segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DOCUMENTO DE APARECIDA (Cp. II - 1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Continuando o Documento de APARECIDA, declinaremos acerca do "OLHAR DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS SOBRE A REALIDADE". Nesta condição de Discípulos de CRISTO, somos desafiados a perceber, por ação exclusiva do ESPÍRITO SANTO, os novos nuances do tempo. Tais mudanças possuem contexto global, é o chamado efeito da GLOBALIZAÇÃOSão os desenvolvimentos da Ciência (manipulação genética da vida) e Tecnologia (redes de comunicações) que norteiam as mudanças nos campos da vida social (cultura, esportes, economia, política, etc.). Entretanto, deve-se desenvolver um melhor entendimento, pela liderança da Igreja, os efeitos destas mudanças na vida dos povos e no sentido religioso e ético, e como devemos absorvê-los e moldá-los ao conteúdo Evangélico.
Vivendo-se em mundo integralmente agregado em comunicação, observa-se que a realidade humana necessita, cada vez mais de informação, caso contrário se transforma sem brilho e complexa. Desta forma, deve-se direcionar os critérios ou pressupostos para uma significação coesa, não parcial, não absorvendo apenas fragmentos de informações, mas o todo  em tudo. Podemos observar que subsiste uma crise de sentido. Porém, deve-se desenvolver o sentido religioso, que poderá ser a fonte de agregação dos demais sentidos parciais da vida. E como sentido agregativo de valores, podemos revelar a consistência da religiosidade popular, principalmente a Mariana, que desempenha uma enorme contribuição valorizativa da condição do Homem, como Filhos de DEUS (DIGNIDADE DIVINA). CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!


Entretanto, preocupa-se com a diluição desta tradição, em contrapartida, das imposições  que os meios de comunicações oferecem a nossa sociedade (imagens atrativas e permeadas de fantasias). Será um pressuposto que a FALTA de INFORMAÇÃO DEVE SER COMBATIDA COM MAIS INFORMAÇÃO, que irá retro-alimentando a  ansiedade humana. Com agravante receio, observa-se que as tradições culturais já não estão sendo transmitidas as outras gerações, pois os locais de dissiminação desta cultura religiosa, ou seja, a FÉ (família e escola). Entre um dos pontos que enfraquecem a vida familiar se encontra na ideologia de gênero, ou seja, a cpacitação de escolher a sua orientação sexual, sem levar em conta todos os aspectos biologicos humanos existentes. Toda esta artimnah tem conduzido a mudanças legais que agridem a dignidade do matrimônio, o respeito ao direito à vida e a identidade familiar. Para podermos enfrentar este aspecto de mudança, deve o Cristão mirar na figura de CRISTO. Será tornando-nos dóceis e aprendendo DELE, poderemos enfatizar para a sociedade o verdadeiro valor, o sentido unitário e completo da vida humana. Assim pronuncia-se o papa Bento XVI: "... só quem reconhece a DEUS, conhece a realidade e pode responder a eela de modo adequado e realmente humano ..." (Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre a colaboração do homem e da mulher na Igreja e no mundo - Cong. para a Doutrina da Fé, nº 2, 31/05/04). Não basta supor que a MULTICULTURALIDADE resolverá toda e qualquer ausência de um significado unitário para tudo o que existe. Pois esta não conseguirá satisfazer o desejo de dignidade inscrito na vocação humana.
Sempre será a PESSOA HUMANA o centro para onde converge a variedade de significados em uma única vocação de sentido, e não é a DIVERSIDADE que as assustam, mas, sim, é não conseguirem reunir o conjunto de todos estes significados da realidade em uma compreensão unitária, que lhes permitam exercer sua LIBERDADE, DISCERNIMENTO e RESPONSABILIDADE. Um dos aspectos negativos da Globalização, esta na exclusão de DEUS dos seus conteúdos, falsificando seus conceitos com receitas destrutivas, fomentando uma valorização de uma subjetividade individual, que denotam um enfraquecimento dos vínculos comunitários, com a transformação do tempo e do espaço (fenômenos sociais, econômicos e tecnológicos). Ou seja, deixa-se de lado o bem comum, e se privilegia à reaçlização imediata de todos os desejos individuais, que serão a criação de novos e arbitrários direitos individuais (sexualidade, família, doenças e morte).
Todos os meios de comunicação estão colocando novos conceitos, de forma  amena, novos conceitos estéticos, de percepção da realidade e linguagens, querendo impor como autêntica cultura, para destruir, assim, o que é verdadeiramente humano na construção cultural do povo. Caracteriza-se esta nova colonização cultural como uma auto-referência do individuo (produz INDIFERENÇA e DESAPEGO - relações são objetos); Tendência para a firmação de direitos individuais e subjetivos (não critérios étnicos). Outro ponto em questão, é a dignidade da Mulher, submetida a múltiplas formas de violência (escravização, assédio sexual, desigualdades (trabalho, política, economia). Tais meios de comunicação que as tratam como objeto de lucro. O que notamos, é desvirtuação dos papeis normais de homens e mulheres, em que esta avidez do mercado descontrola o desjo de crianças, jovens e adultos, direcionando-os a um mundo de pura ficção. Introduzem conceitos de felicidade e bem estar apenas no alcance de poder econômico e satisfação hedonista. Desta forma, gera-se sentimentos cristalinizados de lógicas individualismos pragmáticos e narcisistas, que direcionam a mundos imaginários de liberdade e igualdade.
São sujeitos de futuro incerto, que desenvolvem estilos de vidas com conotação de espetáculo, dando valor ao contexto materializado (corpo em evidência), que induzem a um mundo de sensações, e disto não possuem valores mínimos e instâncias religiosas. Traduzindo, nesta nova realidade, geram-se novos sujeitos, estilos de vida, pensar, sentir, perceber e com novas formas de se relacionar.
Mas, estas alterações possuem pontos positivos, entre os quais tais mudanças ajudaram a boservar o valor fundamental da pessoa, de sua consciência e experiência (fracaso das ideologias). Esta nova ênfase proporcionou novos horizontes a tradição cristã. Pois esta busca única de construir o próprio destino e  desejo de encontrar razões para a existência fomentam o movimento do desejo de se encontrar com os outros e compartilhar o vivenciado, signifcando uma forma de dar a si uma resposta, uma afirmação de LIBERDADE PESSOAL. Tal experiência pessoal e vivencial nos leva a considerar que o TESTEMUNHO é componente essencial na vivência da FÉ, pois os fatos são valorizados quando são significativos para a pessoa. Terminamos esta primeira parte, espero que traga o conteúdo uma nova luz na interpretação da vontade de DEUS para a Igreja aqui das Américas. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com