segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A ECLESIA NAS AMÉRICAS (1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Bem, hoje adentraremos na temática sobre a ECLESIA NAS AMÉRICAS. Em novembro de 1997, exatamente na celebração da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América (IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano), em Santo Domingo, houve uma convocação efetivada pelo papa JOÃO PAULO II, que visava a incrementar a cooperação entre as diversas Igrejas particulares.
O tema da assembleia foi “Encontro com JESUS CRISTO vivo, caminho para a conversão, a comunhão e a solidariedade na América”, que manifesta a centralidade de sua pessoa, presente na vida da Igreja, que convida à conversão, à comunhão e à solidariedade.
Em um ambiente de encontro fraterno, desenvolvido por encontros anteriores, efetivou-se diálogos dos problemas e desafios comuns da Igreja nos países americanos (pedido do Papa).
Este propósito era uma NOVIDADE perante a Eclesia (programa de Evangelização na América). Sua temática era A Nova Evangelização, baseada na Exortação apostólica “Evangelli Nuntiandi”, de Paulo VI. Ora, o 'mandamus' de Evangelizar, está centralizado na sua promessa, de que ele continua vivo e agindo entre nós: "... Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do Mundo ..." (Mt 28,20). Na verdade, se busca favorecer o acontecimento do verdadeiro encontro pessoal com o Senhor, para que concretize uma renovação eclesial (tal fato lembra-nos o CONVITE de certo MOVIMENTO ECLESIAL faz!!!). suscita para que ocorra um aumento dos vínculos de cooperação e de solidariedade. O encontro com JESUS CRISTO VIVO é caminho de conversão, de comunhão e solidariedade. CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!

"... Encontramos o Messias ..." (Jo 1,41). Eis uma proclamação única e concreta, em que os Evangelhos mencionam. Este encontro cristalino possui força transformadora e desencadeiam um autêntico processo de conversão, comunhão e solidariedade {Ex.: Samaritana (Jo 4,4-42), Zaqueu (Lc 19,1-10), Madalena (Jo 10,11-18), os discípulos de Emaús (Lc 24,13-35), Paulo (At 9,3-30)}. Mas subsiste, ainda, porções de pessoas que mesmo tendo um encontro com Jesus, posiciona-se em estado de resistência à mudança de vida ('viram e ouviram'. Ex.: jovem rico - Mt 19, 16-22). Outros são tão pessoais {chamados vocacionais (Mt 4,19)}; e muitos outros exemplos (Apóstolos). Bem, como sabemos o LOCAL privilegiado para este ENCONTRO será a Igreja, para descobrir o amor do Pai: "... O Verbo de Deus (...) manifesta o plano do Pai de revelar à pessoa humana o modo de chegar à plenitude da própria vocação ..." (Hb 4,15). Porém, há de se ressaltar possui esta importância, devido a figura de MARIA, pois será nela que encontramos JESUS, pois possui íntima ligação com o nascimento da Igreja na história: "... , dos povos da América, que por meio dela, chegaram a encontrar o Senhor ..." (Propositio 5). De forma especial, MARIA Santíssima de Guadalupe é invocada como "Padroeira de toda a América e Estrela da primeira e nova evangelização" (12 de dezembro), foi proposta ser celebrada em todo continente, como Mãe e Evangelizadora da América. Em outros lugares podemos, também, encontrar Jesus: na Sagrada Escritura (luz da Tradição, dos Padres e do Magistério); na Sagrada liturgia (Sacramentos, proclamação da palavra, Eucaristia), etc.
Observe-se a proposta: "... A quem muito se deu, muito será exigido ..." (Lc 12,48). Os encontros com JESUS, alguns emergem atitudes positivas de busca da verdade, de autêntica confiança em Jesus, e outros recebem-se dons com os quais o Senhor prepara alguns para um encontro posterior. Sabe-se, que hoje, a expressão e os frutos da identidade cristã da América são os Santos (modelos heróicos de vida cristã). Pois, como se sabe a história da evangelização na América conta numerosos mártires, homens e mulheres, bispos e presbíteros, religiosos e leigos que com seu sangue banharam: "... As Igrejas locais tudo façam para não deixar perecer a memória daqueles que sofreram martírio, recolhendo a necessária documentação ..." {Tercio milienium adveniente, n. 37 (1995)}.
Atualmente, uma característica particular da América consiste na existência de uma intensa piedade popular (inculturação da fé católica), que poderá ser uma contribuição para a FÉ, se for convenientemente orientada, nutrindo o seu fervor e oferecendo assim uma válida resposta para os desafios atuais da secularização. Não se deve subestimá-la, porém, saber utilizar da prudência (populações indígenas; Africanos, orientais).
Deve-se frisar os campos de atuação da Eclesia nas Américas. Entre um dos mais positivos, podemos destacar o forte influxo na formação cristã, pela presença no campo da educação (especialmente universitário). Outro campo importante, será a Assistência caritativa e social. Na esfera civil, ressalta-se a crescente afirmação de sistemas políticos democráticos e a progressiva redução dos regimes ditatoriais (direitos individuais). Por fim, frisamos que a Igreja tem estimado os valores positivos que compõem o fenômeno da GLOBALIZAÇÃO, mas observa com prudência os seus aspectos negativos.
Outro ponto basilar é o fenômeno da urbanização (êxodo). Neste ponto, a Igreja é chamada hoje a levar a cabo uma evangelização urbana metódica e capilar por meio da catequese, da liturgia e do mesmo modo de organizar as próprias estruturas pastorais (Propositio 5). Temáticas abertas a exploração e análise são os que concerne as dívidas econômicas, de espectro macro e micro; a corrupção gerada pelo má versação destes mesmos recursos de estruturas públicas e privadas de poder, e as classes dirigentes; o comércio (consumo de substâncias entorpecentes), que constitui uma séria ameaça para as estruturas sociais das nações americanas; e, por fim, a Ecologia, pois o Criador entrega ao homem o cultivo da terra (Gn 2,15). Deve neste âmbito existir uma abertura para uma perspectiva espiritual e ética que supere as atitudes e os estilos de vida egoísta que acarretam o esgotamento das reservas naturais. é importantíssimo a intervenção dos fiéis.
Em próximo texto iremos desenvolver este sentido da presença benéfica da ECLESIA nas AMÉRICAS, perfazendo distanciar as ideias negativas dirigidas a Igreja, sem o prévio conhecimento de sua farta OBRA de CONTRIBUIÇÃO no desenvolvimento deste imenso continente. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com