quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SER AUTOR(A), A RAIZ DE SUA VIDA (FORMAÇÃO JOVEM - 2ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. A Igreja celebra nesta data a Virgem STA CLARA. Fora a primeira mulher (18 anos) a se entusiasmar pelo ideal franciscano. A busca principal de sua vida religiosa fora um esforço contínuo para atingir a total e perfeita pobreza. Fundou, juntamente com Francisco, a segunda ordem franciscana, que recebeu o seu nome, CLARISSAS. Um dos seus inumeros testemunhos, fora a sua atitude de com a EUCARISTIA nas mãos, salvar o convento de um ataque dos sarracenos, em 1240. Morreu em S. Damião. Desta forma, possamos orar, iniciando nossa formação: "Ó DEUS, QUE VOSSA MISERICÓRDIA ATRAÍSTES SANTA CLARA AO AMOR DA POBREZA, CONCEDEI, POR SUA INTERCESSÃO, QUE, SEGUINDO O CRISTO COM UM CORAÇÃO DE POBRE, VOS CONTEMPLEMOS UM DIA EM VOSSO REINO. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!
 Bem possamos dar continuidade a formação anterior sobre a autoria de nossa história de vida. Antes possa voê efetivar alguns questionamentos. Você busca, com certa frequência, investir na qualidade de vida ou tem vivido apenas para o trabalho/estudo? Qual o valor real que você dá para sua vida e para as pessoas que ama? Você já se sentiu ou se sente inferior às pessoas? O que mais tem te afligido os teus pensamentos? Que decisões você tem adiado na sua vida? Você é irritado e ansioso? Impulsivo e intolerante? Cobra demais de si? Cobra excessivamente das pessoas? Que caracteristicas da sua personalidade você deseja superar? O quanto você ama a vida? Você usa o silêncio nas situações tensas? Você consegue ter dominio próprio e surpreender seus opositores quando eles o decepcionam?
Neste momento tentarei auxiliar-te. Vejamos. No primeiro plano deve-se procurar uma definição segura o que representa, PARA VOCÊ, uma qualidade de vida, e desta forma poderá dar os primeiros passos para efetivar uma análise concreta e cristalina das verdadeiras necessidades. Aliter, nos direcionará a seguinte questão sobre o real valor. Por conseguinte, você poderá ter uma certeza de consciência qual o valor que procuro, nas pessoas, nas coisas, etc. Paralelamente, encontrar-se-á seu valor, sua posição. Conhecendo-se, de forma concreta, todas as decisões necessárias serão atingíveis, pois se conhece um caminho, uma direção. Posteriormente a obtenção do conhecimento, agregar-se-á o sentimento de harmonia, prazer e calma interior. Alcança-se, enfim, o SILÊNCIO INTERIOR, tão necessário para todas as nossas atitudes, o que origina a tomada, a consciência de que somos proprietários de nossas vidas, pois fora este o maior presente, a dádiva perfeita dada por DEUS a cada um de nós. CONTINUA!!!


Para se conquistar a liderança de tudo o que somos e possuimos devemos, a princípio efetivar 03 passos:
1) VALORIZAR-SE;
2) TER CONSCIÊNCIA DE SOMOS TODOS IGUAIS (Essência);
3) RESGATAR A LIDERANÇA DO “EU”.
Mas o que significa o “EU”. Significa a nossa CONSCIÊNCIA CRÍTICA, nossa vontade consciente e a capacidade de decidir (IDENTIDADE = Teoria da Inteligência Multifocal). Seria a capacidade de ANALISAR situações, duvidar, criticar, fazer escolhas, exercer o livre-arbítrio, corrigir, estabelecer metas, administrar emoções e governar pensamentos.
O que podemos discernir? É que estas atitudes nunca serão simples pensamentos e/ou emoções. Entretanto, é possível efetivar pensamentos e emoções sem a mínima autorização do “EU”.
Então, por que, algumas vezes, pensamos de uma forma e agimos de outra? Por que reagimos de forma contrária ao que nos diz nossa própria natureza? Ora, um “EU” alterado em sua essência, gera indecisão, insegurança, instabilidade, impulsividade, e, claro, escravidão de pensamentos e de emoções destrutivas, principalmente. Eis um “EU” desestruturado e imaturo (doente). Geralmente, são aqueles que conseguem organizar vidas alheias com extrema facilidade, mas dificilmente resolvem conflitos internos, pois reagem de maneira agressiva contra o outrem, ou pior, de maneira excessiva, contra a si mesmo.
O que devemos ter ciência é que na vida comum somos CONSTRUTORES e CONSTRUÍDOS paralelamente, onde ninguém é Autor solitário da sua história de vida. Mas quando somos Construtores e somos Construídos?
Somos construídos a partir de aspectos externos (ambientes sociais e educacionais = amigos, professores, escola, televisão, etc.) e por pessoas (carga genética = pais, avós, etc.).
Somos Construtores quando desejamos moldar a nossa personalidade através da LIDERANÇA do “EU”.
Esta construção inicia-se na fase de criança, onde vários pensamentos e emoções são registrados e armazenados em nosso cérebro (O que é bom? Quem cuida de mim? O que é segurança? O que é confiança? Em quem posso confiar? Etc.). Desta forma tomamos consciência do ‘Bem e do Mal’.
Avançamos e adentramos na fase da Adolescência, e nisto o “EU” DEVERIA estar ALICERÇADO. já na fase Adulta, deveria estar ESTRUTURADO, de tal forma que deveria existir um controle normal da liderança do próprio ser. Mas o que se observa em nossa sociedade, 'desculpe DOENTE', o “EU” de cada um é incapaz de ser crítico, lúcido, coerente e capaz de tomar as decisões certas. SERÁ QUE ESTE TIPO DE PESSOA SERÁ AUTOR(A) DE SUA HISTÓRIA?
Agradeço a todos que possam expressar sua opinião em comentários. A existência deste Blog É VOCÊ. Que o texto acima possa te ajudar a efetivar a reestrutura de vida e te possa moldar tua vida nesta caminhada perfeita rumo a DEUS. Em outro artigo concluirei esta formação pessoal. A TODOS OS JOVENS PAZ E FOGO. E A VOCÊ QUE É JOVEM EM ESPÍRITO GRAÇA E PAZ. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com