sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SER AUTOR(A), A RAIZ DE SUA VIDA (FORMAÇÃO JOVEM - 3ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Hoje a Eclesia Mater celebra a STA JOANA FRANCISCA CHANTAL, da qual pedimos sua intercessão. A palavra (Mt. 19, 3-12) que nos direciona neste dia está intimamente ligado com a formação pessoal, a qual estamos desenvolvendo. Possui relevância ao SER e ao ESTAR. Observamos a enérgica resposta de DEUS acerca de nossa humanidade: "... desde o início os fez HOMEM e MULHER? ...". Entoa o sentido da COMPLEMENTARIDADE dos sexos, em que para se tornar um ser perfeito, necessitam estarem unidos. Na palavra denota-se a particularidade da ação humana de buscar irremediavelmente segunda opções, de FUGIR de suas responsabilidades, e lançá-las comodamente sobre os outros (CULPA). DEUS nos chama a assumir a tudo e a todos, quer seja na nossa masculinidade, quer seja na feminidade. É o tomar a iniciativa, é o SER AUTOR(A) de sua vida. Sempre será desejo divino aprendermos a vivenciar relacionamentos, a viver em comunhão, em unidade. A própria essência de DEUS (UNO e TRINO) nos orienta a unidade. Desta forma possamos orar assim: "DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, A QUEM OUSAMOS CHAMAR DE PAI, DAI-NOS CADA VEZ MAIS UM CORAÇÃO DE FILHOS, PARA ALCANÇARMOS UM DIA A HERANÇA PROMETIDA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM" CONTINUA!!!

Mas a que poderíamos comparar a atitude de ser Autor(a) da vida? Poderíamos efetivar uma comparação com uma cena de teatro ou de filme!!! O Autor(a) é aquele que está a frente, contracenando, tomando parte do momento. Seria um dirigir a situação, nunca ficar paralisado, inerte, passivo diante de uma situação ou de pessoas.
Mas, poder-se-ia questionar, 'já passei pelas fases de que deveria ocorrer a formação adequada, e nada aconteceu'. Entretanto, não existe um motivo concreto de ficar paralisado na vida. De certa forma, nas crianças se torna mais fácil devida a abertura natural de seu ser, pois suas matrizes memoriais estão ainda bem abertas e susceptíveis de mudanças. Ademais, elas não temem mudanças. Nos adultos, devido as alterações, nada agradáveis, acontece um fechamento, natural, uma solidificação (Muralha Jericó) que endurece os conceitos (PARADIGMAS), as mudanças devidas batem e voltam sem ter fixado o alcance necessário. Por isto nada muda, cresce, melhora. Precisa ser alterada substancialmente, mas para que isto ocorra deve-se desejar, possuir uma vontade particular de mudar, atualizar, crescer, ou seja, ‘DEPENDE DE NÓS’.
Como pode isto acontecer? Sempre será um questionamento salutar, mas muitas vezes por não obter a reposta adequada, ficamos condicionados a nunca efetivar qualquer questionamento. Porém, esta pergunta nos remete a um personagem conhecido, NICODEMOS. Quando paramos em nós mesmos, acalmamos o nosso ser interior, podemos PENSAR e isto favorece um REGISTRO de pensamento, e desta forma originamos uma MUDANÇA, POIS pensar É TRANSFORMAR-SE.
E hoje? A atitude de pensar subsiste com um sobrecarregamento de idéias negativas, perturbadoras, que geram mudanças negativas (complexo de inferioridade, timidez, fobias, depressão, obsessão, etc.), que conotam a infelicidade, prisão, desmotivação. Tudo isto ajuda-nos a ADOECER o nosso “EU”.
Dito isto, um conceituação de ser Autor(a) é a atitude de entrar no palco e dirigir a sua peça (VIDA), de forma mais consciente, tranqüila, paciente, tolerante. Em suma, o “EU” é o grande agente da mudança.
Se você ainda se questiona sobre a possibilidade deste fato, concedo-te um direcionamento. Será que existe alguém PLENAMENTE saudável? Que nunca passou por problemas? Pessoas sempre lúcidas? Pessoas sempre tranqüilas?
Olhe para todo o ambiente em que vivemos, não vai-nos favorecer ser ou encontrar estes tipos de pessoas. Ambiente escravocrata, que sempre nos reprime com regras desfavoráveis, que somente favorecem pequenos grupos de pessoas ainda mais perturbadas do que nós.
Somos trabalhados ou talhados para o externo, nunca para o interno. Nunca fomos ensinados para o que podemos e devemos trabalhar em nossos pensamentos e emoções. Sempre fomos direcionados a nos calar, nunca explicitar sobre os nossos próprios problemas. Constantemente ouvimos a frase: ‘FUJA” e não olhe para trás’.
Como ser um Líder dos outros, se sequer somos capazes de Liderar a si próprio? Como construir pontes para solucionar problemas, sem possuir ferramentas, sem saber manuseá-las, tão pouco, saber quais são?
O grande FINALE ficara para o próximo capítulo. Espero que tal formação possa efetivar em você grandes mudanças de vida. A começar um novo parâmetro de pensamento em que você possui uma capacidade, concedida por DEUS, de ser e desempenhar uma vida repleta de felicidade e objetividade. SIM!!! VOCÊ É PLENAMENTE CAPAZ DE CONDUZIR SUA VIDA EM DIREÇÃO A PELNITUDE QUE TE ESPERA. SEJA AUTOR(A) DE SUA VIDA. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com