quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DOM DE MILAGRES


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Estamos nos direcionando para o término do estudo sobre os CARISMAS. A nossa formação de hoje efetivará a explicação acerca do DOM DE MILAGRES. Como reconhecido este fabuloso DOM, sempre eesteve presente desde o AT até os tempos de hoje (Patriarcas = Ex. 7, 8-13; Profetas = 1ª Rs. 17,7 ss. 18,20 ss; 2ª Rs. 2,19 ss). Todos eles (MIlagres) atestam, de forma única, a DIVINDADE de DEUS, bem como confirmam a predileção do Povo de Israel. Pois eram através destes sinais e prodígios que confirmava a FÉ deste mesmo povo. O seu conceito básico será uma ação de DEUSintervindo extraordinariamente em determinado caso (não é apenas a cura de doenças). Tais sinais podem ter caráter súbito e extraordinário. Em suma, podemos conceituar o Milagre como: "O milagre é um acontecimento ou evento sobrenatural, ou a execução de algo que seja contrário às leis da natureza; é um fenômeno sobrenatural, que desafia a razão e transcende as leis naturais; este dom é simplesmente a habilidade dada por DEUS de cooperar-se com ELE, enquanto ELE executa os milagres através de um ato cooperativo com os homens".
Os sinais da CRUZ e RESSURREIÇÃO são a comprovação da autênticidade de um Milagre. O início do Milagre é a própria SALVAÇÃO, continuando nos demais milagres subseqüentes (grandes e pequenos). Desta forma, podemos enfatizar que a ocorrência de um Milagre atesta  o poder de DEUS agindo na vida dos homens, conduzindo-os ao DOM e a VIRTUDE da FÉ. CONTINUA A FORMAÇÃO RCC!!! 

Nos Evangelhos sinópticos e o Joanino utilizam termos como: 'fatos miraculosos', 'força' e 'sinais'. Porém, a palavra "Milagre" virá sempre acompanhada de um destes termos. O que observamos é que a característica primordial deste Dom, principalmente na figura de JESUS, será seu caráter extraordinário (cura instantânea de doenças incuráveis, ressurreição dos mortos, multiplicação dos pães). O sentido maior de toda esta demonstração de Poder será o de abrir os olhos sobre o mistério de sua Pessoa Divina {união com o Pai (Jo. 6,28-29; 11,40-42; 14,11); condição de Filho de DEUS (Mc. 2,10; At. 10,38) e a sua evangelização).
Em todos os acontecimentos de Milagres conduziam ao Povo escolhido a glorificar a DEUS (cura da mulher encurvada - Lc. 13,10ss; cego em Jericó - Lc. 18,35ss); paralítico em Cafarnaum - Mt. 9,1ss). Disto entendemos o milagre como a bondade e a compaixão de DEUS revelada e concretizada por sua salvação. Portanto, o Milagre, em si, sinalizava a presença salvífica de DEUS em meio aos homens, e a implantação do seu Reino (Mc. 6,7; 7,26; Lc. 7,18. 22; 9,1-6; Mt. 12,28). é o que observmos em toda a Evangelização de CRISTO, cuja confirmação advinha dos sinais prodigiosos, demonstrando sua eficácia e poder.
Passado seu tempo conosco, JESUS pretendeu que a sua Igreja fosse participante desse poder. Desta forma, após a ressurreição, concedeu aos Apóstolos esta missão: "... Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio ..." (Jo. 20,21); "... Quem vos ouve, a mim ouve ..." (Lc. 10,10); "... Quem vos recebe, a Mim recebe, e recebe Àquele que Me enviou ..." (Mt. 10,40). Nesta escolha, capacitando e formando seus escolhidos (Discípulos),  conferiu-lhes "... o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo o mal e toda a enfermidade; de anunciar o Reino de Deus e de curar os doentes; de ressuscitar, de purificar os leprosos ..." (Mt. 10,1-8). A missão primordial destes Discípulos seria a de TESTEMUNHAR a CRISTO diante de todos os homens, de todos os tempos e nações, eis o sentido do anúncio (KERIGMA), mediante a promessa do envio de sua força, o ESPÍRITO SANTO (At. 1,8; Lc 24,49).
Portanto, a Igreja Primitiva entendeu que a FÉ em JESUS provocaria milagres como confirmação da ação de CRISTO, pela força do seu ESPÍRITO (Gl. 3,5). A confirmação do Reino de DEUS em nosso meio, advinha da manifestação da sua Glória através de 'Sinais miraculosos'.
Nas comunidade cujos membros se deixam guiar pelo Espírito Santo (Rm. 8,9.14; Gl. 5,16.25), os milagres se tomam presentes, pois confirmam suas promessas: "... Quem crê em mim, fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque eu vou para o PAI ..." (Jo. 14,12).
Fica-nos evidente a nossa responsabilidade de conceber a veracidade e praticabilidade deste Dom em nossos dias. E o reflorescimento dos Dons Carismáticos na Igreja, apenas confirmam e fortalecem nossa FÉ em DEUS.
 Este preciosíssimo Dom de Milagres sempre demonstrará a santidade de DEUS e sua ação no mundo, provando seu amor. E a sua vontade não mudou. E quando se reúnem pessoas para louvar a DEUS e proclamar sua Glória, sempre favorecerão o acontecimento de muitos milagres: "... se dois de vós se reunirem sobre a terra, para pedir seja o que for, conseguí-lo-ão de meu Pai que está no céu ..." (Mt 18,19). Onde está a Igreja reunida na fé, na esperança, no amor, no louvor, na ação de graças, JESUS se torna presente como Aquele sobre o qual coloca a sua complacência (Mt. 3,17). Com este texto terminamos o 2º VOLUME da FORMAÇÃO BÁSICA da RCC. Espero que tenha auxiliado a cada um dos Irmãos a desvendar a preciosidade da vida no ESPÍRITO SANTO, característica primordial de nosso MOVIMENTO ECLESIAL. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE. Até a próxima formação.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com