estes carismas, quer eminentes, quer mais simples e mais amplamente difundidos, devem ser recebidos com gratidão e consolação, pois que são perfeitamente acomodados e úteis às necessidades da Igreja ...” (LG 12).
“... Como o Filho foi enviado pelo Pai, assim também Ele enviou os Apóstolos (Jo 20,21), dizendo: ‘Ide, pois, efazei discípulos meus todos os povos ... (Mt 28,18-20). Esse solene mandamento de Cristo de anunciar a verdade salvadora, a Igreja o recebeu dos Apóstolos com ordem de cumpri-lo até os confins da terra (At 1,8). E, por isso, continua incessantemente a enviar os pregadores até que as Igrejas nascentes sejam plenamente constituídas e continuem elas mesmas o trabalho de evangelizar ...” (LG 17).

Fica evidente o chamado primordial neste texto conciliar, e por inspiração do próprio ESPÍRITO o seu conteúdo resume a LECTIO DIVINA de hoje, ou seja, o texto da primeira leitura é como um grande paralelo com a essência que constitui o texto do Livro de JUÍZES: "... VAI, E COM ESTA FORÇA QUE TENS LIVRA ISRAEL (RCC) DAS MÃOS DOS MADIANITAS (FALSO PASTORES). SOU EU QUE TE ENVIO ..." (Jz. 6, 14).
Que o conteúdo de hoje possa facilitar a tua meditação sobre o TEU CHAMADO perante a ESPOSA DE CRISTO, que necessita de GUERREIROS para adorná-la com vestes de Santidade, Justiça e AMOR. DEUS VOS ABENÇOE EHOJE E SEMPRE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com