terça-feira, 13 de setembro de 2011

POR QUE SOU CRISTÃO???


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! OREMOS: "Ó DEUS, CRIADOR DE TODAS AS COISAS, VOLVEI PARA NÓS O VOSSO OLHAR E, PARA SENTIRMOS EM NÓS A AÇÃO DO VOSSO AMOR, FFAZEI QUE VOS SIRVAMOS DE TODO O CORAÇÃO. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". Como adendo, gostaria de agradecer formalmente, a vida do Pe. José Augusto (CN), pois a raiz desta reflexão nasceu de sua homilia (13/09) desta manhã. Muito obrigado por ser instrumento de DEUS.
A plena resposta a inquisição inicial obter-se-á ao debruçarmos sobre a nossa Lectio Divina deste dia. Neste MÊS DA PALAVRA poderemos enfatizar, de forma plena e consciente, de uma confirmação ÚNICA: A "SALVAÇÃO É UM DOM DE DEUS". Podemos comprovar esta proclamação mediante a leitura do Evangelho de hoje: "... DEUS veio visitar o seu povo ..." (Lc. 7,16), que se complementa com o discurso do Salmista: "... ELE mesmo nos fez, e somos seus, nós somos o seu povo e seu rebanho. ..." (Sl. 99). Ora, com este aparato, fica-nos evidente uma certeza principal: em JESUS, VENCEDOR DA MORTE REVELA-SE a AÇÃO de DEUS que SALVA.
CONTINUA A REFLEXÃO!!!

A situação que transcorre no desenvolvimento do texto Evangélico, é um caminho que é percorrido (... eis que levavam ... Grande multidão da cidade a acompanhava ...). Igualmente, transparece-nos uma mudança de estado (morte para VIDA), concretizado através de uma AÇÃO permeada de CORAGEM e OUSADIA, comprovadora da AUTORIDADE do CRISTO (... Um grande Profeta apareceu entre nós ...). E partindo deste acontecimento, origina-se um estado de CONVERSÃO (... E a notícia espalhou-se ...).
O teor da nossa resposta, PODE e, DEVE ser moldada na desenvoltura do Evangelho, ou seja, SOU CRISTÃO PORQUE CREIO NA RESSURREIÇÃO, em JESUS CRISTO, Nosso Senhor. AMÉM! Este sentido advêm da certeza (expressada pelo Salmista) de que somos uma TERRA BOA, da qual DEUS lançou a mais bela SEMENTE de VIDA, este DOM de SALVAÇÃO. Esta certeza é evidenciada naquele encontro de JESUS com Marta: "... Se estivesses aqui, Senhor, meu irmão não teria morrido (...) Diz-lhe JESUS: TEU IRMÃO RESSUSCITARÁ ... EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA VIVERÁ; E QUEM VIVE E CRÊ EM MIM, NÃO MORRERÁ PARA SEMPRE. CRÊS NISTO? (Jo. 11,21.23.25). O que poderemos deduzir deste conteúdo? Ora, algo singular! Devemos CRER que somente DEUS é capaz de efetivar nossa SALVAÇÃO, e ELE a efetiva vindo a cada um de nós em auxílio de nossas fraquezas. Mas, o CRER não se concretiza apenas em palavras e gestos externos, vai muito além disto. Podemos comprovar tal fato no próprio Evangelho de João que assim se revela: "... EU vos asseguro que me procurais, não pelos sinais que vistes, mas porque ficastes saciados de pão (...) A Obra de DEUS consiste em que creiais naquele em que ELE enviou (...) Contudo, EU vos disse que ainda que me tenhais visto, NÃO CREDES ...' Jo. 6,26.29.36). CRER em JESUS é deixar-se EXPERIMENTAR por DEUS (... EU SOU O PÃO DA VIDA: aquele que vem a mim não sofrerá fome, aquele que crê em mim não passará sede... - Jo. 6,35), é o desfazer-se de toda a segurança humana, mesmo quando a razão não assegura-nos de nada, e quando a nossa visão turva-se diante dos fatos e situações adversas. SER CRISTÃO é o adentrar no mais profundo da alma e deixar nascer a SEMENTE inicial plantada por DEUS. É o poder CONTEMPLAR, de ver com os olhos da alma, a beleza do REINO de DEUS, ultrapassando todos os obstáculos da vida que buscam ofuscar esta bela visão de vida. Saiba VOCÊ que todas as tempestades esvaem-se de suas forças em algum momento. Mesmo os grandes furacões possuem no seu centro um espaço de pura tranquilidade. SER CRISTÃO É TER ESTA CERTEZA DE EXPERIMENTAR A DEUS. E nós a temos diariamente. O QUE? ONDE? COMO? Ora, meus Caríssimos Irmãos, na SANTA MISSA!!! Lá nos é ofertado toda a força necessária para o nosso caminho (Evangelho). Lá, também, acontece uma mudança de estado, em que saimos de um momento de morte e ressurgimos plenos em vida, ao recebermos o PÃO da VIDA (... EU SOU O PÃO DA VIVO DESCIDO DO CÉU. QUEM COMER DESTE PÃO VIVERÁ SEMPRE ... - Jo. 6,51). Lá, quando o permitimos, transcorre a verdadeira CONVERSÃO de VIDA (... QUEM COMER MINHA CARNE E BEBER O MEU SANGUE TERÁ VIDA ETERNA, E EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA ... - Jo. 6,54). Caríssimos Irmãos, JOVENS, todos!!! Não sei o que acontece em sua vida, mas retorne e se deixe encontrar pelo Senhor. Retorne para a Casa do PAI, a sua Igreja. Busque os Sacramentos devidos, reabilite-se diante de quem te AMA PROFUNDAMENTE e venha saciar-se do PÃO que concede VIDA. E possamos, juntos assim cantar: E quando amanhecer ..., ressurgiremos por crer, nesta vida escondida no PÃO. SEM MEDO: "NÃO NEGO, SOU CARISMÁTICO e CATÓLICO também". DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com